quinta-feira, 15 de julho de 2021

Portabilidade: Saiba o que fazer para manter seu salário no Banco do Brasil



Soubemos há poucos dias que a Prefeitura de São José de Mipibu vendeu a folha do Município para a Caixa Econômica Federal. Muitos trabalhadores - por já estarem recebendo ligações telefônicas de funcionários da Caixa -  nos questionaram a respeito dessa transação. Entretanto,  nada sabíamos, pois não recebemos nenhum tipo de comunicado por parte do executivo a respeito desse assunto,  Como forma de redimir eventuais dúvidas, entramos em contato com a servidora Sônia Pastel, responsável pelo RH da Prefeitura para que fossem prestados maiores esclarecimentos,

Segundo Sônia, não houve interesse do Banco do Brasil pela renovação do contrato de gestão das contas do município, cabendo a Caixa a compra da folha de pagamentos da prefeitura. Ela nos informou também que a centralização e processamento dos créditos da folha sob a gerência da nova instituição bancária (Caixa) deve ocorrer em agosto, portanto, agora em julho, os servidores ainda receberão seus vencimentos pelo BB

Sõnia avisa que os servidores que preferirem manter o recebimento salarial pelo BB devem fazer a portabilidade. Fomos informados ainda que os CDCs, financiamentos e demais empréstimos realizados junto ao Banco do Brasil continuarão sendo descontados pelo Município e repassados normalmente para o BB. 

Muitos servidores da Educação tem entrado em contato com o SINTE/RN para manifestar o desejo de manter suas contas no BB. Diante desse apelo, reproduzimos aqui uma entrevista bastante elucidativa concedida pelo gerente do  Banco do Brasil em São José de Mipibu, Carlos Feijó,  a edição eletrônica do jornal O ALERTA em 09/07.

Gerente do Banco do Brasil diz que servidor pode continuar recebendo pelo BB

Diante dessa negociação que envolve Caixa e Prefeitura de São José, o servidor precisa fechar a conta no Banco do Brasil após a migração da folha para a Caixa?


Carlos Feijó: Não, o servidor pode e deve ficar no BB, onde já possui conta e está  habituado(a). Para atender a migração de folha de pagamento junto a Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, basta abrir uma conta salário na Caixa para voltar a receber mensalmente através da sua conta no BB.


Para continuar recebendo o salário no Banco do Brasil, como o servidor deve proceder?


Carlos Feijó: Basta preencher o formulário que está disponível na agência do BB  e nos correspondentes bancários BB manifestando seu interesse em manter seu salário no BB.


Não posso ir até a agência, posso fazer a adesão de receber meu salário pelo BB através da internet?


Carlos Feijó: Sim, é possível, basta enviar um e-mail para a agência de São José de Mipibu ( age2642@bb.com.br ) solicitando o formulário que o banco manda o documento para preenchimento e posterior entrega na agência.

(O documento poderá ser retornado também por e-mail, caso o cliente prefira).


Se o servidor abrir somente a conta salário na Caixa e continuar recebendo pelo BB, terá algum custo adicional?


Carlos Feijó: De forma alguma, basta lembrar ao atendente na abertura do cadastro junto a Caixa que deseja apenas viabilizar a transferência do salário para o BB, limitando-se a abertura de uma conta salário. Desta forma, não haverá nenhum tipo de custo para o cliente.


Se o servidor possui empréstimos consignados junto ao BB, como ficará o pagamento?

Carlos Feijó: Ficarão da mesma forma que atualmente, com pagamentos deduzidos diretamente do pagamento do servidor. Caso o cliente tenha empréstimo com modalidade débito em conta, será preciso a transferência mensal dos valores para pagamento das parcelas. Mas, caso o cliente opte por continuar recebendo no BB, nenhum procedimento adicional será necessário, visto que o salário será creditado em conta BB e os débitos ocorrerão em conta normalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário