quarta-feira, 31 de agosto de 2016

SINDICATO RECOMENDA PARALISAÇÃO ATÉ QUE SALÁRIOS SEJAM PAGOS




Hoje à tarde, em assembleia realizada na Escola Estadual Winston Churchill ficou decidido que os trabalhadores em educação paralisarão suas atividades laborais até que o governo realize o pagamento de agosto. 

Amanhã, às 8:00 horas,  haverá um ato de repúdio em frente ao prédio sede da SEEC, no Centro Administrativo do Estado, em Lagoa Nova.

A direção do SINTE comunicou também que no dia 22 de setembro, ocorrerá uma nova Parada Nacional da Educação.

A próxima assembleia da rede estadual de ensino ficou marcada para 30 de setembro. 

Caso o governo insista com os atrasos, a direção do SINTE avisou aos presentes que colocará em discussão, a possibilidade de deflagrar uma paralisação da rede por tempo indeterminado.


terça-feira, 30 de agosto de 2016

PREFEITURA PAGA AMANHÃ FUNCIONÁRIOS EFETIVOS DA EDUCAÇÃO MIPIBUENSE


O diretor de comunicação do SINTE em São José de Mipibu, prof. Laelio Costa, entrou em contato na tarde de hoje com o secretário municipal de Administração, Antônio Marcos Freire, para questiona-lo a respeito do pagamento dos salários dos servidores da rede municipal de ensino

O secretário afirmou que amanhã (31/08), a prefeitura efetua o depósito dos salários dos servidores efetivos da Educação. 

Professores seletistas e auxiliares receberão na quinta-feira, 01/09.


GINCANA DO CERU AGITA COMUNIDADE ESCOLAR DE LARANJEIRAS DO ABDIAS




O CERU de Laranjeiras do Abdias promove nos dias 01 e 02 de setembro - respectivamente quinta e sexta dessa semana - sua gincana anual. 

Gestores, professores e funcionários da escola de Laranjeiras estão dando todo o suporte possível aos alunos para que o resultado desse ano supere o êxito das edições anteriores.

Nesse ano,  disputam o título de campeã as seguintes equipes:

Logomarca da Equipe Azul



Logomarca da Equipe Vermelha
Logomarca da Equipe Rosa



Nesse ano, a comissão organizadora inova acrescentando uma prova da qual sairá vencedora a equipe que conseguir o maior números de curtidas. 

A disputa de "likes" envolve as logomarcas criadas para as três equipes participantes. 

Qualquer pessoa pode participar da escolha. 

Basta entrar na página do CERU LARANJEIRAS no Facebook  e curtir a logomarca da sua equipe do coração.

  


GOVERNO TEMER SUSPENDE PROGRAMA NACIONAL DE COMBATE AO ANALFABETISMO



Com uma das piores taxas de analfabetismo da América do Sul e sem cumprir compromissos internacionais na área, o Brasil interrompeu o programa federal que ensina jovens e adultos a ler e escrever.
 
Ao todo, 13 milhões no país não sabem decifrar nem um bilhete simples, o equivalente a 8,3% da população com 15 anos ou mais. Esse contingente era alvo do Brasil Alfabetizado, executado por Estados e municípios com verba do governo federal. 

O Ministério da Educação afirma que o programa está em execução, mas prefeituras e governos estaduais relatam um bloqueio no sistema da pasta que impede o cadastro de alunos -o que inviabiliza o início de novas turmas.
 
A interrupção do programa foi confirmada pelo ministério a uma cidadã que o questionou sobre o tema por meio da Lei de Acesso à Informação. 

"Até o momento não há previsão de reabertura do Sistema Brasil Alfabetizado para ativação de novas turmas", respondeu, em junho, a pasta chefiada pelo ministro Mendonça Filho (DEM).
 
Atualmente, só os alunos cadastrados antes desse bloqueio do sistema estão frequentando as aulas. De acordo com o ministério, são 168 mil no atual ciclo, iniciado em outubro do ano passado.
 
O número explicita o encolhimento do programa. Relatórios da pasta mostram que, até 2013 (dados mais recentes), eram ao menos 1 milhão de atendidos ao ano.
 
NORDESTE

A Folha indagou a todos os governos do Nordeste, onde estão 54% dos analfabetos do país, sobre a situação do Brasil Alfabetizado.
 
