sexta-feira, 29 de março de 2019

terça-feira, 26 de março de 2019

URGENTE: Falta de decisão sobre o FUNDEB coloca em risco a educação básica


O Ministério da Educação está à deriva. O ministro não sabe para onde vai. É um foco de crise desde o começo do governo. As brigas dentro dele não são em torno da melhor forma de educar. O conflito é entre grupos, se são seguidores de Olavo de Carvalho ou não. Um exemplo dessa confusão é que, ao final do primeiro trimestre do ano, não se tomou uma decisão sobre o Fundeb, o fundo que financia a educação básica. É um risco.
Nesses três meses, livros não foram distribuídos, decisões não foram tomadas, reuniões não foram feitas e respostas não foram dadas pelo Ministério da Educação. É um tema em que não se pode perder um minuto. O ministro Ricardo Vélez Rodríguez já perdeu um trimestre. O desperdício de tempo não tem motivo lógico. Isso acontece porque o ministro não sabe para onde vai a educação do país.
A decisão mais urgente é sobre o financiamento da educação básica. O Fundeb termina no ano que vem, pela lei. É preciso decidir exatamente agora o que vai ser feito porque é nesta época que o orçamento do ano que vem começa a ser desenhado. O fundo foi criado no governo Lula, usando como base o Fundef, do ensino fundamental, lançado em 1997 no governo de Fernando Henrique. Hoje, representa 60% dos recursos para a educação básica do Brasil. É dinheiro para estados e municípios, especialmente para aqueles têm dificuldade para cumprir o gasto com a educação. Se ele deixar de existir haverá um colapso no financiamento do setor. 

TEXTO: Miriam Leitão/O GLOBO

IMPOSTO DE RENDA 2019: AMANHÃ (27) É DIA DE FAZER A SUA DECLARAÇÃO NO SINTE/Mipibu


Trabalhadores lotam as ruas e iniciam jornada de luta contra a Reforma da Previdência


Os trabalhadores de todo o Brasil lotaram as ruas de capitais e cidades do interior dos Estados na última sexta-feira (22) para protestar contra a Reforma da Previdência proposta pelo governo de Jair Bolsonaro. As atividades fizeram parte do Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência, encampado pela Cut Brasil e outras centrais sindicais, bem como por movimentos sociais e frentes, e deram o início a jornada de luta da classe trabalhadora contra a Reforma da Previdência.
No Rio Grande do Norte não foi diferente. Em Natal, trabalhadores de diversas áreas lotaram as ruas do Centro em uma bonita marcha unificada. E claro que os trabalhadores em educação do RN, atendendo a mais um chamado do SINTE/RN, fizeram bonito e participaram em peso da atividade que reuniu milhares de pessoas. Trajados com a camisa da campanha “Reaja, ou sua aposentadoria acaba aqui”, promovida e distribuída pelo SINTE, os trabalhadores em educação deram o seu recado e afirmaram que não querem perder o direito a aposentadoria.

SINTE PROMOVEU DEBATE SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Durante a manhã desta sexta (22) o SINTE promoveu um debate com a sua categoria acerca da Reforma da Previdência. A discussão aconteceu na sede estadual do Sindicato e contou com a participação da assessoria jurídica do SINTE. Dúvidas e esclarecimentos dos trabalhadores em educação foram devidamente esclarecidos.

ATO FOI TRANSMITIDO AO VIVO PELO SINTE/RN

O ato foi inteiramente transmitido ao vivo pelo SINTE na sua página no Facebook durante mais de duas horas. A transmissão teve um alcance estimado de 64 mil pessoas, que interagiram diretamente emitindo opiniões contra e favoráveis a Reforma. Esta é a segunda transmissão de uma atividade que o Sindicato da educação do RN faz fora de um estúdio.









