segunda-feira, 28 de julho de 2025

Rede Estadual: 06 novos alvarás liberados para São José de Mipibu (RN)



O Núcleo do SINTE/RN em São José de Mipibu comunica que a Justiça efetuou a liberação de 06 (seis) novos alvarás em favor dos seguintes servidores estaduais:

Patricia Helen Varela  de Melo Silva
 E.E Professor Francisco Barbosa

Leyla da Cruz Barbalho
 E.E Hilton Gurgel Castro

Deyveson de França da Silva 
 E.E Professor Rafael Garcia

Dyego Fernandes Saraiva Silva 
E.E Professor Rafael Garcia

Paulo Cesar Adelino dos Santos 
 E.E Francisco Barbosa

Maria da Guia Bezerra
 E.E Hilton Gurgel de Castro
    Os alvarás já estão disponíveis para retirada no Núcleo do SINTE/RN em São José de Mipibu, localizado na:

    📍 Rua 15 de Novembro, 67, Centro
    ⏰ Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h

MEC divulga chamada do Profuncionário, mas CNTE avalia número de vagas insuficientes

Serão ofertadas cerca de 3.500 vagas gratuitas para formação em áreas como secretaria escolar, alimentação escolar, multimeios didáticos e infraestrutura


O Ministério da Educação (MEC) abriu chamada pública para que os estados e o Distrito Federal manifestem interesse em aderir ao Programa de Formação Inicial de Profissionais da Educação Básica (Profuncionário). Até 3 de agosto, as secretarias de educação podem submeter propostas para a oferta de cursos técnicos, na modalidade a distância (EaD), voltados a profissionais que atuam nas redes públicas de ensino.

Serão ofertadas cerca de 3.500 vagas gratuitas para formação em áreas como secretaria escolar, alimentação escolar, multimeios didáticos e infraestrutura. A iniciativa será executada por meio da Bolsa-Formação, que integra o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com investimento de R$21 milhões.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) avalia como insuficiente o número de vagas anunciadas. Para o secretário-executivo da entidade, José Valdivino de Moraes, a proposta não atende à demanda da categoria, mas deve ser aproveitada. “A nova portaria sobre Profuncionário saiu indicando apenas 3.500 vagas, é muito pouco, precisamos dizer que é pouca [vaga], mas precisamos ocupar pelo menos essas”, afirma.

A CNTE orienta os trabalhadores e trabalhadoras a procurar os institutos federais e redes estaduais e municipais de ensino para pressionar pela oferta dos cursos. Segundo Valdivino, é preciso que a mobilização seja também uma forma de mostrar ao MEC que a demanda vai além do número de vagas abertas.

“Nós precisamos ir até os institutos, ir até as escolas, para que eles demandem, junto ao Ministério da Educação, não somente ocupar essas vagas, mas demonstrar que nós temos muito mais gente para estudar, inclusive.”

Valdivino reforça que o Profuncionário é uma política prevista em lei e que deveria contemplar todos os profissionais da educação que necessitam de formação técnica.

Atendimento jurídico: Dr. Izac realiza segundo atendimento de julho no dia 31


 O SINTE/RN comunica aos/as trabalhadores/as em Educação de São José de Mipibu que o advogado Izac Martini estará realizando o segundo atendimento de julho na quinta-feira, 31.

→ Para informações e agendamentos, pedimos que entrem em contato com Rozangela através do número  9 9147 8224 

→ O SINTE/RN em São José de Mipibu está localizado na rua 15 de novembro, 67, Centro (próximo ao Instituto Pio XII).

Rede Estadual - Nova lista de alvarás referente a julho está disponível para consulta


O SINTE-RN informa que está disponível uma nova lista de alvarás judiciais relativos ao mês de julho, destinada aos profissionais da Educação da Rede Estadual. A relação inclui tanto servidores(as) que já haviam sido citados em listas anteriores, mas ainda não compareceram ao Sindicato, quanto novos nomes que passaram a ter direito recentemente.

Esses alvarás são resultados de ações coletivas movidas pelo SINTE-RN ao longo dos anos, que garantiram conquistas financeiras para milhares de trabalhadores(as), ativos(as) e aposentados(as). A emissão dos alvarás marca a etapa final do processo, permitindo que os valores sejam efetivamente acessados pelos(as) beneficiários(as).

Confira abaixo as ações judiciais relacionadas:

- Plano de Carreira dos(as) Funcionários(as) da Educação
Diz respeito à correção de vencimentos conforme a Lei Complementar nº 432/2010. A ação foi iniciada em 2012 e contempla os períodos de 2010 a 2014, beneficiando mais de 6 mil trabalhadores(as).

- Pecuniária e Gratificação por Título

Garante o pagamento correto desses direitos entre fevereiro de 2003 e julho de 2016, abrangendo aproximadamente 16 mil profissionais da Educação.