Sete dos nove Estados da região responderam, e relataram, no mínimo, expressiva queda de atendimento desde o bloqueio do programa e, nos piores casos, o fim dos cursos de alfabetização.
"Começamos a inserir os nomes dos alunos em maio, mas, no início de junho, o MEC avisou que o sistema tinha sido fechado", diz Tereza Neuma, diretora de políticas de Educação de Alagoas.

"As aulas começariam em setembro, mas suspendemos o processo após o bloqueio, em junho", afirma Janyze Feitosa, gestora local do programa em Pernambuco.

"Em 2016, devido à suspensão do Programa Brasil Alfabetizado pelo MEC, as atividades letivas ainda não tiveram inicio", disse a secretaria de Educação do Ceará.

Os governos de Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia também relataram redução e descontinuidades dessa ação.
 
Criado em 2003, o programa é elogiado pela dimensão e capilaridade, mas é criticado por seu índice de eficácia.

Documento deste ano feito por um grupo que incluiu o Ministério da Educação aponta uma taxa de alfabetização de 47% a 56% dos alunos.
 
"É uma política grande, mas demonstrou dificuldade de fazer com que o aluno voltasse a estudar", diz Roberto Catelli, um dos autores do texto e coordenador de Educação de Jovens e Adultos da ONG Ação Educativa. 

A pouca integração com a EJA (antigo supletivo) é uma das explicações para resultados negativos do programa, ao lado da baixa qualificação de educadores.

O sistema de gestão também chegou a ter uma interrupção pontual em janeiro.

Os problemas deixam o Brasil ainda mais atrasado no compromisso assumido em conferência mundial, em 2000, de chegar a 2015 com uma taxa de analfabetismo de 6,7%. No atual ritmo, só chegara à meta em 2022. 

FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

SINDICATO CONVOCA TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO ESTADO PARA ASSEMBLEIA DA CATEGORIA NO DIA 31/08


A direção do SINTE/RN está convocando os(as) trabalhadores em educação da rede estadual para mais uma assembleia da categoria

A assembleia está marcada para o dia 31 de agosto, às 14, na Escola Estadual Winston Churchill.

Confira a pauta:

- Campanha salarial;

- Calendário de pagamento (ativos e aposentados);

- Ação dos(as) funcionários(as) da educação;

- Pró-funcionário;

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

CONHEÇA VAULÉCIO VITAL, O MENINO PRODÍGIO DE LARANJEIRAS DO ABDIAS

Vaulécio Vital, aluno nota 10  do CERU de Laranjeiras do Abdias

No tarde do último dia 19, Vaulécio Vital da Silva, aluno do sétimo ano vespertino do CERU de Laranjeiras do Abdias, recebeu no Centro Municipal de Referência em Educação Aluizio Alves (CEMURE), em Natal,  certificado de menção honrosa pelo seu desempenho na 12a. edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

O evento, que contou com a presença de representantes do Ministério da Educação, Secretaria Estadual de Educação (SEEC/RN), UFRN e das Secretarias Municipais de Educação do RN,  premiou os alunos da rede pública de ensino que mais se destacaram na etapa estadual da OBMEP 2016.

Professores e alunos do CERU prestigiam premiação do aluno Vaulécio no auditório do CEMURE


"Menino Prodígio" do CERU posa com os irmãos Valêncio e Valdécio e a mãe, Josilda.
Caçula de três irmãos, Vaulécio é filho de uma pedagoga e um agricultor. Destaca-se na escola desde as séries iniciais por apresentar uma capacidade intelectual superior a média dos demais alunos. E ninguém imagine que a inteligência do garoto é direcionada somente a matemática e áreas afins. Basta dar uma checada no seu boletim para perceber que nas disciplinas da áreas de humanas, o desempenho dele é igualmente elevado.

Vaulécio exibe o certificado de menção honrosa ao lado da mãe Josilda Vital
Muitos atribuem o bom desempenho do garoto ao fato de ser filho da dedicada professora Josilda Vital, a orgulhosa mãe de Vaulécio que trabalha há mais de três décadas no CERU de Laranjeiras.

A inteligência privilegiada do garoto serve de incentivo a dezenas de outros alunos da instituição, que assim como ele, vivem numa área rural. O garoto segue de perto o exemplo do irmão mais velho, Valêncio, funcionário público concursado e futuro professor de matemática pela conceituada UFRN.  

