quarta-feira, 8 de abril de 2020

SINTE aguarda que prefeitura acate solicitação de audiência e apresente proposta para pagar o piso 2020




Apesar da pandemia do Coronavírus, a Covid-19, as demandas do SINTE/RN seguem em pauta. No caso do município de São José de Mipibu, a direção do Sindicato aguarda que a Prefeitura aponte como e quando irá implantar o Piso Salarial de 2020. Para isso, aguarda ser chamada para uma audiência com vistas a dialogar sobre o assunto.

Na última quinta-feira (02), o coordenador do Núcleo dos Trabalhadores em Educação, Laelio Costa, conversou, mediante contato telefônico, com o chefe de gabinete, Alexandre Elói, e dele solicitou a viabilização de uma conversa entre a representação sindical e o Município.

Elói comprometeu-se a articular a reunião e comunicar ao sindicato assim que houvesse a confirmação da data. Entretanto, até o presente momento não obtivemos por parte da prefeitura, nenhuma sinalização a respeito.

Antes da explosão da pandemia no país e dos consequentes protocolos de saúde que seriam apresentados, havíamos acordado com o município a implantação dos 12.84 % nos contracheques da categoria em março. Entretanto, fomos surpreendidos com a negativa do Executivo através de nota publicada em conhecido blog da cidade no dia 29/11, afirmando não ter condições de efetuar a implantação do reajuste devido a queda na arrecadação e uma certa temerosidade em relação a pandemia de coronavírus. 

No mesmo dia, o SINTE publicou nas suas redes sociais, nota de repúdio rechaçando o argumento utilizado pelo Município de ausência de receita em virtude da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, uma vez que não houve qualquer indicação por parte do Ministério da Educação de redução no repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB para o ano de 2020.

Em meu nome, em nome dos/as companheiros/as do núcleo sindical e em nome de todos/as os/as professores/as da rede municipal de ensino esperamos que, muito em breve, possamos conversar e acertar - em caráter definitivo - a implantação do reajuste salarial do magistério mipibuense.




Laelio Jorge da Costa Ferreira de Melo

Coordenador do SINTE/RN em São José de Mipibu

Nenhum comentário:

Postar um comentário