Nos dias de hoje, mais do que nunca, têm sido necessário e importante aumentar o debate sobre a questão ambiental no mundo. Diante de tantas catástrofes registradas pelos quatro cantos do planeta, a exemplo da tragédia que ainda acomete o estado e a população do Rio Grande do Sul, a relação do homem com o meio ambiente é motivo de análise e de mudança urgente. Nada mais natural que aproveitar o 03 de junho – Dia Nacional da Educação Ambiental para falar um pouco mais sobre este tema tão importante para o futuro da humanidade.
Além da conscientização da população, a educação ambiental deve ser compreendida como um exercício de cidadania e um importante instrumento na busca por melhoria da qualidade de vida da sociedade. No Brasil, duas leis amparam esta preocupação: a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), criada em 1999, e a Política Estadual de Educação Ambiental, de 2007. Os dois preceitos legais mostram que a Educação Ambiental é um processo permanente de construção de valores, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente.
A conscientização sobre esse tema deve começar na escola, uma vez que leva os(as) estudantes a se reconhecerem como parte integrante do mundo, além de os fazerem pensar em soluções para os problemas ambientais. Isto é imprescindível para as futuras gerações e para fomentar o pensamento do que ainda pode ser feito para tornar a humanidade mais consciente, promovendo assim a melhoria que o mundo tanto necessita.
Texto: Luis Ricardo - SINPRO/DF
Nenhum comentário:
Postar um comentário