Até que enfim, um boa notícia!
Semana passada (28/11), sem muito alarde, a secretária municipal de educação, profa. Lúcia Martins, participou em Natal de uma reunião extremamente exitosa para e educação de São José de Mipibu no Centro de Educação Científica Escola Alfredo J. Monteverde.
O objetivo inicial desse encontro era dar continuidade a parceria celebrada em 2014 com o Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont (ISD), organização social que oferece aos alunos do ensino fundamental II (6º ao 9º ano) das redes públicas de ensino, a oportunidade
de frequentar oficinas de educação científica no contraturno do ensino
regular, em áreas como ciência e tecnologia, biologia, química, física,
história, arte, robótica, comunicação e meio ambiente.
Há dois anos, 25 alunos da Escola Municipal Severino Bezerra de Melo participam dos cursos e atividades desenvolvidos na unidade do Centro de Educação Científica localizado no vizinho município de Macaíba. Duas vezes por semana ele dirigem-se até o distrito de Jundiaí, na vizinha cidade de Macaíba.
(O transporte dos estudantes é realizado pela prefeitura, através dos ônibus que servem as demandas da Secretaria Municipal de Educação)
Muitos deles - vale salientar - jamais teriam acesso a gama de conhecimentos ofertada pelo ISD se, por acaso, tivessem de pagar pelos cursos ofertados.
O Instituto - parceiro do MEC e da UFRN - trabalha com quatro eixos temáticos principais: Ciência e Tecnologia,
Ciência e Arte, Ciência e Ambiente, e Ciência e História.
Muito mais do que conhecimento, as unidades de ensino ligadas ao Instituto Santos Dumont oportunizam a inserção social que crianças e jovens de baixa renda tanto precisam para crescer na vida.
|
Secretária Municipal de Educação, profa. Lúcia Martins |
Conhecedora da proposta do Instituto, Lúcia, sabia que não bastava assegurar tão somente a manutenção do município no programa. Possibilitar a ampliação do número de vagas, inserindo mais crianças mipibuenses nesse projeto era algo que vinha sendo pleiteado por ela à direção do ISD há cerca de um ano.
No transcorrer da cerimônia, a gestora "pé quente" foi surpreendida com a sinalização positiva que tanto desejava da parte do Instituto. Ao invés das atuais 25 vagas, o município de São José de Mipibu passa a contar já no próximo ano com 60 novas vagas a serem distribuídas com os alunos da rede municipal de ensino.
"Com o acréscimo de vagas, novas escolas participarão dos cursos promovidos pelos Instituto Santos Dumont e os gestores das instituições de ensino contempladas realizarão, inclusive, curso de formação ministrados nas unidades do Instituto Santos Dumont em Natal e Macaíba", conclui a secretária.
Quer saber mais sobre o trabalho do Instituto Santos Dumont?