URGENTE: SINTE/Mipibu foi vítima de arrombamento e furto na noite do último domingo (24)


Por volta das oito horas de noite de domingo (24), um marginal invadiu as dependências do Núcleo dos Trabalhadores em Educação de São José de Mipibu, localizado na rua 15 de novembro, no centro da cidade.
O meliante - de porte franzino, baixa/média estatura e pele clara - teve a preocupação de esconder o rosto, utilizando-se de uma espécie de pano ou camisa para dificultar a identificação.
Para ter acesso ao local, o marginal forçou a janela lateral que dá para o beco do Abrigo Anizia Pessoa.
O invasor não chegou a acender as luzes mas, mesmo assim, circulou livremente pela sala principal, cozinha e quarto de despejo.
Por sorte, as salas da direção e do setor administrativo estavam fechadas. Devido a isso, o ladrão não teve acesso a esses espaços.
Na tarde de ontem, Rozangela Souza, da coordenação do núcleo, sentiu falta do ventilador.
Cismada, averiguou as câmeras de monitoramento e detectou a imagem do intruso percorrendo as dependências do sindicato.
"Acreditamos que o invasor fez uma espécie de "reconhecimento da área" e talvez não tenha efetuado um desfalque maior, provavelmente, por estar só naquela noite. Entretanto, seguimos temerosos com a possibilidade de um provável retorno desse meliante", declarou Laélio Costa, atual coordenador do núcleo.
A coordenação do SINTE fez na manhã de hoje(26), boletim de ocorrência na delegacia e espera, a partir de agora, que a polícia possa identificar o bandido e puni-lo pela invasão e consequente subtração do objeto levado.

sexta-feira, 22 de março de 2019

REDE ESTADUAL: CONFIRA COMO FICOU O PAGAMENTO DO REAJUSTE DO PISO E A QUITAÇÃO DOS RETROATIVOS





SINTE/RN inicia atividades do Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência



O SINTE/RN reuniu profissionais da educação na manhã do dia 22 e iniciou as atividades do Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência com debate sobre a proposta de Reforma do governo Bolsonaro, a PEC 06/19.

O debate foi iniciado com a fala do assessor jurídico do SINTE, Odilon Garcia, que esclareceu sobre a PEC, seus possíveis impactos na vida do/a trabalhador/a da educação, e chamou atenção ao fato de que o texto ainda deverá passar por mudanças. Na sequência o microfone foi aberto para participação da assembleia, que ponderou sobre o tema e dirigiu questionamentos ao assessor, e em momento posterior a mesa voltou a tecer considerações sobre o projeto.

Logo mais a tarde, a partir das 14h, o SINTE participará de Ato Unificado no centro da cidade. A concentração do Ato ocorre na rua Apodi, em frente ao INSS, e de lá os/as trabalhadores/as seguem em caminhada até a praça dos Três Poderes, nas proximidades da Assembleia Legislativa.

Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência – organizado por centrais sindicais e movimentos sociais, tem por objetivo chamar atenção da sociedade para os males da Reforma da Previdência proposta pelo governo Bolsonaro (PSL). É um esquenta para a greve geral contra a PEC 06/2019 que tramita na Câmara dos Deputados.


Luta contra a PEC 06/19 – A Central Única dos Trabalhadores (CUT), entidade a qual o SINTE/RN é filiado, colocou no ar um site que tira dúvidas, oferece informações e argumentos contra a reforma da Previdência pretendida pelo governo e ainda traz materiais gráficos (para impressão ou distribuição virtual) que ajudam a luta em curso. O site Reaja Agora pode ser acessado no endereço: http://reajaagora.org.br/ 

terça-feira, 19 de março de 2019

IMPOSTO DE RENDA 2019: OCORRE AMANHÃ (20), 2o. DIA DE ATENDIMENTO CONTÁBIL NO SINTE/Mipibu



NÍSIA FLORESTA: ELEIÇÃO DO NÚCLEO SINDICAL OCORRE NA QUINTA(21) COM CHAPA ÚNICA

A Comissão Eleitoral do Núcleo dos Trabalhadores em Educação do Município de Nísia Floresta apresentou na última quinta-feira (14) a relação dos candidatos da chapa única da eleição referente ao quadriênio 2019/2023.

A eleição acontece na próxima quinta-feira (21/03) de 7h:30min ás 18h:30min com urnas volantes nas escolas do município e uma (urna) fixa na sede do SINTE em Nísia Floresta.

Concorre uma única chapa - CHAPA 1 - denominada "Compromisso e Resistência" registrada no último dia 21 de Fevereiro de acordo com o edital de convocação publicado em 21 de Janeiro de 2019.

