Os professores Laelio Costa (SINTE/Mipibu) e Paulo Mariano ( EE Francisco Barbosa) do Comando de Greve do SINTE em São José de Mipibu visitaram, ontem à tarde, a EE Terceira Rocha, em Laranjeiras dos Cosmes.
Os integrantes do Comando foram recepcionados pela gestora Jane que ouviu atenta o discurso dos grevistas e, ao final das falas, reconheceu legítimas as reivindicações embora tenha se mostrado receosa diante da possibilidade da escola aderir e ver parcela do seu alunado migrar para a escola do município sediada naquele distrito.
.
Segundo a diretora a situação é mais delicada no turno da manhã onde só há uma única turma - multiseriada, vale salientar - funcionando. No turno da tarde funciona o ensino fundamental II e à noite, o ensino médio.
A conversa prosseguiu no horário do intervalo, dessa vez, com os professores do turno. Assim como a direção, os profissionais contactados também estão cientes da importância que a greve possui para o fortalecimento da categoria perante os desmandos do governo Robinson, entretanto, temem que uma greve prolongada resulte na queda do número de alunos.
Os integrantes do comando de greve reconhecem a fragilidade do turno matutino que conta com apenas uma turma ativa mas chamou a atenção dos colegas dos turnos vespertino e noturno para a adesão à greve nos seus horários de trabalho.
Os professores do turno da tarde, em especial o professor Kiko solicitou que os membros da comissão efetuassem trabalho de conscientização semelhante com os colegas do turno da noite.
Para os representantes do movimento grevista a escola deve conversar com a comunidade escolar e apresentar de forma clara e objetiva os motivos que estão levando a categoria a deliberar pela paralisação momentânea das suas atividades laborais.