- Terço de Férias para Professores(as)

Assegura o pagamento do terço constitucional sobre 45 dias de férias, com retroativos referentes aos cinco anos anteriores à data do ajuizamento da ação.

COMO ACESSAR A LISTA

A nova relação pode ser consultada por meio do link: http://sintern.org.br/app/uploads/2025/07/ALVARÁS-PENDENTES-–-22-07-2025.pdf No documento constam o nome completo dos(as) beneficiários(as) e os seis dígitos centrais do CPF.

Caso seu nome esteja incluído, procure a sede estadual do SINTE-RN, em Natal, ou uma das regionais ou núcleos do Sindicato para agendar o recebimento.

Em situações em que o titular da ação tenha falecido, os(as) herdeiros(as) devem entrar em contato com o Sindicato para orientações sobre o processo de habilitação ao valor devido.

ATENÇÃO

O SINTE esclarece que alguns nomes ainda podem aparecer na lista mesmo após o recebimento dos valores, por conta do tempo de atualização do sistema. Nesses casos, a inclusão pode ser desconsiderada, especialmente se o alvará já tiver sido entregue via Justiça ou por intermédio de advogado particular.

quarta-feira, 23 de julho de 2025

Ação dos retroativos 2023-2025: Coordenador do Núcleo entrega em Natal a documentação de mais 10 professores da rede estadual

 O coordenador do Núcleo Sindical de São José de Mipibu, Prof. Laelio Costa, entregou na nessa quarta-feira, 23 de julho, na sede do SINTE/RN, em Natal, a documentação de mais 10 professores (ativos e aposentados) da rede estadual de Educação, visando à entrada na ação que solicitará, por via judicial, o pagamento dos retroativos dos pisos referentes aos anos de 2023, 2024 e 2025.

COMPROVANTE DE RECEBIMENTO DE DOCUMENTAÇÃO 


  1. ANTONIO MARCOS DE FIGUEIREDO VARELA

  2. CLAUDIO CARVALHO DE SOUZA

  3. ELIS SANDRA CARDNALLE VICTOR DE LIMA 

  4. MARIA SALETE DA CONCEIÇÃO

  5. MARIANA ELIZABETH DE LIMA

  6. RAISSA SIBELLE ALMEIDA DE SOUZA

  7. RENATA SIMONE ALMEIDA DE SOUZA

  8. ROBERTO FERREIRA DA SILVA

  9. ROBERTO JOSÉ DE OLIVEIRA JUNIOR

  10. VIVIAN CARLA RODRIGUES FERREIRA

Professores temporários deliberam paralisação caso Governo não efetue pagamento em 9 de agosto

Em assembleia virtual realizada na noite de 17 de julho, professores com contratos temporários da Rede Estadual de ensino deliberaram, por unanimidade, que irão paralisar as atividades no dia 12 de agosto, caso o Governo do Estado não efetue o pagamento da parcela de 60% do 13º salário de 2024 e do terço de férias até a nova data anunciada, 9 de agosto.

A assembleia foi convocada pelo SINTE-RN diante do não cumprimento do prazo inicial, informado pelo próprio governo, que previa o pagamento para o dia 10 de julho. Essa data havia sido acordada com a categoria ao final da greve dos(as) trabalhadores(as) em Educação, encerrada em 31 de março, quando o Executivo assumiu o compromisso de regularizar os valores devidos aos temporários por meio de aditivos contratuais. A mudança de prazo, feita unilateralmente e sem nova garantia formal, gerou indignação entre os profissionais.

Durante a atividade, o Sindicato destacou que irá oficializar a decisão junto ao Executivo estadual, deixando claro que a paralisação do dia 12 será realizada caso o novo prazo também seja descumprido. O SINTE reafirmou sua atuação em defesa da categoria e alertou sobre a importância de manter os profissionais mobilizados e atentos aos desdobramentos da situação.

segunda-feira, 21 de julho de 2025

SINTE/RN de São José de Mipibu orienta sobre documentação para ação de quinquênios


Núcleo do SINTE/RN em São José de Mipibu informa aos trabalhadores e trabalhadoras da educação municipal sobre os documentos necessários para dar entrada na ação de quinquênios

Confira abaixo:

  • Cópia da identidade (RG);

  • Cópia do CPF;

  • Comprovante de residência atualizado;

  • Ficha funcional;

  • Ficha financeira dos últimos cinco anos;

  • Procuração (deve ser assinada no momento da entrega dos documentos)

Observação: Os documentos devem ser entregues  na sede do núcleo sindical, localizada na Rua 15 de Novembro, 67, no Centro de São José de Mipibu. 

(O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h)

Como melhorar o PL 2531/2021? Coletivo de Funcionários da CNTE quer ajustes

 

O PL 2531/21  institui o piso salarial  nacional para os profissionais dos quadros de pessoal técnico e administrativo da educação básica pública

O Coletivo de Funcionários da CNTE trouxe para discussão da categoria o PL 2531/2021, projeto que trata do piso salarial dos técnicos e administrativos de escola e que tramita na Câmara dos Deputados. A reunião aconteceu na sexta-feira (18), durante o Encontro de Coletivos da CNTE, em Recife.