Ao contrário do que muitos podem imaginar, o  "menino prodígio" de Laranjeiras não se enquadra no estereótipo de nerd, creditado a esmagadora maioria dos jovens dotados com um intelecto privilegiado. Leva uma vida normal ao lado de amigos e familiares num ambiente ainda bastante tranquilo. 

Quanto ao futuro, ele demonstra maturidade ao já traçar os caminhos que pretende percorrer até almejar a concretização dos seus objetivos. No momento, ele se prepara para daqui há dois anos, participar do processo seletivo do IFRN. 

Quem conhece a sua determinação e capacidade intelectual, sabe que a  vaga sonhada já está garantida.
 


 

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RECOMENDA A PREFEITURA INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA ELETRÔNICA NAS ESCOLAS DE SÃO JOSÉ


O crescimento da insegurança nas escolas públicas foi amplamente debatido pelo Conselho Municipal de Educação (CME/SJM) no dia de ontem. Fizeram-se presentes a reunião, o presidente do conselho e coordenador do SINTE/MIPIBU, prof. Francialdo Cássio da Rocha, a secretária de Educação, profa. Lúcia Martins, profissionais e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (SME) e um número expressivo de diretores e representantes das unidades de ensino do município de São José de Mipibu. A discussão contou ainda coma participação do secretário municipal de Administração, Antônio Marcos Freire.

Logo na abertura, os diretores solicitaram a palavra para manifestar a indignação de todos diante de situações até bem pouco, inimagináveis na seara educacional mipibuense. Nesse momento, "pipocaram" relatos de  furtos, assaltos, arrombamentos, ameaças, presença de pessoas estranhas,  atos de vandalismo, delinquência juvenil, "arrastões" e sequestros.

(Algumas dessas ocorrências - vale salientar - foram abordadas em  reportagem publicado pelo blog anteontem).

Após a explanação dos gestores, o presidente do Conselho Municipal de Educação, prof. Francialdo, frisou na sua fala, que o conselho não tinha poderes para promover as ações necessárias, entretanto, na qualidade de agente fiscalizador da educação pública, poderia recomendar ao executivo municipal - mediante discussão aprofundada com os presentes -  alternativas que possibilitassem a diminuição dessa problemática.

"Tudo aquilo que for feito para garantir a segurança da comunidade escolar (professores, funcionários, estudantes) e salvaguardar o patrimônio público conta com o apoio irrestrito do Conselho Municipal de Educação", declarou Francialdo.  

Ouvidas as sugestões, conselheiros e demais participantes da plenária,  concluiram que a implementação de cercas concertinas e de um sistema de vigilância eletrônica (alarmes, cercas elétricas, câmeras de vigilância e sensores de presença interligados a uma central) diminuiria as investidas criminosas. Para o presidente Francialdo, outro aspecto relevante seria a implementação de telefones fixos em todas as escolas da rede municipal de ensino.

Indagado pelos participantes, o secretário de Administração, Antônio Marcos  Freire, disse que necessitaria de um tempo para estudar a implantação de cercas concertinas nas escolas do município. Para viabilizar isso, Freire lembrou que a prefeitura teria que primeiramente aumentar os muros da quase totalidade das escolas. O secretário disse também que analisará os custos referentes a contratação de uma firma especializada em vigilância eletrônica.


O Conselho Municipal de Educação (CME/SJM) espera que a prefeitura, através do secretário de Administração, Antônio Marcos Freire, apresente uma posição a respeito desse assunto até o dia 13 de setembro e se, possível, detalhe quando e como ocorrerá a implementação dos dispositivos de segurança nas escolas da rede municipal de ensino.

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

CONFIRA O EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DO IFRN

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) dá início nesta quarta-feira (24) as inscrições no processo seletivo regido pelo Edital Nº 26/2016, conhecido como Exame de Seleção 2017. São 3023 vagas para os cursos técnicos integrados ao ensino médio da Instituição, distribuídas entre 31 cursos em 20 campi do Instituto. 

Alunos que estejam no 9º ano da rede pública ou particular poderão concorrer à seleção. 50% das vagas são reservadas para os estudantes de escolas públicas. As inscrições começam a partir das 14h do dia 24 de agosto, no Portal do Candidato, e seguem abertas até às 22h de 12 de setembro de 2016 (horário local). A taxa de inscrição será de R$ 20, o pagamento do boleto deverá ser realizado até o dia 13 de setembro. É válido lembrar que os alunos que participaram do ProITEC 2016 estão isentos dessa taxa. Os demais candidato que desejarem solicitar a isenção da taxa de inscrição deverão fazê-lo entre os dias 24 e 29 de agosto. 

prova do processo seletivo será aplicada no dia 16 de outubro de 2016, às 13h, no local determinado no cartão de inscrição que estará disponível a partir do dia 10 de outubro, no portal do candidato. No dia da aplicação os candidatos deverão comparecer com sua carteira de identidade (ou outro documento com foto), cartão de inscrição impresso e com uma caneta esferográfica preta. Em caso de perda ou roubo do documento de identificação e não existindo outro documento entre os previstos, o candidato deverá obrigatoriamente apresentar Boletim de Ocorrência Policial, no qual deverá constar a perda ou o extravio do documento, com prazo de emissão de no máximo de 30 dias consecutivos. 

Os resultados serão publicados na página do IFRN, das questões objetivas no dia 4 de novembro, da prova discursiva no dia 23 de novembro e o resultado final no dia 8 de dezembro de 2016. Os alunos aprovados ingressarão no Instituto Federal do Rio Grande do Norte, no curso em que escolher no momento da inscrição, no 1º semestre letivo do ano 2017. 

terça-feira, 23 de agosto de 2016

AUMENTO DA VIOLÊNCIA TEM GERADO MEDO E APREENSÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU


Diante do crescimento das investidas criminosas, nós, que fazemos o SINTE em São José de Mipibu, esperamos que os entes públicos implementem com o máximo de celeridade possível soluções enérgicas que possibilitem a diminuição da sensação de insegurança que ronda as escolas da rede pública de ensino

Professores, funcionários e alunos - em sua maioria, menores de idade - estão correndo risco de vida durante o horário das aulas, fato esse, que caracterizamos como verdadeiro absurdo. 

Escola é local de aprendizagem, de transmissão do conhecimento, onde crianças e jovens brincam, divertem-se, convivem, trocam experiências e, por isso mesmo,  deve ser um espaço protegido, seguro.

Esperamos que - pelo bem da comunidade escolar  - Secretaria Municipal de Educação (SME), Câmara dos Vereadores, Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, Ministério Público e Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte possam dialogar conosco para que possamos estabelecer estratégias que resultem em ações eficazes que assegurem a paz  e a tranquilidade das nossas unidades de ensino.


Francialdo Cássio da Rocha
Coordenador do SINTE/MIPIBU
Presidente do Conselho Municipal de Educação

   


CONFIRA NESSA MATÉRIA:

  - OS ATOS DE VIOLÊNCIA OCORRIDOS NAS ESCOLAS MIPIBUENSES EM 2016
  
O MEDO E A APREENSÃO QUE AS INVESTIDAS DA BANDIDAGEM TEM CAUSADO A PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

- A REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE ENSINO PROGRAMADA PARA DISCUTIR NO DIA DE AMANHÃ A VULNERABILIDADE DAS ESCOLAS PÚBLICAS DIANTE DA ESCALADA DA VIOLÊNCIA NAS UNIDADES DE ENSINO DO MUNICÍPIO. 

 
INVESTIDAS CRIMINOSAS NAS PROXIMIDADES DA ESCOLA MARIA MIRTES

Ontem (22/08), a profa. Miriam Batista divulgou nas redes sociais duas investidas criminosas ocorridas entre o final de semana e as primeiras horas da segunda-feira nas proximidades da Escola Municipal Maria Mirtes, no centro da cidade. 

Segundo Miriam, uma pessoa foi esfaqueada na frente da escola na madrugada do sábado para o domingo. Na manhã do dia seguinte,  professores, pais e alunos ao chegarem na escola depararam-se com uma cena chocante: resquícios de sangue espalhados pela calçada. 

Como se ainda fosse pouco, no desenrolar do turno matutino, gestores e professores foram surpreendidos com a ocorrência de mais um assalto a poucos metros da escola.



