O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte, Núcleo de São José de Mipibu, se dirige à toda sociedade mipibuense e, em especial, aos trabalhadores em Educação da rede municipal de ensino, para esclarecer o seu posicionamento acerca do retorno das atividades escolares.
Inicialmente, para que não pairem dúvidas, já deixamos claro que somos CONTRA o retorno às atividades escolares neste momento. Nosso firme posicionamento é baseado em dados concretos, na opinião de especialistas respeitáveis em âmbito nacional e, também, no nosso conhecimento da realidade no que diz respeito às condições de trabalho e infraestrutura das escolas públicas.
O Município de São José de Mipibu possui na data de hoje (03.08.2020), de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado, um total de 1.396 casos confirmados para a COVID-19, 49 casos suspeitos em investigação e 27 óbitos. No Brasil o número de óbitos já passa dos 94 mil casos, ou seja, continuamos na curva ascendente da pandemia. Portanto, retornar às aulas neste momento seria expor toda a sociedade, não apenas a comunidade escolar, aos riscos da pandemia.
Segundo levantamento da CNN Brasil com todas as secretarias estaduais de saúde do País, até a data de 21/05, o Brasil já registrava 130 óbitos de crianças e adolescentes vítima da COVID-19, o Nordeste tinha o maior número de mortes, com 55 casos espalhados por todos os estados da região. No final da noite da noite dessa segunda-feira, 03 de agosto de 2020, o telejornal da TV Cultura - o Jornal da Cultura - apresentou dados mais recentes dando conta da morte de 585 crianças e adolescentes desde o início da pandemia em março. Infelizmente não possuímos dados oficiais acerca da quantidade de óbitos em crianças e adolescentes pela covid-19 no Estado do Rio Grande do Norte, mas é possível, considerando a proporção que a pandemia tomou no País, que esse número seja bem significativo.
Ademais, no último dia 31 de julho, a SESAP (Secretaria Estadual de Saúde) emitiu alerta acerca de uma nova síndrome que acomete crianças de adolescentes, de 0 a 19 anos, que tiveram infecção pelo novo coranavírus. Trata-se da Síndrome Multissistêmica Inflamatória Pediátrica, no mundo haviam sido registrados 200 casos e fomos informados pela SESAP/RN na última semana que só o Rio Grande do Norte já registrou 10 casos da referida síndrome.
Todos esses dados demonstram que, ao contrário do que se pensava e do que foi amplamente divulgado, as crianças e os adolescentes correm sim riscos quando expostos ao novo coronavírus, o que nos leva a reafirmar o nosso posicionamento pelo não retorno às atividades escolares neste momento.
Sabemos que, por mais que protocolos sejam adotados, não temos a garantia de que não haverá contaminação no ambiente escolar e que vidas não serão ceifadas. Não podemos deixar de colocar, também, a falta de infraestrutura das nossas escolas para adotar qualquer protocolo sanitário, muitas, inclusive, sem qualquer tipo de ventilação natural tanto nas salas de aula, quanto nas salas de apoio (cozinhas, secretárias, etc).
No momento, a partir de contatos recentes feitos com a Sra. Secretária de Educação do Município, Lúcia Martins Moura, não há, nas palavras dela, nenhuma perspectiva de retorno às aulas neste momento em São José de Mipibu e o Decreto Municipal nº 040/2020 manteve a suspensão das aulas até a data de 31 de agosto.
Na quarta-feira, dia 05.08, haverá uma reunião, às 10h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação com representantes do Sindicato, das Escolas, da Secretaria Municipal de Saúde, dentre outros, para tratarmos a respeito da temática, entretanto reafirmaremos o nosso posicionamento no sentido de o retorno às atividades escolares só ocorrerem quando tivermos uma garantia de segurança para os profissionais e alunos.
Todas as vidas importam e o SINTE/RN, Núcleo de São José de Mipibu, está comprometido com o respeito à vida, à saúde e reafirma mais uma vez o seu compromisso com uma educação pública, gratuita e de qualidade.
São José de Mipibu (RN), 03 de agosto de 2020
Laelio Jorge da Costa Ferreira de Melo
Coordenador do SINTE/RN em São José de Mipibu
Nenhum comentário:
Postar um comentário