Apesar de reconhecerem que o Piso seja necessário para a categoria, o texto atual do PL levantou argumentações contrárias durante a reunião. Para o coordenador do Coletivo de Funcionários da CNTE, José Valdivino Moraes, se os problemas não forem resolvidos antes da aprovação, a lei já “nascerá morta”.


“O PL 2531 tem questões que precisam ser melhoradas e, se for aprovado da forma que está, pode ser questionado na justiça. Se for aprovado do jeito que está, vai ser uma lei morta. Vai nascer já morrendo na justiça”, explica o coordenador do Coletivo de Funcionários da CNTE, José Valdivino.

Por mais valorização

A urgência na valorização dos técnicos e administrativos da educação também foi debatida. “A educação não se faz só com professores, mas com todos os trabalhadores do ambiente escolar. E a valorização desse grupo de profissionais deve considerar o fortalecimento das relações sociais dentro da escola e a saúde mental do trabalhador”, lembrou o secretário de Assuntos Jurídicos da CNTE, Eduardo Ferreira.

quarta-feira, 16 de julho de 2025

Rede Estadual: Mais um alvará liberado para São José de Mipibu (RN)


 O Núcleo do SINTE/RN em São José de Mipibu comunica que a Justiça efetuou a liberação de 01 (um) novo alvará em favor do seguinte servidor estadual:

GILBERTO PEREIRA DA SILVA JUNIOR 
( E. E. HILTON GURGEL DE CASTRO)

    O alvará já está disponível para retirada no Núcleo do SINTE/RN em São José de Mipibu, localizado na:

    📍 Rua 15 de Novembro, 67, Centro
    ⏰ Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h


    Contatos do SINTE/RN em São José de Mipibu:


    Laelio Costa: 9 9104-1183

    Rozângela Souza: 9 9147-8224


    Documentação necessária: 

    Apresentar documento de identificação com foto, número do RG e CPF.

    Obs: O servidor beneficiado deve comparecer pessoalmente ou enviar representante legalmente autorizado.

segunda-feira, 14 de julho de 2025

Com 59,2% de crianças alfabetizadas em 2024, Brasil não atinge meta

 

Camilo Santana: Chuvas no Rio Grande do Sul impediram alcance da meta nacional

Texto: Daniella Almeida – Repórter da Agência Brasil

O Brasil registrou 59,2% de crianças alfabetizadas até o fim do 2º ano do ensino fundamental na rede pública, conforme o padrão nacional de alfabetização.

O indicador ficou abaixo da meta estabelecida pelo governo federal, por meio do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que era chegar a pelo menos 60% dos estudantes alfabetizados nesta etapa de ensino, em 2024.

O número foi apresentado nesta sexta-feira (11), pelo Ministério da Educação (MEC), e é resultado das avaliações aplicadas pelos estados entre outubro e novembro do ano passado.

Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul em abril e maio de 2024 foram responsáveis pela forte queda do índice de alfabetização no estado e, consequentemente, rebaixaram a média nacional, impedindo o alcance da meta.

"O Rio Grande do Sul caiu absurdamente. Se o Rio Grande do Sul tivesse, pelo menos, mantido o percentual de 2023, nós teríamos chegado à meta de 60,2%, em 2024, se não fosse a situação atípica de calamidade no estado. Isso afetou fortemente [o resultado]”, disse Camilo Santana.

Em 2024, o número de crianças alfabetizadas no estado caiu de 63,4% para 44,7%. De acordo com o ministro, a situação atípica, quando as crianças não tinham condições de ir à escola, tem sido reparada com esforço conjunto dos governos federal, estadual e dos municípios. “A queda foi muito grande: 20%. A gente espera que se restabeleça e [a situação] volte aos padrões anteriores.”

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao MEC, considera alfabetizados os estudantes capazes de ler pequenos textos; compreender informações básicas e tirar conclusões, inclusive de materiais visuais, como de tirinhas e histórias em quadrinhos; e escrever textos simples, como convites ou bilhetes, mesmo com alguns erros ortográficos.

Resultados

Ao todo, 2 milhões de alunos de 42 mil escolas, em 5.450 municípios, participaram do estudo, a partir das avaliações estaduais.

Dos 5.312 municípios com resultados que puderam ser comparados em 2023 e 2024, 3.096 municípios (58%) aumentaram o percentual de alunos alfabetizados. E 2.018 municípios (53%) alcançaram a meta.

Das 26 unidades da federação, 11 atingiram a meta projetada para 2024. Apenas o estado de Roraima não participou do levantamento em 2024.

O estado com melhor percentual de alfabetização em 2024 foi o Ceará, que chegou a 85,3%, acima da meta de 80% estabelecida para 2030 pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada do MEC.