A Chapa "Compromisso e Resistência" é composta pelos seguintes componentes:


COORDENAÇÃO GERAL:



Prof. Josivaldo do Nascimento
Escola Mun. Yayá Paiva


    Prof. Gezilda Maria do Nascimento
      Escola Mun. Maria Dolores R.M Leite

DIRETORIA DE ORGANIZAÇÃO:

Profa. Maria da Conceição Barbosa de Carvalho
Escola Mun. Aurora Costa de Carvalho



Profa. Rosilleide Marinho de Carvalho
CMEI Maria Palmira M.G. Gondim


DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS:


Profa. Fabiana Gonçalo Cordeiro
CMEI Maria Palmira M.G. Gondim


Profa. Luciene Firmino dos Santos
Escola Mun. Maria Dolares R.M. Leite



DIRETORIA DE ASSUNTOS JURÍDICOS:

Profa. Janilde Rodrigues da Silva
Escola Mun. Sandoval Ribeiro Dantas


Prof. Rosenildo Aciole
Escola Mun. Leonor Maria Bezerra



DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO:


Profa. Analice Letíce da Silva
Escola Mun. de Pium


Prof. Edvaldo Henrique Dias
Escola Mun. Aurora Costa de Carvalho



DIRETORIA DE RELAÇÃO DE GÊNERO:

Profa. Gildene Eliza da Silva
Escola Mun. Sandoval Ribeiro Dantas


Prof. Adriano de Almeida
Escola Mun. Yayá Paiva



DIRETORIA DE ORGANIZAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS:



 Prof. Ricardo José Accioly da Silva
Escola Mun. Yayá Paiva


Profa. Maria Lúcia do Nascimento Braz
CMEI Maria Palmira M.G. Gondim












A comissão eleitoral agradece a compreensão e colaboração de todos, em especial, dos trabalhadores sócios da entidade (Núcleo Nísia Floresta) que comparecerão às urnas na próxima quinta (21). 

Pedimos que no dia da votação, os sócios eleitores apresentem aos mesários documento com foto e contra-cheque para comprovar filiação ao SINTE Nísia Floresta. 



Mais informações ligar no número 3277-2130.















segunda-feira, 18 de março de 2019

SINTE/RN sai às ruas no Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência




O SINTE/RN se une a CUT, centrais sindicais e movimentos sociais de todo país na próxima sexta-feira, 22 de março. A data marca o Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência. Em Natal, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN terá programação especifica para esse dia de resistência, com duas atividades.

No período da manhã, às 8h30, acontece no auditório do SINTE um debate acerca da Proposta de Reforma da Previdência do governo Bolsonaro (PEC 06/19) e de seus impactos na vida dos/as trabalhadores/as em educação. Na ocasião, a medida provisória 873/19 também será debatida. Essa MP pretende inviabilizar a organização sindical ao determinar que a contribuição aos sindicatos, até então descontada diretamente da folha salarial, seja paga por meio de boleto bancário, após autorização expressa, individual e por escrito do trabalhador.

Já durante a tarde, às 14h, o SINTE promove grande Ato com participação maciça da categoria. O Ato terá concentração em frente à sede do INSS (rua Apodi) e será seguido de caminhada.

Contrário ao texto da PEC 06/2019, que versa sobre a Reforma da Previdência, o SINTE/RN luta pela garantia dos direitos do/a trabalhador/a. Portanto, no dia 22 haverá parada da categoria e caso o clamor da população não seja ouvido pelo Congresso, está prevista uma greve geral.

Programação do SINTE para o 22 de março: 


8h30 – Debate no Auditório do SINTE/RN


14h – Ato em frente ao INSS e caminhada







SINDICATO COMUNICA ADESÃO DA CATEGORIA AO DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA


                             


Ofício 004/2019



São José de Mipibu, 18 de março de 2019




Ilma. Senhora
Lúcia Martins Moura
Secretária Municipal de Educação




O Núcleo Sindical (SINTE/Mipibu) comunica que na próxima sexta-feira (22) os trabalhadores em Educação do Município paralisarão suas atividades laborais devido a ocorrência do DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA promovida pela CUT, demais centrais sindicais, CNTE, SINTE/RN e demais entes representativos da classe trabalhadora.




Atenciosamente, 






Laelio Jorge da Costa Ferreira de Melo

Coordenador Geral do SINTE em São José de Mipibu