sexta-feira, 29 de julho de 2022
Alunos do curso de Pedagogia da UFRN produzem documentário sobre o SINTE/RN
Um grupo de alunos do primeiro período do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) produziu um documentário sobre o SINTE/RN. Desenvolvido na disciplina Ateliê Articulador de Saberes I, lecionada pela professora Nara Carlos, foi apresentado em 26 de julho.
Sob o tema “Movimentos Sociais”, oito estudantes resolveram pesquisar, entre outras coisas, como o SINTE/RN é formado, quem pode se sindicalizar, quantos trabalhadores em educação são filiados, qual o papel de um sindicato e qual a importância do SINTE. Essas e outras perguntas são respondidas ao longo dos 36 minutos de documentário, produzido pelos alunos Adilson Alves, Fernanda Sarah, Francisco Mendonça, Augusto César, Jéssica Tavares, Maria Eduarda, Julieta Bezerra e Josué Lula.Integrante do grupo que pesquisou o SINTE/RN, o estudante Augusto César explica o porquê o Sindicato foi escolhido como objeto de estudo: “Nós escolhemos o SINTE/RN por nos inserir neste mundo acadêmico e porque no futuro seremos professores. Escolhemos o SINTE por ser um movimento muito conhecido no nosso Estado”, afirmou.
Ele conta que a pesquisa revelou as lutas travadas pelo Sindicato em prol dos trabalhadores em educação, as histórias dos dirigentes que já passaram pela entidade: “Entendemos como os professores se juntam para lutar por suas causas. Foi enriquecedor para nós, alunos e futuros professores”.
Augusto ainda diz que o trabalho ajudou a mudar a visão que alguns componentes tinham acerca do SINTE: “Alguns tinham uma opinião sobre uma determinada pauta que o Sindicato prega. A partir da visita, das conversas com os dirigentes, começamos a ter uma visão diferente. Eu, por exemplo, tinha uma visão receosa. A partir do momento que comecei a ver, comecei a perder um certo preconceito com relação a várias coisas”.
O aluno acredita que a pesquisa vai contribuir para mudar o pensamento das pessoas: “Muitas pessoas acham que a luta do Sindicato é bagunça, professores que não querem ensinar. Mas nossa apresentação mostra que não é assim”.
A professora Nara Carlos aposta que o trabalho do grupo poderá abrir o leque de possibilidades para os alunos: “Ele (aluno) vai poder vislumbrar quais são as outras formas de educação. Entender que é possível se filiar a um sindicato como o SINTE/RN, se engajar, dentro ou no início do curso, e isso é uma consciência política que muitos educandos só constroem ao final do curso ou quando prestam um concurso público”.
Nara Carlos afirma ser necessário ter acesso ao que é a classe trabalhadora: “Precisamos compreender esse conceito, entender que os sindicatos existem em prol do trabalhador, da classe trabalhadora. A falta de conhecimento, essa visão deturpada vem por conta do contexto do capitalismo que vivemos, que divide a classe trabalhadora, coloca todo mundo distante, como se a classe trabalhadora não existisse. Divide para fragilizar”.
A docente finaliza apontando que compreender a importância dos sindicatos fortalece os trabalhadores, clareando as visões deturpadas sobre o papel dos sindicatos: “O Sindicato traz uma força para a classe trabalhadora que se perdeu ao longo do tempo, essa consciência que o capitalismo vem destruindo. Precisamos ter em mente que somos uma classe. Essa classe se transforma em categorias, que têm necessidades distintas, mas estamos colocados no mesmo lugar, vivendo da força do nosso trabalho”.
quinta-feira, 28 de julho de 2022
Urgente: pagamento do Município será creditado após às 12h
Questionada pela direção do SINTE/RN em São José de Mipibu, Sonia Pastel, responsável pelo setor de RH da Prefeitura, avisa que os salários dos servidores da Educação serão depositados a partir do meio-dia de hoje (28).
Tenhamos um pouco de paciência porque as remessas (de dinheiro) já foram enviadas para o banco no início da manhã. A previsão para o pagamento se mantém: tudo indica que receberemos dentro de poucos instantes ou no mais tardar ao longo da tarde.
Laelio Jorge da Costa Ferreira de Melo
Coordenador do SINTE/RN em São José de Mipibu
Descaso: Principais promessas de Bolsonaro para Educação ficam só no papel
quarta-feira, 27 de julho de 2022
SEEC/RN: 1a. DIREC inicia hoje a entrega dos notebooks aos professores
O Diretor da 1a. Diretoria Regional, no uso das suas obrigações, considerando a portaria SEI n. 567 de 19 de julho de 2022 informa que a entrega dos dispositivos notebooks, aos professores efetivos da 1a. DIREC, ocorrerá a partir de hoje, 27 de julho de 2022, obedecendo cronograma preestabelecido, bem como as normas descritas na portaria.