Alcançaram de 70% a 80% de estudantes alfabetizados os seguintes estados:

  • Goiás, com 72,7%,
  • Minas Gerais, com 72,1%,
  • Espírito Santo, com 71,7%,
  • Paraná, com 70,4%.

Oito estados têm menos da metade das crianças alfabetizadas:

  • Amazonas, com 49,2%;
  • Alagoas, com 48,6%;
  • Pará, com 48,2%;
  • Amapá, com 46,6%,
  • Rio Grande do Sul, com 44,7%,
  • Rio Grande do Norte, com 39,3%,
  • Sergipe, com 38,4%,
  • Bahia, com 36%.

Recuperação

Camilo Santana disse que o MEC tem focado os trabalhos em localidades com os menores índices de alfabetização para que avancem nesse ponto. “São territórios prioritários [em] que já estamos mais presentes. Nas escolas, todo diálogo tem que estar ocorrendo constantemente. E agora estamos com uma projeção mais forte do ministério para se aprofundar nos antigos problemas e [para] a gente poder avançar.”

A secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, destacou que cada um desses estados tem características e complexidades próprias, que estão sendo monitoradas de perto pelo MEC para melhorar os indicadores da alfabetização. Em alguns casos, além do trabalho semanal virtual, técnicos do ministério têm feito visitas aos municípios, por exemplo, do Amazonas e da Bahia.

“Temos a lista dos municípios prioritários por estado e a lista das escolas prioritárias, e eles [secretários de Educação] estão fazendo um trabalho dedicado em cada uma dessas regionais [de ensino]”, Kátia Schweickardt.

Segundo a secretária, o apoio federal aos estados e municípios tem sido dado desde o momento em que foram detectados os baixos índices de alfabetização.  “Precisaríamos crescer 4 pontos percentuais para 2025. Agora, estamos trabalhando com 5%, no Brasil. E vai conseguir porque nós já estamos muito atentos e mobilizados”, acrescentou. 

Compromisso 

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada foi firmado pelo MEC com os 26 estados, mais o Distrito Federal. A iniciativa estabeleceu como meta nacional para 2030 que mais de 80% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas no fim do 2º ano do ensino fundamental.

As metas intermediárias são: 64%, em 2025; 67%, em 2026; 71%, em 2027; 74%, em 2028; e 77%, em 2029.

De acordo com o MEC, também é prioridade a recuperação da aprendizagem das crianças do 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental afetadas pela pandemia da covid-19. 

“A educação precisa estar acima de qualquer questão político-partidária neste país, precisa ser uma política de Estado, não de governo, porque o governo passa em quatro anos. A política de Estado permanece”, afirmou o ministro Camilo Santana. 

Educadores do Brasil criticam Trump e defendem multilateralismo global

Educadores brasileiros repudiam atitudes de Donald Trump e defendem o multilateralismo no comércio e governança globais

O Brasil se colocou atônito diante de uma carta escrita pelo Presidente dos Estados Unidos Donald Trump, e postada em suas redes sociais, que indica o aumento da taxação aos produtos brasileiros comercializados entre os dois países. Se não bastasse essa medida exorbitante, que cumpre lembrar não se circunscreve em tratamento dado somente ao Brasil, já que outros países do mundo vêm sofrendo com essas medidas descabidas impostas por aquele governo, a carta do presidente Trump ainda associa a medida às investigações judiciais em curso da Justiça brasileira quanto ao ex-Presidente Jair Bolsonaro.

Trata-se, claramente, de uma tentativa tosca de ingerência política que, sem nenhuma sofisticação mínima de escamotear tamanho descalabro, foi prontamente respondida pelo Governo brasileiro. Em fala repercutida no mundo todo pelo Presidente Lula, a soberania brasileira foi defendida de forma altiva. O Brasil é dos brasileiros e das brasileiras e conta com uma Justiça que goza de plena autonomia em suas funções e prerrogativas constitucionais.

O achincalhamento promovido pela atual gestão do governo de Trump contou com a manifestação do ex-presidente brasileiro, de seus filhos (no Brasil e nos Estados Unidos) – em claro crime de lesa-pátria – e de chantagem feita por Steven Bannon, mentor e estrategista de Trump e do clã familiar de Bolsonaro, acusado e condenado por esquemas de fraudes diversas e de desacato judicial nos Estados Unidos. O Brasil é um país soberano e não se curvará aos ditames dessa extrema-direita chucra!

O dia de hoje foi marcado por um artigo do Presidente Lula, publicado nos principais jornais do mundo, que defende a democracia e o multilateralismo globais, honrando e orgulhando os/as brasileiros/as por contar com um Presidente que defende com tanta altivez os interesses nacionais. A taxação imposta por Trump e usada como moeda de troca por seu governo afeta amplos setores empresariais do país e, sobretudo, nossos produtos e empregos nacionais. Como resposta, Lula indicou o princípio de reciprocidade econômica, respondendo às medidas unilaterais do Império estadunidense. Eles podem muito, mas não podem tudo!

Os/as educadores/as brasileiros/as, orgulhosos da dignidade e grandeza do Governo de Lula, eleito democraticamente pelos nossos votos e mobilização nas últimas eleições, se unem ao brado que ecoa em todo o país: o Brasil é dos/as brasileiros/as e tem soberania! Não nos submeteremos às tentativas de ingerência de nenhuma potência do mundo porque vivemos em país livre!

Brasília, 11 de julho de 2025

Direção Executiva da CNTE

Atendimento jurídico: Dr. Izac realiza primeiro atendimento de julho na quarta-feira (16)


 O SINTE/RN comunica aos/as trabalhadores/as em Educação de São José de Mipibu que o advogado Izac Martini estará realizando o primeiro atendimento de julho no dia 16/07.

→ Para informações e agendamentos, pedimos que entrem em contato com Rozangela através do número  9 9147 8224 

→ O SINTE/RN em São José de Mipibu está localizado na rua 15 de novembro, 67, Centro (próximo ao Instituto Pio XII).

SINTE-RN convoca trabalhadores(as) em Educação para ato público contra a Reforma Administrativa



Nessa segunda-feira, 14 de julho, será realizado um Ato Público em Natal como parte da Mobilização Nacional Contra a Reforma Administrativa. A atividade acontece a partir das 9h, em frente à agência do INSS da Rua Apodi, no centro da capital.

O protesto integra uma agenda nacional unificada de enfrentamento à proposta de Reforma Administrativa, que ameaça direitos dos servidores e compromete a qualidade dos serviços prestados à população. Em todo o país, entidades sindicais e movimentos sociais se mobilizam para barrar o avanço da proposta.

O SINTE-RN convida todos os trabalhadores e trabalhadoras em Educação a participarem do ato. A presença da categoria é fundamental para fortalecer a luta em defesa dos direitos, do serviço público e da valorização do funcionalismo.

quarta-feira, 9 de julho de 2025

SINTE/RN divulga datas das reuniões com a prefeitura de São José e reforça a luta em defesa dos direitos dos profissionais da Educação


O Núcleo do SINTE/RN comunica que após intensa cobrança, foram garantidas duas reuniões com o executivo municipal no início de agosto para discutir as pautas reivindicatórias dos profissionais da rede.

A primeira reunião, marcada para segunda-feira, 4 de agosto, tratará das demandas dos(as) agentes educacionais I e II, com a participação da direção do SINTE/RN e da comissão de agentes tirada na última assembleia. 

Já na quarta-feira, 6 de agosto, será a vez dos(as) professores(as) levarem suas reivindicações à mesa de negociação, também representados por sua comissão oficial.

A conquista dessas datas é resultado da mobilização empreendida por esta direção sindical, que vinha pressionando o Município pela confirmação das datas dessas reuniões desde as últimas assembleias realizadas em maio.  

O sindicato reforça a importância da união dos trabalhadores no processo, lembrando que a pressão junto aos representantes do Município foi decisiva para agendar as reuniões.  "Vamos cobrar compromisso e soluções efetivas do poder público para as demandas da categoria", afirmou Laelio Costa, coordenador do núcleo sindical de São José de Mipibu..

O SINTE/RN segue atento, na expectativa que as negociações resultem em avanços concretos. A presença das comissões eleitas nas assembleias dos dias 23/05 (agentes I e II) e 30/05 (professores/as) demonstra a força e o interesse da base em busca de uma educação pública mais justa e digna.

Promessa quebrada: pagamento de educadores/as é empurrado para agosto pelo Governo do Estado

O governo do Rio Grande do Norte voltou a descumprir, pela segunda vez, a promessa de pagamento aos/as professores/as temporários da rede estadual. Após anunciar que os valores seriam depositados em 10 de julho, a gestão estadual comunicou, em cima da hora, o adiamento para 9 de agosto, decisão que gerou indignação entre os/as trabalhadores/as da educação e dirigentes do SINTE.

A mudança inesperada frustrou a programação financeira de centenas de educadores/as, que já contavam com os valores em conta nesta quarta-feira.

“Não somos apenas nós que precisamos cumprir prazos de planilhas e relatórios! O governo tem obrigação de fazer sua parte também. Mexer no calendário desprograma as pessoas e acaba com a previsão financeira que fazemos”, criticou o coordenador geral do SINTE/RN, professor Bruno Vital.

O governo chegou a divulgar que 90% dos/as trabalhadores/as temporários/as já teriam recebido os pagamentos. No entanto, muitos/as educadores/as rebatem a informação. “Recebemos várias reclamações de não recebimento e poucas confirmações de pagamento. Exigimos do governo mais compromisso com a categoria e o cumprimento dos prazos acordados”, reforçou Vital.

A diretora do SINTE/RN, professora Jucyana Myrna, também reagiu com firmeza. “Bom dia, trabalhadores e trabalhadoras em educação do RN! O governo mente e não apresenta data de adiantamento dos 40% do 13º salário, conforme foi dito pelo secretário de Administração, Pedro Lopes. Exigimos respeito e compromisso com a categoria!”, afirmou.

A frustração da categoria não se limita aos pagamentos dos/as temporários/as. Para o SINTE/RN, a justificativa usada pelo governo para não antecipar os 40% do 13º salário aos/as educadores/as da ativa foi justamente o comprometimento com os passivos dos/as temporários/as. “No final, nem uma coisa nem outra. O 13º esperado para junho só vem em agosto”, lamentou Bruno Vital.

O também diretor do SINTE, professor Ekeoma Santos, acrescentou: “Vamos aos fatos: o governo firma acordo com o SINTE/RN durante a greve, estabelece o pagamento para 10/07 e, pouco mais de 24 horas depois, anuncia o adiamento para 09/08. Palavra dita não se faz curva, ditado popular que o secretariado do governo Fátima parece desconhecer”.

Diante do novo impasse, o SINTE/RN cobra uma posição clara e responsável do Executivo estadual. “É inaceitável que acordos firmados com representantes da categoria sejam desrespeitados de forma recorrente. Essa instabilidade prejudica os profissionais e enfraquece a confiança no diálogo com o governo”, finalizou Vital.

A categoria aguarda um posicionamento oficial da governadora Fátima Bezerra com prazos concretos e medidas de correção. Enquanto isso, o clima é de indignação e mobilização entre os trabalhadores e trabalhadoras da educação.

Em nota conjunta, SEEC e SEAD prometem pagar 40 % do 13o e 1/6 de férias em agosto

 


Rede Estadual: 09 novos alvarás liberados para São José de Mipibu (RN)


    O Núcleo do SINTE/RN em São José de Mipibu comunica que a Justiça efetuou a liberação de 09 (nove) novos alvarás em favor dos seguintes servidores estaduais:

ANA LEDA FIGUEIREDO VARELA
(EE PROFESSOR FRANCISCO BARBOSA)

ANTONIA CARDOSO DOS SANTOS
(EE HILTON GURGEL DE CASTRO)

ELIS SANDRA CARDNALLE VICTOR DE LIMA
(EE HILTON GURGEL DE CASTRO)

EVANDRA LIMA DOS PASSOS
(EE PROFESSOR FRANCISCO BARBOSA)

GIDEONI AGLICIA REVOREDO DO MONTE
(EE PROFESSOR FRANCISCO BARBOSA)

JAQUELINE SOUZA DE CARVALHO
(EE HILTON GURGEL DE CASTRO)

PATRICIA AMARAL DA SILVA
(EE PROFESSOR RAFAEL GARCIA)

SILZARIO MACEDO DA SILVEIRA
(EE PROFESSOR FRANCISCO BARBOSA)

VANDENIR TEIXEIRA DA SILVA
(EE HILTON GURGEL DE CASTRO)
    Os alvarás já estão disponíveis para retirada no Núcleo do SINTE/RN em São José de Mipibu, localizado na:

    📍 Rua 15 de Novembro, 67, Centro
    ⏰ Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h


    Contato para informações:

    Em caso de dúvidas, os servidores podem entrar em contato com os representantes do SINTE/RN:

    Laelio Costa: 9 9104-1183

    Rozângela Souza: 9 9147-8224


    Documentação necessária: 

    Apresentar documento de identificação com foto, número do RG e CPF.

    Obs: Os servidores beneficiados devem comparecer pessoalmente ou enviar representante legalmente autorizado.

terça-feira, 8 de julho de 2025

Governo anuncia pagamento antecipado do 13° salário de servidores da Educação e de órgãos com arrecadação própria

A Secretaria de Estado da Administração (SEAD) informa que o pagamento do adiantamento de 40% do décimo terceiro salário dos trabalhadores da educação e dos órgãos com arrecadação própria será efetuado no dia 9 de agosto. 

No mesmo dia também será pago o valor referente a 60% do décimo terceiro salário dos professores temporários (aditivo) referente ao ano de 2024. 

Já no dia 30 de agosto será realizado o pagamento dos 15 dias adicionais de férias relativos ao exercício de 2025, conforme previsto na legislação para os profissionais do magistério da rede estadual.

Em junho, o pagamento de 90% dos valores referentes as férias 2024 foi efetuado aos professores temporários.

As datas definidas para os pagamentos consideram o equilíbrio fiscal do Estado, permitindo que os direitos da categoria sejam garantidos com responsabilidade e dentro dos limites da saúde financeira das contas públicas.

Fonte: Ascom Governo do RN

segunda-feira, 7 de julho de 2025

Literatura Potiguar nas Escolas: SME prestigia autores do RN em evento na próxima quarta-feira, 09/07.


 

Atendimento jurídico: Confira os dias e horários do advogado em julho




 O Núcleo do SINTE/RN comunica que o advogado Izac Martini atenderá os/as trabalhadores/as em Educação de São José de Mipibu nos seguintes dias e horários:

✔ 16/07 (quarta-feira - 8h às 12h)

✔ 31/07 (quinta-feira - 8h às 12h)

Os/as associados/as que desejarem marcar seus atendimentos deverão agenda-los - preferencialmente por whatsapp - pelo número ☎ 9 9147 8224 (Rozângela).

Comissão do novo Plano Nacional de Educação promove debate nesta terça-feira

 

Projeto do novo PNE estabelece objetivos e metas para a educação até 2034

A comissão especial da Câmara dos Deputados responsável pela análise do novo Plano Nacional de Educação (PNE) promove, nesta terça-feira (8), audiência pública para discutir avaliação, fiscalização, monitoramento de metas e responsabilização.

O debate atende a pedido do relator, deputado Moses Rodrigues (União-CE), da presidente do colegiado, deputada Tabata Amaral (PSB-SP), e também dos deputados Adriana Ventura (Novo-SP), Diego Garcia (Republicanos-PR), Alice Portugal (PCdoB-BA), Maria do Rosário (PT-RS), Pedro Uczai (PT-SC), Rafael Brito (MDB-AL), Socorro Neri (PP-AC) e Professora Goreth (PDT-AP).

A audiência integra uma série de debates que vêm sendo promovidos pela comissão especial, com o objetivo de aperfeiçoar o texto do novo PNE. As discussões buscam subsidiar os parlamentares na construção de políticas públicas mais efetivas e alinhadas às metas de qualidade e equidade educacional.

Segundo os parlamentares, as discussões públicas são essenciais para aprimorar o novo plano, que deve orientar a formulação de políticas públicas educacionais pelos próximos dez anos.

"O Plano Nacional de Educação é a principal peça de planejamento educacional, o guia para a ação dos poderes públicos e formulação e implementação de políticas públicas na área educacional", destacam os deputados no requerimento em que solicitam o debate.

Também ressaltam no texto que as audiências públicas propostas pelos parlamentares auxiliarão a construção desse caminho. "Após a vigência de dois PNEs houve o acúmulo de experiência que permitirá que, a partir da proposta em análise, o Congresso Nacional possa contribuir para seu aperfeiçoamento e entregar à sociedade brasileira um potente instrumento para assegurar o direito às educação e qualidade a todos e todas".

Novo PNE

O Projeto de Lei 2614/24, que institui o novo PNE, estabelece 18 objetivos para serem cumpridos até 2034 nas áreas de educação infantil, alfabetização, ensinos fundamental e médio, educação integral, diversidade e inclusão, educação profissional e tecnológica, educação superior, estrutura e funcionamento da educação básica.

Para cada objetivo previsto no plano, foram estabelecidas metas que permitem seu monitoramento ao longo do decênio. São 58 metas, comparáveis com os 56 indicadores do PNE 2014-2024.

Para cada meta, há um conjunto de estratégias com as principais políticas, programas e ações envolvendo a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, para alcançar os objetivos propostos.

O novo PNE vai substituir o plano estabelecido para período 2014-2024, que foi prorrogado até o final deste ano.


 


Fonte: Agência Câmara de Notícias

Curso gratuito em gestão escolar tem inscrição até 8 de julho; saiba como participar

UFAL abre processo seletivo para curso em gestão da escola pública de ensino médio; CNTE destaca a importância da formação para fortalecer a democracia nas escolas


A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) está com inscrições abertas, até o dia 8 de julho de 2025, para o curso gratuito de especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio (GEPEM), na modalidade a distância (EAD), com encontros presenciais obrigatórios.

Com duração de 12 meses e uma carga horária de 360 horas, a formação tem como público-alvo diretores (as) e coordenadores(as) pedagógicos(as) - incluindo profissionais que atuam na gestão ou articulação do ensino - com curso superior completo e que estejam, preferencialmente, em exercício em escolas públicas estaduais de ensino médio de Alagoas.

“É de fundamental importância essa ação feita pela Universidade, considerando que um dos nossos maiores desafios na educação pública brasileira é a formação de professores”, disse a secretária de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Guelda Andrade.

“Essa formação continuada, voltada especificamente para gestores, é essencial para que atuem de forma democrática, respeitando a construção coletiva do projeto político-pedagógico da escola, com um olhar atento e escuta ativa da comunidade escolar - porque o maior termômetro da escola pública é justamente a comunidade. A maior avaliação que pode ser feita na escola pública é aquela realizada por ela”, complementou.

Nessa mesma linha, Guelda frisou a importância de escutar estudantes, famílias, funcionários e docentes como parte desse processo coletivo. “Isso fortalece a escola e melhora a educação”, disse.