MEDO FAVORECE A DISSEMINAÇÃO DE BOATOS

Ainda ontem (22), circulou nas redes sociais a notícia - não confirmada, vale salientar - de que uma professora da cidade havia sido baleada em uma tentativa de assalto. O boato assemelhava-se bastante a um fato verídico ocorrido no final de semana no bairro de Nova Parnamirim, em Parnamirim, envolvendo assalto a professora Débora Tavares, do Colegio CEI de Natal.

Segundo informações divulgadas no dia de hoje pelo blog Renan Silva, o incidente envolvendo a profa. Débora não teria acontecido no bairro de Nova Parnamirim - como foi amplamente divulgado pela mídia -  mas sim, em uma estrada carroçável de São José de Mipibu, nas proximidades de um resort campestre.



CERU: SENSAÇÃO DE PERIGO NA VOLTA PARA CASA  DEIXA PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS APREENSIVOS

Há várias semanas a professora Maria da Luz Medeiros, do CERU de Laranjeiras do Abdias, vem denunciando nas redes sociais o perigo que se transformou o retorno para casa de professores e funcionários daquela instituição de ensino que moram no centro da cidade e bairros adjacentes.

O micro-ônibus, que até o ano passado destinava-se exclusivamente ao transporte dos funcionários no turno da noite, nesse ano, também está responsável pela locomoção dos alunos que residem no Sítio Buraco e na Caiera. 

Após uma longa e exaustiva rotina de trabalho, os trabalhadores em educação daquela unidade de ensino seguem apreensivos diante de uma possível investida criminosa, pois, é pública e notória a periculosidade das áreas nas quais residem os alunos, sobretudo, no horário relatado.



ARRASTÃO NO MARIA SALETE, EM JAPECANGA

Há pouco mais de um mês, um grupo de marginais invadiu a Escola Municipal Maria Salete de Lima, em Japecanga, e lá realizou um arrastão no qual foram tomados celulares de alunos e professores daquela unidade de ensino. Um professor dessa unidade de ensino foi ameaçado pelos bandidos com uma arma na cabeça e por muito pouco, uma tragédia não aconteceu.




O SEQUESTRO DA DIRETORA DA ESCOLA DO MENDES

No dia 19/04, a  diretora da Escola Municipal Cônego Pedro Paulino, profa. Risalva Brazão, foi raptada no final do expediente da manhã por um dupla de marginais que a abordaram enquanto dirigia numa das ruas da comunidade.  Após percorreram estradas vicinais nos arredores do Mendes, eles liberaram a gestora por volta das 14h, em um povoado próximo a Japecanga e de lá fugiram com o carro da gestora.




PAU-BRASIL: RIVALIDADE ENTRE ALUNOS RESULTOU EM FACADAS E TUMULTO GENERALIZADO

No primeiro semestre de 2016, um aluno da Escola Municipal Clóris Trigueiro, no bairro do Pau Brasil, esfaqueou um colega, fato esse que ocasionou um tumulto generalizado naquela unidade de ensino. A vítima foi atingida com uma facada nas costas desferida por um colega de sala depois de uma confusão iniciada nas dependências da escola. Testemunhas informaram que tudo começou depois de uma bomba de artifício explodida no 9° ano. Os professores necessitaram do auxílio da Polícia Militar, para sair da escola. A vítima foi socorrida e felizmente, sobreviveu.


Diante de tantas ocorrências violentas, o Conselho Municipal de Educação (CME/SJM) reúne-se extraordinariamente amanhã às 10:00 (24/08) no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME) para tratar da vulnerabilidade das escolas públicas diante da crescente onda de violência que tem atemorizado a população mipibuense e potiguar. 

O presidente do CME/SJM, prof. Francialdo Cássio da Rocha, convida gestores, professores e funcionários a participarem dessa importante reunião.

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DISCUTE QUARTA-FEIRA A FALTA DE SEGURANÇA NAS ESCOLAS DE SÃO JOSÉ



 COMUNICADO

Comunicamos a comunidade escolar mipibuense que o Conselho Municipal de Educação (CME/SJM) reúne-se extraordinariamente às 10:00 da manhã da próxima quarta-feira (24/08) no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME) para tratar da vulnerabilidade das escolas públicas diante da crescente onda de violência que tem atemorizado a população mipibuense e potiguar.



Francialdo Cássio da Rocha 
Presidente do Conselho Municipal de Educação


DIVULGADO GABARITO DO CONCURSO DA PREFEITURA DE NÍSIA FLORESTA




O Núcleo Permanente de Concursos (COMPERVE), divulgou o gabarito do concurso público realizado pela Prefeitura Municipal de Nísia Floresta

As provas foram aplicadas no dia de ontem - domingo, 21 de agosto. 

Cerca de 17 mil candidatos se inscreveram para concorrer as 563 oportunidades disponibilizadas pela prefeitura do município vizinho.

Os gabaritos preliminares para cada cargo disputado, está disponível na página da Comperve, acesse a página e selecione o cargo desejado para visualizar.

Os gabaritos definitivos, assim como o resultado preliminar, estão previstos para divulgação no dia 9 de setembro. 

O resultado da etapa de títulos – para os cargos que terão a etapa – serão publicados dia 5 de outubro.

O resultado final do concurso sairá no dia 25 de outubro de 2016.



quinta-feira, 18 de agosto de 2016

SAIBA COMO UTILIZAR O JOGO DO POKEMON EM SALA DE AULA

 

Primeiramente, o que é o Pokemon Go?

Lançado no Brasil no início do mês, o jogo Pokemon Go é uma febre por onde passa. Com mais de 21 milhões de usuários ativos diariamente, somente nos Estados Unidos, o jogo promete também conquistar a atenção dos brasileiros.
Os números são muito expressivos e mostram que o jogo está conseguindo mais atenção do que as principais redes sociais do momento, como Facebook e Instagram.

Tempo diário gasto no Pokemon Go em média comparado com outros aplicativos (Fonte: Sensor Tower)
pokemon go uso
O Pokemon Go é um jogo de realidade aumentada, ou seja, mistura elementos do mundo físico e do mundo virtual, juntamente com elementos de gamificação. Nele, ao registrar e entrar, o GPS do celular é sincronizado e o jogador passa a ver o mapa do lugar em que está, porém dentro da realidade do jogo
A partir daí, a busca pelos Pokemons começa!

pokemon go tela do aplicativopokemon go tela com mapa

Não é de hoje que desenhos animados e jogos famosos causam grande influência nas crianças e adolescentes e, consequentemente, na rotina das escolas e nas salas de aula.
No ano de 2000, a revista Nova Escola já estampava em sua capa o furacão que os Pokemons trouxeram para o dia-a-dia das escolas, quando os “bichinhos” eram apenas um desenho animado:

pokemon na capa da nova escola

Agora que o fenômeno está aliado à tecnologia, a tendência é de que a influência seja ainda maior!
Por mais assustador que toda essa onda possa parecer, especialistas em educação do mundo todo estão enxergando isso como uma ótima oportunidade para professores e escolas.
Não é papel das escolas e dos professores estimular e incentivar os estudantes a jogarem, e sim, educá-los e orientá-los para que façam um bom uso. Além disso, podem utilizar certas situações para introduzir o jogo no processo de ensino e aprendizado, afirmam os especialistas americanos que já estão vivenciando essa experiência há mais tempo.
Josh Gauthier, professor e membro do ISTE (International Society for Technology in Education), feira americana equivalente à Bett Educar, afirma:
“Se os educadores conseguirem capturar a paixão dos jovens pelo jogo, imagine o engajamento e o aprendizado que podemos criar. Utilizar a realidade aumentada do jogo pode criar um fascínio pela escola e motivar o aprendizado para os estudantes.”
Pensando nisso, listamos os aspectos positivos e pontos de atenção do Pokemon Go,  além de dicas de como utilizar o jogo de maneira educativa no ambiente escolar.


Confira abaixo!

 

Como explorar o Pokemon Go na escola

Nos lugares em que o jogo chega, diversas discussões, polêmicas e notícias surgem em torno de seu uso. Fato é que, a má utilização, não só desse game, mas como de qualquer outro, pode causar prejuízos para o jovem dentro e fora da escola.

 

Aspectos positivos

  • Promove a interação social entre os jovens
  • Faz com que os jovens saiam de casa para interagir com o espaço público
  • Estimula a realização de atividades físicas

 

Pontos de atenção

  • A distração pode ser perigosa ao atravessar ruas e avenidas
  • Cuidado com a segurança durante a brincadeira
  • Utilizar o jogo em excesso

Para aproveitar essa febre e transformá-la em uma oportunidade para estimular o aprendizado em sua escola, separamos 3 dicas de projetos envolvendo a utilização do Pokemon Go para ser feito em sua escola:

1. Utilizar os ginásios da escola para atividades em grupo

Existem chances do ginásio da sua escola já ter se tornado um “Ginásio Pokemon”, onde os estudantes vão nos intervalos para caçar os bichinhos. Permita e estimule então que seus estudantes organizem torneios no ginásio e utilizem as redes sociais para divulgá-los. Essa pode ser uma excelente ação de marketing para melhorar a reputação e a atração de alunos para sua escola.
Afinal, qual aluno não iria amar estudar em uma escola que da liberdade para jogarem seu jogo favorito com os amigos nos horários livres?
Além disso, nas aulas de Educação Física, o professor pode promover atividades físicas que envolvam o uso do Pokemon Go, aumentando o interesse e o engajamento dos alunos.

 

2. Organizar passeios em parques e museus

Josh Gauthier, do ISTE, recomenda esse projeto. Segundo ele, o professor pode planejar as visitas a parques e museus da seguinte forma:
  • Estudar o local a ser visitado em sala de aula
  • Mapear os pontos de interesse que a turma irá visitar
  • Durante a visita, alternar entre momentos em que os alunos estarão assistindo a explicação do professor e momentos em que estarão interagindo com o ambiente e “caçando Pokemons
Essa mistura de momentos de ensino e lazer, contribuem para a construção de significado por parte dos alunos, garantindo que o aprendizado esteja ocorrendo de fato.

 

3. Promover a integração entre os alunos

Essa última dica pode ser encarada como algo que as escolas já fazem.
Uma das funções da escola é a de ser um espaço onde os jovens aprendem a construir relações sociais. Com a introdução do jogo nos intervalos ou em momentos específicos das aulas, essa integração pode ser potencializada. As experiências e conquistas compartilhadas pelos estudantes dentro do Pokemon Go podem servir para derrubar barreiras até mesmo dos mais introvertidos. Isso pode diminuir a ocorrência dos casos de bullying, uma vez que os jovens de diferentes grupos estarão se ajudando dentro da realidade do game.
Outro fato interessante é o uso do aplicativo nos Estados Unidos para estimular e engajar estudantes com Autismo.
É importante ressaltar que o alinhamento das expectativas sobre os momentos em que os alunos estarão autorizados a brincar é fundamental para o sucesso dos projetos.
Com os alunos, professores e a escola cientes dos limites de cada parte, a experiência tende a ser a melhor possível.

 

Celular como aliado no processo de ensino e aprendizagem


Não é de hoje e, sem dúvidas, não é a chegada do Pokemon Go no Brasil que marca o aumento do uso de celulares pelos jovens.
Com o avanço das tecnologias móveis, boa parte dos alunos possui um smartphone. Mais de 50% da população brasileira já possui um aparelho desse tipo e, graças a esse desenvolvimento, também evoluímos bastante na tecnologia 3G.
Visto isso, os celulares tem um potencial enorme a ser explorado na educação.
Tais celulares têm a mesma capacidade de pesquisa e atividades que os computadores e, apesar de serem considerados os “vilões” que atrapalham as aulas, podem ser utilizados como um excelente instrumento apoiador do professor no processo de ensino. Existem inúmeras ferramentas educacionais gratuitas que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula – e o AppProva é um deles.
Essa mudança de estratégia por parte dos professores e das escolas ao adotar o celular e a tecnologia como aliados, representa um avanço, já que as abordagens anteriores estão perdendo eficácia com as mudanças cada vez mais frequentes em nossa sociedade.

