sexta-feira, 18 de maio de 2018

SINDICATO VISITA TABORDA, CONSTATA "IN LOCO" O CALOR INSUPORTÁVEL QUE PROFESSORES E ALUNOS VEM PASSANDO E SOLICITA AGILIDADE DA PREFEITURA NO REPARO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DA ESCOLA.




Os coordenadores do SINTE em São José de Mipibu, professores Francialdo Cássio e Laélio Costa, visitaram na tarde de ontem (17) a Escola Municipal Felipe Tavares de Paiva para conferir de perto o desconforto térmico que a comunidade escolar de Taborda experimenta desde o início do ano letivo.

O transtorno reside no fato da fiação antiga não mais suportar a carga elétrica que alimenta a escola. Para tornar o problema ainda maior, a bomba d'água que abastece a localidade está instalada no terreno da escola e é ativada com a energia proveniente daquela unidade de ensino. 

Temendo  um curto-circuito, as diretoras Janise Oliveira e  Sayonara Mariano decidiram em conjunto com professores, funcionários, alunos e pais pelo desligamento dos 13 aparelhos de ar da escola. 

Com aparelhos desligados, professores e alunos tem sofrido com o forte calor, especialmente aqueles que trabalham ou estudam no período da tarde. 

O desconforto vivenciado no Felipe Tavares tem resultado em dores de cabeça frequentes, sensação de enjoo, agitação, queda de pressão e até mesmo desmaios.
  
Os numerosos ofícios enviados pelas gestoras à Secretaria de Educação (SME/SJM) resultaram na vinda de várias equipes de manutenção da prefeitura. Da última vez, inclusive, os técnicos efetuaram a troca do quadro de luz. 

Segundo as gestoras, existe - por parte da prefeitura - um diagnóstico em relação ao que deve ser realizado para solucionar o problema. Nele, consta a realização das seguintes intervenções:

- Substituir a fiação elétrica existente por uma que suporte as reais necessidades da escola ( troca/ substituição dos fios "finos" atuais por fios mais "grossos").

- Criar um rede elétrica exclusiva para atender a demanda das treze (13) máquinas de ar condicionado da escola. 

- Estabelecer uma rede única para atender a bomba d'água da comunidade, que encontra-se instalada no terreno da escola.

Para concretizar o serviço, entretanto,  basta que a prefeitura agilize o trabalho para que as máquinas de ar-condicionado voltem a funcionar e a sensação de mal estar seja finalmente dissipada.

Na busca de uma resolução rápida, a coordenação do SINTE em São José de Mipibu entrou em contato com o prefeito Arlindo Dantas e com o secretário Municipal de Administração, Antonio Marcos Freire.

Dos representantes do executivo, ouviram que o material elétrico  já foi adquirido. No tocante, a data para concretização da obra, foi mencionado pelo secretário Antonio Marcos Freire que até a próxima terça-feira, 22 de maio, a substituição da fiação elétrica do Felipe Tavares será providenciada.

Aguardemos !







Nenhum comentário:

Postar um comentário