sábado, 29 de junho de 2024
sexta-feira, 28 de junho de 2024
quarta-feira, 26 de junho de 2024
segunda-feira, 24 de junho de 2024
quinta-feira, 20 de junho de 2024
Prefeitura paga hoje o salario de junho
A prefeitura de São José de Mipibu divulgou nas suas redes sociais que efetuará após o meio-dia de hoje (20), o pagamento dos salários de junho do funcionalismo público municipal.
sexta-feira, 14 de junho de 2024
Rede Estadual aceita proposta do Governo sobre retroativos; pagamento inicia em junho
quinta-feira, 13 de junho de 2024
STF assegura vinculação ao Regime Próprio para servidores não concursados pré-1988
Rede Estadual: Assembleia avalia amanhã (14) proposta de parcelamento dos retroativos 2023/24
quarta-feira, 12 de junho de 2024
Reivindicado pelo Sinte-RN, concurso público para a Rede Estadual é anunciado pelo Governo
O SINTE-RN comemora o anúncio do Governo sobre a realização de um concurso público para a educação, feito nesta quarta-feira (12), nas redes sociais da Governadora. De acordo com o divulgado, o certame vai ofertar 598 vagas para professores e especialistas. Para o Sindicato, a realização do concurso é o resultado de uma luta constante da entidade e uma conquista de toda a categoria.
Bruno Vital, que é coordenador geral do Sinte-RN e professor da Rede Estadual, ressalta que a reivindicação pelo concurso integrou a pauta da Campanha Salarial dos trabalhadores em educação no ano de 2023 e que foi um ponto de debate durante a greve da categoria naquele ano.
“Com a realização desse concurso, ganha a sociedade, e a categoria fica mais fortalecida. Estamos satisfeitos com o anúncio e entendemos que essa é uma vitória nossa, fruto das reivindicações. Inclusive, o Sinte integrou a comissão que organizou, no primeiro momento, esse certame. Agora, com a contratação da banca organizadora, o concurso está mais próximo”, afirmou o sindicalista.
Rede Estadual: Documentações entregues em 12/06
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN, inscrito no CNPJ sob o número 08.428.989/0001-40, com sede na Av. Rio Branco, 790, no bairro da Cidade Alta, em Natal/RN, declara ter recebido da Regional de Parnamirim - Núcleo de São José de Mipibu, a respectiva documentação para dar entrada nas seguintes ações: Piso Salarial (2011 e 2012), 1/3 Férias, 2a. Parcela FUNDEF.
Natal, 12 de junho de 2024
SINTE/RN
Haddad vai propor mudanças no formato dos pisos da Saúde e Educação
Ministro assegurou que limites de crescimento real não trarão perdas |
Lula defende educação e lança programa Mais Ciência na Escola
Presidente e primeira-dama recebem medalha de ouro da Obmep |
Com informações de Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro
Assembleia rejeita proposta do Governo, mas aprova contraproposta que cobra retroativos de 2023 e 2024
segunda-feira, 10 de junho de 2024
Entidades defendem que gastos da educação e da saúde fiquem de fora do arcabouço fiscal
O presidente da CNTE, Heleno Araújo, esteve presente nos debates, reiterando a exigência dos/as trabalhadores/as da educação básica de que as despesas da saúde e educação fiquem fora do limite de gastos determinados pelo novo arcabouço fiscal.
Prejuízos para a maioria
Segundo considerou Heleno Araújo, desde 2016 até a atualidade, o país tem percorrido uma direção contrária ao que determina a Constituição Federal de 1988, em relação à valorização da democracia e à superação das desigualdades sociais.
Para o dirigente, limitar os investimentos feitos nas duas áreas (saúde e educação) seria uma atuação da economia contra a própria população brasileira, já que a maioria sofrerá prejuízos com a política.
Projeto de lei com novo Plano Nacional de Educação deve ser encaminhado à Câmara em breve
Maria Selma Rocha | Diretora de Articulação do MEC |
Deverá ser encaminhado à Câmara dos Deputados em breve um projeto de lei com o novo Plano Nacional de Educação (PNE), elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) levando em consideração o documento final da Conferência Nacional de Educação, realizada em janeiro em Brasília. O novo PNE vai definir as principais metas para a área até 2034. O PNE atual tem vigência até o final deste mês.
A informação foi dada pela diretora de Articulação com os Sistemas de Ensino do MEC, Maria Selma Rocha, em audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados na última quinta-feira (6) sobre os resultados da última Conferência Nacional de Educação (Conae). Mais de 2,5 mil representantes de vários segmentos educacionais participaram da Conae.
Do encontro, resultou um documento com propostas para o novo PNE. Esse documento foi levado em conta pelo grupo de trabalho instituído pelo MEC em março de 2023 para elaborar a minuta do projeto de lei.
O texto já foi encaminhado para a avaliação dos ministérios do Planejamento e da Fazenda. Em seguida, o texto será enviado à Casa Civil e depois à Câmara dos Deputados.
“O plano nacional lança para o País, desde 2014, apesar de todas as limitações, a possibilidade de monitorar e avaliar as políticas [do setor]”, afirma Maria Selma. Além disso, como vigora por dez anos, o PNE permite “discutir essas questões com os governos e para além dos governos, envolvendo todos os Poderes da República e envolvendo também os órgãos de controle”.
Em relação ao primeiro PNE, ela observou que relatório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) de 2022 apontava que a execução do PNE se encontrava aproximadamente na metade do caminho em relação às metas que deveriam ser alcançadas até 2024.
Trabalhadores da educação
Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que representa os professores da educação básica pública, Heleno Araújo Filho frisou a importância de as políticas para a educação serem definidas a partir de uma conferência, mesmo diante das críticas recebidas por alguns setores da sociedade.
“Não adianta o Congresso Nacional ou o Poder Executivo definir políticas de cima para baixo. Nós precisamos dizer quais políticas nós queremos para serem implementadas aqui na Casa Legislativa e executadas pelo Poder Executivo. Isso tem que partir de nós, e a Conae tem essa característica”, afirmou Araújo Filho.
No documento final da conferência, consta, por exemplo, a meta de valorização de profissionais da educação, com garantia de formação inicial e continuada de qualidade e de piso salarial. O presidente da CNTE afirma que, desde o primeiro PNE, houve avanços na legislação nesse quesito, e isso foi reafirmado no documento da conferência com as metas para o próximo PNE.
Estudantes
Presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Jade Beatriz observou que essa conferência foi a que teve o maior número de participação de estudantes da história da conferência.
Entre os pontos defendidos pelos alunos que foram incluídos no texto final da conferência, ela citou a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação, a alimentação gratuita nos institutos federais e a revogação do novo ensino médio.
Ensino privado
O coordenador geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos do Ensino, Gilson Reis, por sua vez, defendeu a alteração da legislação para incluir o setor privado no sistema nacional de educação, que representa 80% das matrículas do setor educacional brasileiro.
Discussão na Câmara
A deputada Alice Portugal (PC do B-BA), que pediu a realização da audiência, afirmou que, quando o projeto de lei com o novo PNE chegar à Câmara, será discutido exaustivamente. Na visão da parlamentar, o debate sobre o novo plano deve necessariamente ser entrelaçado com a discussão sobre a melhoria de vida das condições socioeconômicas da população, lembrando que a escola em muitos lugares é o local onde as crianças se alimentam.
sexta-feira, 7 de junho de 2024
Município não deverá adiantar parte do 13o. agora em junho
O SINTE/RN entrou em contato com Sônia Pastel, do RH da Prefeitura, para saber se o Município adiantará nessa metade do ano 40 % do 13o. salário.
De acordo com Sônia, não há - até o presente momento - nenhuma previsão de adiantamento do 13o salário agora em junho.
Urgente: Novo alvará judicial para servidor da rede estadual em São José de Mipibu
COMUNICADO
O Núcleo do SINTE/RN em São José de Mipibu comunica que a Justiça expediu um novo alvará em favor do seguinte servidor da Rede Estadual:
JAILTON MENDES DA SILVA
(Escola Estadual Professor Francisco Barbosa)
Solicitamos ao contemplado que entre em contato conosco na manhã de hoje (07) ou no mais tardar na próxima segunda-feira, 10 de junho,para que possamos encaminha-lo para o setor responsável pela entrega do seu alvará.
99104-1183 (Laelio)
99147-8224 (Rozangela)
quarta-feira, 5 de junho de 2024
Novo parcelamento do retroativo de 2023 proposto pelo Governo será avaliado em Assembleia
Governo propõe alterar parcelamento do retroativo de 2023; Sinte-RN convoca Assembleia
O Governo do RN propôs alterar o parcelamento do pagamento do retroativo do Piso Salarial de 2023, anteriormente previsto para ser quitado em 8 parcelas, entre maio e dezembro de 2024. A proposta foi apresentada ao Sinte-RN durante audiência nesta quarta-feira (05).
Consiste em parcelar a dívida em 32 vezes. Surpresos, os dirigentes rejeitaram a proposta: “Foi prontamente rechaçada. Dissemos ao Governo que não seria apresentada em Assembleia”, afirmou a coordenadora geral do Sinte-RN, professora Fátima Cardoso.
Pressionado, o Governo reformulou a proposta e se dispôs a implementar o retroativo em 26 vezes, acrescentando o retroativo de 2024. Contudo, novamente os sindicalistas disseram não. Diante disso, o Executivo fez nova proposta, diminuindo o parcelamento para 24 meses.
Embora tenha dito na mesa de negociação que não concorda com a quebra de acordo, o Sinte-RN vai chamar a categoria para discutir a questão em Assembleia no dia 11 de junho. O encontro será realizado a partir das 8h, na Escola Estadual Winston Churchill: “Não fechamos nenhuma posição, até porque não concordamos com a proposta. A categoria tem que avaliar e decidir”, complementou Fátima Cardoso.
ANTECIPAÇÃO DO DÉCIMO E OS 15 DIAS DE FÉRIAS
Os dirigentes do Sinte-RN aproveitaram a conversa para cobrar a antecipação dos 40% do décimo de 2024 e o pagamento dos 15 dias de férias do meio do ano. Porém, essas questões serão discutidas com a Secretaria Estadual de Educação na sexta-feira, 07 de junho. “Esperamos levar informações para a categoria discutir em Assembleia”, disse Fátima Cardoso.
Opinião: A gestão escolar deve ser pública (por Heleno Araújo)
segunda-feira, 3 de junho de 2024
Pagamento do retroativo do Piso de 2023 será rediscutido em audiência na quarta-feira (05)
Urgente: Núcleo do SINTE/RN aguarda contato de servidora contemplada com alvará judicial
Nós, que fazemos o Núcleo do SINTE/RN em São José de Mipibu, aguardamos o contato da servidora estadual ELZA DE LIRA BARBOSA, funcionária da Escola Estadual Prof. Hilton Gurgel de Castro (CAIC/SJM), para que possamos encaminha-la para o recebimento do seu respectivo alvará.
99104-1183 (Laelio)
99147-8224 (Rozangela)
03 de Junho | Dia Nacional da Educação Ambiental
Governo federal ofertará 80 mil bolsas de iniciação à docência
SINTE-RN se opõe à prorrogação do Plano Nacional de Educação
Créditos: Geraldo Magela/Agência Senado |