SÁBADO É DIA DE REVISAR OS CONTEÚDOS PARA O CONCURSO DA PREFEITURA DE NÍSIA FLORESTA


CURSINHO QUESTÃO DE APROVAÇÃO
 
AULÃO DE VÉSPERA
 
Sábado, 20/08 13h às 17h
Concurso de Nísia Floresta
Níveis Fund., Médio e Superior
 

 Programação de Aulas:
 

Fundamental e Médio
Língua Portuguesa
Prof. Edilberto Cleutom 

 Matemática
Prof Marcos Bomba

Superior
Educação Infantil
Ensino Fundamental


‪‎Didática:

Conhecimentos Específicos
Profs:
Kelly Pitangui
Geraldo Vicente


Jailson Henrique
(Coordenador)


Informações:
991143102 Whatsapp
996023013
 

Local: Escola Conhecer Educacional - São José de Mipibu / RN

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

CONFIRA O SUCESSO DO III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA PROMOVIDO PELA EQUIPE DO AEE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO



 
                          Intérpretes da Rede Municipal de Ensino confraternizam-se com a coordenadora do AEE/SJM, Tatiane Lima e a secretária de Educação, Lúcia Martins.

A Prefeitura de São José de Mipibu, através da equipe de Atendimento Educacional Especializado da  Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu na semana passada o III Seminário de Educação Inclusiva.
Nessa terceira edição, o tema escolhido foi  "Acessibilidade e Aprendizagem: um elo dialógico por uma educação inclusiva".

Cerca de 200 pessoas superlotaram as dependências do Espaço de Eventos da  Loja Maçônica para participar do III Seminário de Educação Inclusiva realizada pela equipe do AEE da Secretaria Municipal de Educação. 


O evento aconteceu nos dias 10 e 11 de agosto no Espaço de Eventos da Loja Maçônica, reunindo um público eclético formado por representantes das áreas da saúde, educação e assistência social, entidades e ongs que lidam com a construção da qualidade de vida e do bem estar dos portadores de necessidades especiais, especialistas, pais e alunos. 

"Acessibilidade e Aprendizagem: um elo dialógico por uma educação inclusiva".

Como é do conhecimento de todos, o assunto "Educação Inclusiva"  tem adquirido cada vez mais espaço nas discussões sociais. Saber lidar com as políticas públicas e fazer com elas  sejam cumpridas como forma de salvaguardar os direitos da pessoa com deficiência a uma vida digna e socialmente participativa.


Hoje, é vital que o estudante que apresente algum tipo de deficiência tenha o seu direito ao acesso, a permanência e a uma aprendizagem significativa no âmbito escolar. A educação que desejamos, que ansiamos, busca uma atuação autônoma do indivíduo portador de deficiência na sociedade, embora saibamos que a concretização desse pleito constitua um desafio considerável para o nosso público da Educação Especial.


No município de São José de Mipibu, o Atendimento Educacional Especializado, surgiu em 2011 através da implementação das salas de recursos multifuncionais que, com o passar do tempo, multiplicaram-se, e  hoje oferecem atendimento especializado realizado por profissionais de apoio e interpretes de LIBRAS distribuídos pelas escolas da rede municipal que possuem alunos que apresentam algum tipo de deficiência.

A secretária de Educação, profa. Lúcia Martins, elogiou o trabalho desenvolvido pela professora Tatiane Lima à frente do AEE. "Nós que fazemos a educação mipibuense, sentimo-nos orgulhosos em possuir uma equipe que realiza um trabalho impecável que recebe calorosos aplausos no âmbito local e serve de referência para outros municípios do Estado", declarou.


A programação contou com profissionais de instituições parceiras como o professor Joiran Medeiros da SUESP/RN, a professora Conceição Varela da ADOTE/Natal, a professora Cláudia Krans da UFPB, a professora Renata Monte da UFRN, a fonoaudióloga Cynthia Gomes do NASF e a professora Ivana do NAAHS/RN. 

Abrilhantaram ainda mais o evento, palestras com especialistas,  apresentações de trabalhos, banners e depoimentos de pessoas com deficiência, pais, membros da equipe do AEE/SJM, além das apresentações culturais.

Confira o que aconteceu através dos cliques da nossa ....


Profa. Dra. Conceição Varela abriu a série de palestras com o tema "Acessibilidade e Aprendizagem: um elo dialógico por uma educação inclusiva.
Presença do coordenador de Educação Especial da SEEC/RN, Joiran Medeiros
Palestra sobre complementaçãoe suplementação curricular com a profa. Ivana Lucena - N/RNAAHS
 Acessibilidade Comunicacional com Cynthia Gomes - NASF/Sec. Saúde/SJM.

Apresentação cultural com a Orquestra jovem de São José de Mipibu.


Relato de Experiência Inclusiva com a profa. Cléa Alves