O SINTE/RN lançou nessa terça-feira, 05 de maio, uma campanha em defesa da implantação do reajuste do Piso Salarial 2020 para os professores e professoras vinculados/as ao Estado e ao Município de São José de Mipibu. Em circulação nas redes sociais do Sindicato e em grupos de WhatsApp de educadores, a campanha se faz necessária, uma vez que tanto o Governo do RN como a Prefeitura de São José ainda não aplicaram a correção anual do Piso, que deveria ocorrer no mês de janeiro.
Em 2020, o Piso Nacional do Magistério é de R$ 2.886,15. Esse valor representa um incremento de 12,84% em relação ao ano anterior e, apesar do reajuste ser garantido por lei, a Prefeitura de São José de Mipibu já informou que em decorrência da queda de arrecadação em virtude da pandemia da COVID-19, o Piso dos educadores municipais não será implantando. Por sua vez, o Governo do RN afirma que o pagamento será feito, mas não indica quando e nem como será a implantação desse reajuste.
O SINTE não aceita e não compactua com a forma como os Gestores Estadual e Municipal têm lidado com essa questão e com a categoria. Ainda assim, o Sindicato vem buscando o diálogo com a Secretarias Estadual de Educação e com o Município de São José de Mipibu. De acordo com a coordenadora geral da entidade, professora Fátima Cardoso, é preciso valorizar a Educação Pública e seus educadores/as, não perdendo de vista os direitos dos professores e professoras.
Somente nesse ano, o não pagamento do Piso do Magistério já conduziu à greve na Rede Estadual. No plano local, a negativa do Municipio na véspera da concessão do reajuste acarretou enorme mal-estar na categoria. A campanha virtual lançada hoje visa sensibilizar os gestores e , sobretudo, chamar atenção da sociedade para o dilema vivido pelos docentes e garantir a correção do Piso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário