quarta-feira, 28 de março de 2018

COMANDO DE GREVE VISITA EE TERCEIRA ROCHA


Os professores Laelio Costa (SINTE/Mipibu) e Paulo Mariano ( EE Francisco Barbosa) do Comando de Greve do SINTE em São José de Mipibu visitaram, ontem à tarde, a EE Terceira Rocha, em Laranjeiras dos Cosmes.

Os integrantes do Comando foram recepcionados pela gestora Jane que ouviu atenta o discurso dos grevistas e, ao final das falas, reconheceu legítimas as reivindicações embora tenha se mostrado receosa diante da possibilidade da escola aderir e ver parcela do seu alunado migrar para a escola do município sediada naquele distrito.
.
Segundo a diretora a situação é mais delicada no turno da manhã onde só há uma única turma - multiseriada, vale salientar - funcionando. No turno da tarde funciona o ensino fundamental II e à noite, o ensino médio.


A conversa prosseguiu no horário do intervalo, dessa vez, com os professores do turno. Assim como a direção, os profissionais contactados também estão cientes da importância que a greve possui para o fortalecimento da categoria perante os desmandos do governo Robinson, entretanto, temem que uma greve prolongada resulte na queda do número de alunos. 


Os integrantes do comando de greve reconhecem a fragilidade do turno matutino que conta com apenas uma turma ativa mas chamou a atenção dos colegas dos turnos vespertino e noturno para a adesão à greve nos seus horários de trabalho. 


Os professores do turno da tarde, em especial o professor Kiko solicitou que os membros da comissão efetuassem trabalho de conscientização semelhante com os colegas do turno da noite. 

Para os representantes do movimento grevista a escola deve conversar com a comunidade escolar e apresentar de forma clara e objetiva os motivos que estão levando a categoria a deliberar pela paralisação momentânea das suas atividades laborais.

terça-feira, 27 de março de 2018

PAGAMENTO DE MARÇO SAI NA QUINTA-FEIRA


Francialdo Cássio da Rocha, coordenador-geral do SINTE em São José de Mipibu(RN) informa a categoria que na manhã de hoje (27) entrou em contato com o secretário de Administração, Antônio Marcos Freire, para questiona-lo a respeito do pagamento de março.

Segundo o que foi repassado pelo representante do executivo, o pagamento acontece na próxima quinta-feira, 29/03.

COMANDO DE GREVE VISITA EE LARANJEIRAS DO ABDIAS




O Comando de Greve da Rede Estadual em São José de Mipibu visitou, na manhã de hoje (27), a Escola Estadual de Laranjeiras do Abdias, na zona rural do município. 

Os professores Laélio Costa (SINTE/Mipibu) e Paulo Mariano (EE Prof. Francisco Barbosa) conversaram demoradamente com alunos, funcionários e professores explicitando com clareza e objetividade os principais pontos da pauta da greve em curso.

Os alunos, inclusive, aproveitaram a visita do SINTE para reclamar da falta de professores na escola e, diante da fala e da problemática evidenciada, mostraram-se favoráveis ao pleito dos docentes.


A equipe docente posicionou-se favorável a adesão e prometeu conversar com os demais professores da Escola para combinar o possível ingresso da escola ao movimento grevista em curso.

Os membros do comando de greve comprometeram-se em participar de uma reunião com alunos e pais para expor a comunidade escolar de Laranjeiras e adjacências os graves motivos que desencadearam a greve atual.

O Comando de Greve de São José de Mipibu agradece a receptividade daquela comunidade escolar e espera que os colegas professores juntem-se a nós nesse momento.


domingo, 25 de março de 2018

GREVE DA REDE ESTADUAL EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU


TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DA REDE ESTADUAL ESTÃO EM GREVE POR TEMPO INDETERMINADO



Os trabalhadores em educação da Rede Estadual decidiram entrar em greve, por tempo indeterminado, na tarde da última quinta-feira (22). A deflagração aconteceu em assembleia da categoria, que estava repleta de professores, funcionários e profissionais aposentados.