Oportunidades

Os interessados em participar do processo seletivo precisam acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) para que possam ler o edital e preencher o formulário de inscrição até o dia 08/07/2025.

Clique aqui para ter acesso ao edital.

Clique aqui para fazer a inscrição.

Cartilha da CNTE traz insumos para debater valorização dos profissionais da educação


Publicação deve servir como ferramenta para consolidar as lutas históricas da categoria e atualizar o debate do momento, indicando propostas para os principais assuntos em discussão


A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) lançou a cartilha "Valorização dos Profissionais da Educação", com o objetivo de atualizar e ampliar o debate sobre as condições de trabalho e direitos da categoria. O material aborda os desafios atuais, como os riscos da flexibilização no setor público, as metas do próximo Plano Nacional de Educação (PNE), as diretrizes do Sistema Nacional de Educação (SNE) e as garantias constitucionais.

Segundo Heleno Araújo, presidente da CNTE, a cartilha é uma ferramenta para consolidar as lutas históricas da categoria. "Ela sistematiza de forma bem objetiva o nosso histórico das lutas e conquistas e atualiza o debate do momento, indicando as nossas propostas para os principais assuntos em discussão", afirmou.

O documento também busca orientar sindicatos e profissionais sobre as pautas prioritárias, como piso salarial, carreira e a implementação do SNE. "Ela será um instrumento importante para rememorar o que fizemos para chegar ao momento atual, irá contribuir para estimular os debates nos locais de trabalho e nas atividades das nossas filiadas", destacou Heleno.

A iniciativa surge em um momento de intensos debates no Congresso Nacional e entre gestores públicos sobre o futuro da educação, com preocupações em relação a retrocessos e precarização do trabalho. A expectativa é que o material sirva como base para mobilizações e negociações em defesa da escola pública e dos profissionais da área.

Acesse a cartilha aqui.

SINTE-RN convoca funcionários da Educação para assembleia sobre PCCR


O SINTE-RN convoca os(as) funcionários(as) da Rede Estadual de Educação para uma Assembleia Extraordinária às 9h de hoje (07), no auditório do Sindicato.

Na ocasião, será apresentada e discutida a minuta do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da categoria. A presença de todos(as) é fundamental para garantir que a proposta atenda às demandas da base.

O Sindicato reforça a importância da participação para fortalecer a mobilização e a luta por direitos.

quarta-feira, 2 de julho de 2025

Ofício 012/2025: Composição da comissão dos professores para reunião da pauta reivindicatória da categoria

 

Ofício Nº 012/2025

São José de Mipibu (RN), 02 de julho de 2025

Ao Senhor

Jota Veras

Secretário Municipal de Educação (SME/SJM)

Assunto: Composição da Comissão dos Professores para Reunião da Pauta Reivindicatória da categoria

 

                  O Núcleo do SINTE/RN em São José de Mipibu vem, respeitosamente, comunicar a Vossa Senhoria a relação dos membros da Comissão dos Professores da Rede Municipal de Ensino que participarão, juntamente com a direção desta entidade sindical, da reunião para discussão da implementação da pauta reivindicatória da categoria, a se realizar ainda nesse mês de julho de 2025.

Eis abaixo a relação dos membros:

1.       Cláudio Carvalho

2.       Francialdo Cassio

3.       Hedilma Gouveia

4.       Laelio Costa

5.       Marcelo Medeiros

6.       Roberto Rosselini

7.       Rondinele Figueiredo

 

             Agradecemos desde já pela atenção e confirmamos nossa disponibilidade para ajustes de agenda, se necessário.

Atenciosamente,

Laelio Jorge da Costa Ferreira de Melo

Coordenador do SINTE/RN – Núcleo São José de Mipibu

 

Ofício 013/2025: Solicitação de Reunião para Tratar da Pauta dos Agentes Educacionais

 


Ofício 013/2025

São José de Mipibu (RN), 02 de julho de 2025

 

Ilmo Senhor

Jota Veras

Secretário Municipal de Educação de São José de Mipibu

 

Assunto: Solicitação de Reunião para Tratar da Pauta dos Agentes Educacionais

 

Senhor Secretário:

A Coordenação do SINTE/RN, em conjunto com a Comissão de Agentes Educacionais I e II da Rede Municipal de Ensino de São José de Mipibu, vem, respeitosamente, solicitar uma reunião com o Executivo Municipal para discutir a implementação das reivindicações pertinentes à categoria.

Sugerimos a próxima segunda-feira, 07 de julho de 2025, no período da manhã, em horário e local que melhor se adequem à agenda de Vossa Senhoria.

Ressaltamos a importância desse diálogo para o avanço das demandas dos(as) agentes educacionais, visando melhorias nas condições de trabalho e valorização profissional.

Desde já, agradecemos pela atenção e aguardamos o retorno para confirmação da data.

Atenciosamente,

 

Laelio Jorge da Costa Ferreira de Melo

Coordenador do SINTE/RN em São José de Mipibu