Neste mês de outubro, o Rio Grande do Norte começa a se preparar para a Conferência Nacional Extraordinária de Educação (CONAEE 2024), com a realização de conferências intermunicipais. No Estado, essas conferências vão ocorrer de forma remota, através da plataforma Zoom, e são realizadas pelo Fórum Estadual de Educação (FEE), com suporte do SINTE/RN.
Voltadas para professores(as) e demais trabalhadores(as) da Educação, das redes pública e privada, gestores(as), dirigentes, conselheiros(as), estudantes, pais, mães e responsáveis, as Conferências Intermunicipais vão tratar do tema: “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantir a educação como um direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”. Durante os debates, os(as) participantes terão a oportunidade de contribuir para a construção da Educação pública do país.
As conferências serão realizadas por pólos e os links de inscrição serão disponibilizados pela comissão organizadora. No Polo 1, que engloba Natal e outras 20 cidades do Litoral Sul e Agreste Potiguar, as inscrições já estão disponíveis:
Cidades participantes do Polo 1:
01. Arêz
02. Baía Formosa
03. Boa Saúde
04. Canguaretama
05. Goianinha
06. Lagoa de Pedras
07. Macaiba
08. Monte Alegre
09. Natal
10. Nísia Floresta
11. Parnamirim
12. Passagem
13. Pedro Velho
14. Santo Antônio
15. São Gonçalo Amarante
16. São José de Mipibu
17. Senador Georgino Avelino
18. Tibau do Sul
19. Várzea
20. Vera Cruz
21. Vila Flor
CONAEE 2024 – No dia 12/09/23 foi publicado o Decreto Lei 11.697/2023, convocando de maneira extraordinária a Conferência Nacional de Educação (CONAEE), edição 2024, que acontecerá de 28 a 30 de janeiro, em Brasília (DF). Nessa edição, o tema central da Conferência é “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantir a educação como um direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.
A CONAEE 2024 é precedida pelas etapas municipais e estaduais; possui caráter deliberativo; e tem como objetivos específicos: avaliar a implementação do PNE vigente; subsidiar a elaboração do próximo PNE (decênio 2024-2034); e contribuir para a identificação dos desafios e necessidades educacionais. Além disso, a Conferência produzirá referências que orientarão a formulação e implementação dos planos de educação estaduais, distrital e municipais, no contexto da criação e implementação
do Sistema Nacional de Educação (SNE) e com o propósito de fortalecer a participação social, a cooperação federativa em educação e o regime de colaboração entre os sistemas.
O evento é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e está sob organização do Fórum Nacional de Educação (FNE). Recentemente reconstruído, o FNE é responsável pelo acompanhamento e implementação do Plano Nacional de Educação (PNE).
Nenhum comentário:
Postar um comentário