A entrega será realizada no auditório Angélica Moura, na SEEC/RN, condicionada ao cadastramento e agendamento prévio do professor através de um link, que será disponibilizado para a escola pelos assessores pedagógicos da 1a. DIREC, no dia anterior a data agendada.
Os professores das escolas selecionadas deverão comparecer de 8h às 12h e de 13h às 15h30, para receber o aparelho.
A entrada para o auditório será exclusivamente pela porta de vidro externa da SEEC/RN, embaixo da rampa, e só será permitido o acesso ao local de entrega, o professor da unidade escolar que realizou o cadastro,
Conforme estabelecido na portaria citada, estão aptos a receber os aparelhos, todos os professores, da educação básica, que estiverem em sala de aula, iniciando pelo ensino médio. Os demais seguirão cronograma estabelecido e divulgado posteriormente.
Os professores alocados destas unidades deverão organizar junto com a gestão escolar e coordenação pedagógica o melhor horário para agendamento e recebimento.
Os professores temporários, deverão comparecer, apenas em datas específicas para o recebimento, destinadas para eles, independente do dia da unidade escolar.
Em caso de impossibilidade de comparecimento de algum professor no dia previsto para a entrega a sua escola, deverá aguardar a finalização do cronograma atual, com a divulgação de novas datas de recebimento.
Os professores com carga horária em mais de uma unidade de ensino, poderão escolher, de acordo com o cronograma, qual dia comparecer, desde que obedecida as regras de pré-agendamento e dia destinado a escola da sua preferência.
Crise de ansiedade e depressão em professores é resultado da exploração de trabalho e da desvalorização do ensino, diz psicóloga
quarta-feira, 20 de julho de 2022
Brasil perdeu quase 800 bibliotecas públicas em 5 anos
Atendimento jurídico: Advogado atende na próxima quinta-feira, 28/07
O SINTE/RN comunica que o advogado Izac Martini estará atendendo no dia 28/07, de 8h às 12h.
Os/as associados/as que desejarem marcar seus atendimentos devem agenda-los - preferencialmente por whatsapp - através dos seguintes números:
Câmara dos Vereadores aprova integralização do reajuste dos professores da Rede Municipal
O SINTE/RN comunica aos trabalhadores em Educação de São José de Mipibu que o projeto de lei que assegura a integralização do reajuste de 33,24 % nos vencimentos do magistério foi aprovado na manhã de ontem (19) pelo plenário da Câmara Municipal e agora, segue para sanção do prefeito Zé Figueiredo.
Portaria-SEI 567: Critérios para distribuição de notebooks aos professores da Rede Estadual
PORTARIA-SEI Nº 567, DE 19 DE JULHO DE 2022.
O SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA, DO ESPORTE E DO LAZER DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso das atribuições legais que lhe são conferidas e,
CONSIDERANDO a necessidade definir e regulamentar os critérios para distribuição dos dispositivos portáteis (Notebooks) para professores da Rede Pública Estadual de Ensino;
CONSIDERANDO a Lei Nº 14.172, de 10 de junho de 2021 que dispõe sobre a garantia de acesso à internet, com fins educacionais, a alunos e a professores da educação básica pública.
RESOLVE:
Art. 1° Regulamentar os critérios para distribuição dos dispositivos portáteis (Notebooks) para professores da Rede Pública Estadual de Ensino.
Art. 2º A distribuição dos dispositivos portáteis (Notebooks) preconizada nesta Portaria será realizada levando em consideração os critérios elencados abaixo:
I – A logística de entrega será organizada por cada Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC), levando-se em consideração a área/zona na qual a instituição escolar está circunscrita;
II – A entrega ao professor estará vinculada a matrícula e CPF, sendo entregue um dispositivo portátil (Notebook) por CPF;
III – Estão aptos a receber os dispositivos portáteis (Notebooks) todos os professores da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino, sendo iniciada a entrega por aqueles que atuam no Ensino Médio;
IV – Os dispositivos portáteis (Notebooks) serão tombados para as escolas;
V – Haverá posterior doação dos dispositivos portáteis (Notebooks) após o termo de garantia.
Art. 3º Os casos omissos nesta Portaria serão dirimidos por Comissão criada para acompanhamento desse Processo.
Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Confira os membros da comissão que acompanhará o processo de distribuição dos notebooks para professores na Rede Estadual.
O SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA, DO ESPORTE E DO LAZER DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso das atribuições legais que lhe são conferidas, RESOLVE:
Art. 1º Instituir Comissão para acompanhamento do processo de distribuição dos dispositivos portáteis (notebooks) para professores da Rede Pública Estadual de Ensino.
Art. 2º Designar os membros a seguir, para compor a referida Comissão:
- Magnólia Margarida dos Santos Morais - Presidente
- Cícero Silvio da Silva Rocha - Vice-Presidente
- Glauciane Pinheiro Andrade – Titular
- Amilka Dayane Dias Melo Lima – Suplente
- Márgara Julianny Alves de Assis – Titular
- Telma Lúcia Barreto de Lima – Suplente
- Celineide Ernesto Godeiro – Titular
- Raimundo Gurgel Soares – Suplente
- Helder Marcos Dantas de Medeiros – Titular
- Maria Elizabeti Lopes Galvão – Suplente
Art. 3º Cabe a Comissão atuar, quando necessário, na articulação, monitoramento, orientação e deliberações no intuito de dirimir dúvidas que envolvam o processo de distribuição dos notebooks. Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
IPERN convoca os aposentados e pensionistas que ainda não fizeram a prova de vida
segunda-feira, 18 de julho de 2022
Trabalhadoras e trabalhadores aprovam compromisso coletivo em defesa da educação pública no último dia da Conape da ‘esperança’
sexta-feira, 15 de julho de 2022
Urgente: Projeto de Lei que assegura a integralização do reajuste de 33,24 % já está na Câmara de São José de Mipibu
→ Projeto de Lei Complementar No 008/2022 que reajusta os vencimentos dos Profissionais da Educação Básica do Município de São José de Mipibu (RN).
quinta-feira, 14 de julho de 2022
ICMS: Congresso vota nesta quinta (14) vetos de Bolsonaro às emendas que garantem recursos para a educação
Maioria presente em Assembleia rejeita recurso que pedia anulação das eleições do SINTE/RN
quarta-feira, 13 de julho de 2022
Relação das escolas públicas do Município de São José de Mipibu
REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO - SEEC/RN (2a. DIREC)
(ZONA URBANA)
- Escola Estadual Prof. Francisco Barbosa (Centro)
- Escola Estadual Hilton Gurgel de Castro – CAIC/ (Centro)
- Escola Estadual Barão do Mipibu (Centro)
- Escola Estadual Prof. Rafael Garcia (Bairro Novo)
(ZONA RURAL)
- Escola Estadual Profa. Terceira Rocha (Laranjeiras dos Cosmes)
- Escola Estadual Laranjeiras do Abdias (Laranjeiras do Abdias)
- Escola Estadual Zita Freire (Arenã)
REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SME/SJM
(ZONA URBANA)
Escola Municipal Prof. Severino Bezerra de Melo (Centro)
CMEI Mário Alexandre Monte (Centro)
Escola Municipal Profa. Maria Mirtes da Silva Araújo (Centro)
Escola Municipal Maria Aparecida de Carvalho Ferreira (Centro)
Escola Municipal Euza de Melo Palhano (Conj. Cohab)
Escola Municipal Angelina Vasconcelos de Faria (Bairro Novo)
CMEI Terezinha Alves Ferreira (Bairro Novo)
CMEI Profa. Uracinda de Medeiros Barbosa (Tancredo
Neves)
Escola Municipal Profa. Clóris Trigueiro Peixoto (Pau-Brasil)
Creche Escola Municipal Anitta Sofia de Oliveira (Pau-Brasil)
(ZONA RURAL)
Escola Municipal Jenuino de Souza Menino ( Manimbu)
Escola Municipal Janilson Ferreira (Sítio Buraco)
CMEI Pedro Vitorino de Melo (Laranjeiras do Abdias)
Centro de Educação Rural Maria José de Melo /CERU (Laranjeiras do Abdias)
Escola Municipal Bernardo de Souza Coutinho (Areia Branca)
Escola Municipal Vereador Antônio Ferreira da Silva (Quebra-Fuzil)
Escola Municipal Júlio Ferreira/CMEI Lucilda Maria Ferreira (Laranjeiras dos Cosmes)
Escola Municipal Prefeito Janilson Ferreira (Arenã)
Escola Municipal José Gomes de Lima (Jacaracica/Jardim)
Escola Municipal Jorge Ferreira da Silva ( Cobé)
Escola Municipal Severina Ferreira da Silva (Mendezinho)
Escola Municipal Cônego Pedro Paulino/CMEI Santa Isabel (anexo) (Mendes)
Escola Municipal Maria Salete de Lima/CMEI Almerinda Ferreira (Japecanga)
(ÁREA DE EXPANSÃO URBANA)
Creche Escola Municipal Iraci Santana da Silva (Bosque das Colinas)
Escola Municipal Felipe Tavares de Paiva (Taborda)