A principal reivindicação dos profissionais da educação estadual é o pagamento da correção de 6,81% do Piso Salarial 2018, que até o momento não aconteceu. Os trabalhadores não aceitaram nenhuma das propostas apresentadas pelo governo para implementar o Piso.

GOVERNO NÃO APRESENTOU PROPOSTA QUE RESPEITE A LEI DO PISO

O governo não apresentou nenhuma proposta que chegasse ao patamar mínimo do que diz a Lei do Piso Nacional Salarial. Primeiro propôs parcelar o Piso em 5 parcelas, de julho a novembro, sem citar o pagamento do retroativo. A categoria avaliou, em assembleia dia 16 de março, e não aceitou. Depois o Executivo disse que iria pagar a correção salarial em abril, apenas para ativos, e iria dividir em 6 parcelas o pagamento para os aposentados, isso mais uma vez sem falar em retroativo.

A coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, justifica a greve dos profissionais da educação estadual: “Os trabalhadores não aguentam mais serem massacrados pelo governo Robinson. Nossa pauta já acumula 51 itens. Nem mesmo o Piso o governo quer pagar como manda a lei. Por isso, os profissionais decidiram dar um basta e decretar greve. Não há outra saída. A greve é o último recurso que um trabalhador possui”.

CORREÇÃO DO PISO NÃO É O ÚNICO MOTIVO DA GREVE

Além da correção do Piso, os profissionais da educação do Estado também reivindicam melhorias nas condições de trabalho e o pagamento de direitos que vêm sendo negados: “As escolas estão em estado de calamidade. Faltam materiais, professores… isso sem falar nos direitos que o governo não vem concedendo aos trabalhadores. Portanto, é greve. Não resta outra alternativa”, afirmou o coordenador geral do SINTE/RN, professor José Teixeira.

ENCAMINHAMENTOS

A assembleia também aprovou os seguintes encaminhamentos:

Os professores devem retornar as escolas para conversar com alunos e pais sobre a deflagração da greve;

Visitas as escolas para avaliar o quadro de adesão à greve nos dias 26 e 27 de março;

Mobilização unificada (Rede Estadual e Municipal de Natal) na Avenida Itapetinga, Zona Norte de Natal. Dia 28/03, às 15h, concentração nas proximidades da Biblioteca;

Assembleia da Rede Estadual. Dia 02/04, às 8h30, em frente à Secretaria Estadual de Educação (Centro Administrativo de Natal). Em pauta a avaliação da greve.

quarta-feira, 21 de março de 2018

SINTE/RN VAI AVALIAR PROPOSTAS DO GOVERNO EM ASSEMBLEIA DA REDE ESTADUAL NESTA QUINTA (22/03)


A primeira proposta apresentada pelo governo nos primeiros momentos da negociação da campanha salarial da educação, era pagar a correção do Piso Salarial 2018, de 6,81%, apenas para o nível médio, distorcendo a tabela salarial e prejudicado a carreira. A proposta foi rechaçada pela direção do Sindicato que nem chegou a submete-la à categoria.

Depois, o governo propôs pagar o Piso em cinco parcelas iguais de julho a novembro, para aposentados e ativos. A proposta foi rejeitada em Assembleia no dia 16 de março e a greve foi aprovada.

Na audiência realizada na tarde desta segunda-feira (19), a primeira proposta de pagamento, de 3% em junho e 3,81% em setembro, foi recusada pela direção do SINTE/RN. A pressão fez com que o Governo apresentasse uma nova proposta: pagar 3 % para ativos em junho e em julho seriam 3,81%. Para os aposentados a primeira parcela seria de 3% também em junho, mais 3,81% em setembro.

Mais uma vez a direção pressionou por uma melhora na proposta. Após diálogo com o governador, a secretária de educação Claudia Santa Rosa, apresentou a proposta que, segundo ela, seria a final: pagar 6,81% para os ativos em abril e neste mesmo mês iniciar o pagamento de seis parcelas de 1% para os aposentados, sendo a sexta a ser paga em setembro no percentual de 1,81%.

Com o fim da possibilidade de avanço além dessa proposta, a direção do SINTE/RN deverá levar as informações para serem avaliadas pela categoria, a em assembleia da Rede Estadual a ser realizada nesta quinta-feira, dia 22/03, às 14h na Escola Estadual Winston Churchill, no Centro de Natal.

segunda-feira, 19 de março de 2018

ASSEMBLEIA DISCUTE A DEFLAGRAÇÃO DA GREVE POR TEMPO INDETERMINADO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO



Companheiros (as), a greve da rede estadual ficou acertada para começar na próxima quinta-feira (22). A tarefa nestes dias que antecedem a deflagração é conversar com pais e alunos. A motivação que nos leva a greve é ocasionada pela forma desrespeitosa que o governo Robinson vem nos tratando. A proposta - indecente, vale salientar - que ele faz, beira o ridículo: dividir o mísero reajuste de 6.817 % a partir do mês de julho em inacreditáveis seis parcelas de 1,36 %  sem direito a retroativo algum.

Quem não está convencido da greve está abrindo mão da imediata correção dos 6,817%. Agora um aviso importante, temos outros pontos de pauta (promoções horizontais (letras), promoções horizontais (mudanças de níveis), etc) e se não fizermos nada, tais benefícios jamais sairão do papel. 

Analisem a conjuntura e participem da assembleia do dia 22/03 as 14h30 na EE Winston Churchill. 

Um grande abraço,


Fátima Cardoso

quinta-feira, 15 de março de 2018

SINTE/RN PARTICIPA DA 13a. EDIÇÃO DO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL


Desde a última terça- feira (13), delegação formada por professores e dirigentes do SINTE/RN participa das atividades da 13ª edição do Fórum Social Mundial (FSM 2018), em Salvador, na Bahia.
Com o lema “Resistir é criar. Resistir é transformar!”, o Fórum prossegue até sábado (17)  com a participação de mais de 60 mil pessoas provenientes de 120 países, contando com a presença de 1500 coletivos, organizações e entidades, todos comprometidos em buscar alternativas e traçar estratégias de enfrentamento ao neoliberalismo que avança a passos largos pelo mundo.
O Fórum Social Mundial  representa  um espaço de resistência ao desmonte das políticas públicas que beneficiam as classes menos favorecidas. 






ASSEMBLEIA DA REDE ESTADUAL



Amanhã, sexta-feira (16/03), às 8h, na ASSEN, tem Assembleia da Rede Estadual de Ensino com indicativo de GREVE.

Participe! #SINTERN



terça-feira, 13 de março de 2018

IMPOSTO DE RENDA: ACONTECE AMANHÃ (14), 2o. DIA DE ATENDIMENTO CONTÁBIL NO SINTE/Mipibu



IMPLANTAÇÃO DAS PROMOÇÕES HORIZONTAIS E VERTICAIS DE PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU



O SINTE comunica aos professores e funcionários que tiveram suas promoções publicadas no último mês de janeiro que a implantação - tanto das promoções horizontais (letras - ver aqui) quanto das publicações verticais (níveis - ver aqui) - acontecerá agora, no pagamento de março. 

A (boa) notícia foi obtida na manhã de hoje  pelo coordenador-geral do sindicato, prof. Francialdo Cássio da Rocha, durante conversa com o secretário municipal de Administração, Antônio Marcos Freire.

Quanto ao retroativo, Francialdo avisa que Freire comentou que, caso não seja quitado agora,  será liquidado no próximo pagamento (abril/2018).

segunda-feira, 12 de março de 2018

ASSEMBLEIA DA REDE ESTADUAL VOTA INDICATIVO DE GREVE NA PRÓXIMA SEXTA



Atenção governador Robinson Faria !

A correção do Piso em 6,81% deve ser para todos os trabalhadores e trabalhadoras em educação, incluindo aí os colegas já aposentados/as e os/as especialistas em educação, ou não será para ninguém. 
Lembramos ao governador do RN que especialistas em educação são sujeitos de direito do magistério, lembramos ainda que os aposentados/as se dedicaram exaustivamente ao magistério, e apenas querem o que é justo:
SALÁRIOS SEM ATRASOS, DÉCIMO TERCEIRO E CORREÇÃO DO PISO. 
Nos respeite, GOVERNADOR GOLPISTA TRAIDOR DA CLASSE TRABALHADORA. 
Não daremos trégua SOB HIPÓTESE ALGUMA!

Dia 16, às 8h da manhã, vamos todos para a assembleia no clube ASSEN votar o indicativo de greve.

domingo, 11 de março de 2018

JAPECANGA: SECRETÁRIA TOMA MEDIDAS PARA DIFICULTAR AÇÕES CRIMINOSAS MAS ACREDITA QUE SOLUÇÃO SÓ VIRÁ COM OPERAÇÃO ENÉRGICA DA POLÍCIA




A Escola Maria Salete de Lima, em Japecanga, tem colecionado boletins de ocorrências - os conhecidos "B.Os". De 2015 para cá, furtos, roubos e arrastões tornaram-se fatos corriqueiros naquela unidade de ensino.

Nós que fazemos o blogue do SINTE em São José de Mipibu, noticiamos várias ocorrências envolvendo a Escola Maria Salete. Infelizmente, as ações criminosas não tem cessado naquela região da cidade. A ousadia é tanta que a última investida aconteceu já no primeiro dia letivo de 2018 (01/03) trazendo momentos de tensão aos alunos, pais e funcionários que presenciaram a ocorrência.

Com o intuito de saber quais medidas a Secretaria Municipal de Educação irá tomar para dificultar as investidas da marginalidade e salvaguardar a integridade física daquela comunidade escolar, o coordenador de comunicação do SINTE em São José de Mipibu, prof. Laélio Costa, conversou na última quarta (08) com a secretária Lúcia Martins.

A gestora comunicou que - em caráter emergencial - já estão sendo tomadas as seguintes medidas:

- Mudança das portas, fechaduras e cadeados danificados.
- Elevação dos muros. 
- Implantação de cerca concertina.

Lúcia compreende que as medidas não solucionarão a problemática daquela comunidade escolar, entretanto, crê que ajudarão a diminuir - em parte - a sensação de medo. Para ela, sem a presença ostensiva  da polícia, o problema não será resolvido.

"Infelizmente, Japecanga tornou-se rota de fuga para a marginalidade que atua nos municípios vizinhos de Parnamirim e Macaíba. A circulação de bandidos levou ao crescimento da insegurança e isso ganhou corpo até atingir a escola. As medidas que estamos implementando chegam para reforçar a segurança dos alunos e profissionais daquela instituição de ensino mas sabemos que sem a intensificação das ações policiais não conseguiremos - enquanto prefeitura e secretaria de Educação - eliminar essa problemática. Podemos dificultar a ação dos marginais no ambiente escolar, mas nada poderemos fazer se eles resolverem agir nas ruas próximas, por exemplo", declarou.  


terça-feira, 6 de março de 2018

QUINTA (08) TEM ASSEMBLEIA UNIFICADA DAS TRABALHADORAS EM EDUCAÇÃO

Dia 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o SINTE/RN vai realizar uma assembleia unificada. A assembleia é voltada para as trabalhadoras em educação da Rede Estadual, Municipal de Natal e dos municípios do interior. Os homens também podem e devem participar.
A assembleia está marcada para às 14h, na ASSEN. Em pauta a história luta das mulheres em prol dos seus direitos.
CAMINHADA APÓS A ASSEMBLEIA
Após a assembleia as trabalhadoras em educação vão se somar ao ato unificado das mulheres, realizado em Natal. A concentração será às 15h30, em frente ao INSS da Rua Apodi, no bairro Tirol. A marcha reunirá mulheres de diversos segmentos sociais.

segunda-feira, 5 de março de 2018

NÍSIA FLORESTA: DIRIGENTE DO SINTE É VÍTIMA DE PERSEGUIÇÃO POLÍTICA




Alegando dificuldades financeiras em decorrência da controversa crise econômica nacional, a secretaria de Educação do Município de Nísia Floresta, Valéria Lopes de Aquino, enviou hoje (05) comunicado ao coordenador local do SINTE, professor Josivaldo Nascimento, onde suspende sua disponibilidade sindical e ao mesmo tempo o convoca a assumir de imediato sua carga horária na Escola Municipal Yayá Paiva, no centro da cidade.

Para complicar ainda mais a vida do sindicalista, a diretora do Yayá fracionou sua carga horária distribuindo-a entre os turnos matutino e vespertino.



A medida engessa a luta da categoria nisiaflorestense que fica fragilizada a partir de agora sem o mesmo ritmo de trabalho sindical executado com brilhantismo e dedicação pelo companheiro Josivaldo ao longo do tempo.

O sindicalista tem sido alvo de constantes retaliações por parte do poder público municipal. Na semana passada, por exemplo, Josivaldo foi surpreendido com a retirada do ar do programa semanal que o núcleo sindical possuía na rádio comunitária da cidade.

No início da noite, o sindicalista utilizou as redes sociais para manifestar sua indignação perante a perseguição política promovida contra sua pessoa pela gestão municipal.

"Ação de repressão como essa só vimos no regime da ditadura militar e em Nísia Floresta volta a ocorrer porque a secretária de educação não admite ser questionada por um representante sindical perante suas decisões como gestora. Mas, o que esperar de uma gestão escravagista do PSDB??", desabafou.

No comunicado endereçado a comunidade escolar nisiaflorestense, o sindicalista alerta a categoria para a necessidade de se manter unida e coesa e afirma que não irá sob hipótese alguma abandonar a atividade sindical.

"Isso que está acontecendo só nos mostra que devemos nos unir cada vez mais ou caso contrário os nossos direitos continuarão sendo negados. Conto com a solidariedade e compreensão de vocês Trabalhadores em Educação, pois aqui confirmo que não será essa atitude mesquinha da secretária de educação que vai me fazer desistir de defender nossos direitos e tão pouco abandonar as atividades sindicais. Irei continuar na luta, mesmo sabendo que agora com bem menos tempo para responder as necessidades".




* O SINTE de São José de Mipibu (RN) solidariza-se com o companheiro de lutas Josivaldo Nascimento, professor e sindicalista de caráter ilibado que tem dedicado sua vida a luta intransigente em favor dos trabalhadores e estudantes do vizinho município de Nísia Floresta.

IMPOSTO DE RENDA 2018: CONTADOR INICIA ATENDIMENTO NA QUARTA-FEIRA (07)





sexta-feira, 2 de março de 2018

VIOLÊNCIA: ESCOLA SOFRE ARRASTÃO NO PRIMEIRO DIA LETIVO DO ANO




ESCOLA DA REGIÃO METROPOLITANA DO NATAL (RN) SOFRE ARRASTÃO NO PRIMEIRO DIA LETIVO DO ANO



Foi realizado no final da manhã de ontem (01/03) arrastão na Escola Municipal Maria Salete de Lima, no distrito de Japecanga, município de São José de Mipibu (RN). Segundo informações obtidas no local, três bandidos armados invadiram a escola por volta das 11 horas.

Utilizando-se de muita violência eles colocaram revólveres nas cabeças de uma das professoras e do secretário escolar. Após subtraírem objetos pessoais e celulares, os marginais evadiram-se do local levando o carro de uma das professoras, um FORD KA VERMELHO de placas PWJ-5669/Parnamirim-RN fugindo em direção ao povoado de Canabrava, já no território do vizinho município de Macaíba.

A Escola Municipal Maria Salete de Lima tem sofrido  - com relativa frequência, vale salientar - arrastões, roubos e furtos. A unidade de ensino está localizada na divisa dos municípios de São José de Mipibu, Parnamirim e Macaíba.


A região onde a escola está sediada tem se tornado uma espécie de "porto seguro" para a bandidagem da circunvizinhança, pois - como relatam os moradores - a polícia não costuma "perturbar" os marginais que se escondem por lá.