sexta-feira, 26 de junho de 2026

Após Pé-de-Meia, abandono escolar cai 34% e atinge menor nível desde 2007

Censo Escolar 2025 mostra avanço no ensino médio público, com queda na reprovação e melhora nos indicadores educacionais

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O abandono escolar no ensino médio da rede pública brasileira caiu para 2,5% em 2025, o menor índice registrado desde o início da série histórica do Ministério da Educação (MEC), em 2007. Os dados constam no Censo Escolar 2025, divulgado nesta sexta-feira (26).

Na comparação com 2023, ano anterior ao início do programa Pé-de-Meia, a taxa de abandono recuou 34%. O resultado fortalece um dos principais programas educacionais do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, criado para reduzir a evasão escolar por meio da concessão de bolsas a estudantes do ensino médio da rede pública.

Embora especialistas ressaltem que ainda não seja possível estabelecer uma relação direta entre o programa e a melhora dos indicadores, já que a redução do abandono vinha ocorrendo nos últimos anos, os dados mostram um avanço significativo após o início dos pagamentos do benefício. Em relação a 2022, último ano do governo Jair Bolsonaro, a redução chega a 61,5%, quando a taxa havia alcançado 5,6%, ainda sob forte impacto da pandemia de Covid-19 sobre a educação.

Além da queda no abandono, o Censo Escolar também registrou melhora em outros indicadores do ensino médio. A taxa de reprovação caiu de 5,7% em 2023 para 3,2% em 2025, uma redução de 44%. Também houve avanço na distorção idade-série, indicador que mede o percentual de estudantes com dois ou mais anos de atraso escolar. O índice passou de 24,3% em 2022 para 17,6% no ano passado.

Leonardo Barchini, atribuiu os resultados a um conjunto de políticas implementadas pelo governo federal, incluindo maior articulação com os estados, expansão das matrículas em tempo integral e ampliação do financiamento da educação.

"Tudo isso contribui para um conjunto de melhorias que nós vislumbramos nos últimos quatro anos, mas eu poderia dizer que o Pé-de-Meia é carro-chefe dessa política toda", afirmou o ministro.

Os resultados positivos também se estenderam ao ensino fundamental. Nos anos iniciais, a taxa de abandono caiu para 0,2%, enquanto nos anos finais ficou em 1%. Em 2023, esses índices eram de 0,3% e 1,4%, respectivamente.

Outro dado que chamou atenção foi a redução das reprovações no ensino fundamental. Nos anos finais da etapa, a taxa caiu de 5,4% em 2023 para 3,3% em 2025, uma diminuição de 67%. No 9º ano, por exemplo, a reprovação atingiu apenas 2%, enquanto no 6º ano foi de 4,2%, diminuindo gradualmente ao longo da etapa escolar.

Parte dessa redução pode estar relacionada a políticas adotadas por redes estaduais e municipais para diminuir a retenção de estudantes, especialmente nas séries avaliadas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O indicador considera tanto o desempenho dos alunos nas avaliações nacionais quanto as taxas de aprovação.

Como funciona o Pé-de-Meia

Criado em 2024, o Pé-de-Meia oferece incentivos financeiros mensais aos estudantes do ensino médio matriculados na rede pública e pertencentes a famílias de baixa renda. Além da bolsa mensal, o programa prevê depósitos em uma poupança, liberados ao final de cada ano letivo, e um pagamento adicional para quem participa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Inicialmente destinado aos estudantes beneficiários do Bolsa Família, o programa foi posteriormente ampliado para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e para todos os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).

Com a ampliação, o custo anual da política passou a girar em torno de R$ 12 bilhões. A inclusão definitiva dos recursos no Orçamento da União ocorreu após determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), o que aumentou a pressão sobre as contas do Ministério da Educação.

Segundo a reportagem, atualmente o Pé-de-Meia consome cerca de dois terços do orçamento discricionário do MEC, reduzindo a disponibilidade de recursos para outras políticas da pasta, como programas de alfabetização e expansão do ensino em tempo integral.

Com informações do site Brasil 247

Nota de Pesar

NOTA DE PESAR

Com profundo pesar, o Núcleo do SINTE/RN em São José de Mipibu lamenta a partida de Adriana Souza.

Neste momento de dor e saudade, manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho, rogando a Deus que conceda conforto, força e serenidade para enfrentar esta irreparável perda.

Adriana deixa lembranças, ensinamentos e uma trajetória que permanecerá viva na memória e no coração de todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com ela.

Que sua história seja sempre recordada com carinho, respeito e gratidão.


Núcleo do SINTE/RN em São José de Mipibu

 

quarta-feira, 24 de junho de 2026

24 de Junho | Dia de São João

24 de junho é uma das datas mais especiais do calendário nordestino. Em cada canto dos nove estados da região, o Nordeste vive a tradição e a alegria de celebrar o São João, uma festa que representa a alma e a identidade do nosso povo.

As ruas são enfeitadas com bandeirolas coloridas, os arraiais se enchem de vida, as quadrilhas encantam com sua animação e o som contagiante do forró convida todos a dançar. É tempo de reencontrar amigos, reunir a família e celebrar as tradições culturais que atravessam gerações.

Nas mesas, não podem faltar as delícias feitas à base de milho, como canjica, pamonha, bolo de milho e bolo de fubá, sabores que fazem parte da memória afetiva de cada um de nós, nordestinos (as). Os balões, as fogueiras e a alegria estampada no rosto das pessoas completam o cenário de uma das festas mais bonitas do Brasil.

São João é muito mais que uma comemoração: é o ápice da tradição e do orgulho do povo nordestino. 

São João é a celebração máxima do Nordeste com seu povo acolhedor, alegre e apaixonado por suas origens.

Viva a tradição junina!

Viva o Nordeste!

Viva a Cultura Brasileira!

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Taxa de analfabetismo no RN é a menor de todos os tempos


A taxa de analfabetismo do Rio Grande do Norte caiu para 9,3% em 2025. É a primeira vez na série histórica, iniciada em 2016, que o indicador fica abaixo dos 10%. Em 2016, a taxa era de 13,9%. Em 2024, ficou em 10,5%.

As informações são do módulo sobre Educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgado hoje (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Conforme o levantamento, são consideradas analfabetas as pessoas que não conseguem ler e escrever um bilhete simples.

O IBGE estima que havia 265 mil analfabetos no RN no último ano. Quase metade delas tinham 60 anos ou mais idade (139 mil). Quando considerada apenas essa faixa etária, a taxa ficou em 23,2% em 2025.

O analista da pesquisa, William Kratochwill, explica que o analfabetismo no Brasil está concentrado entre os grupos etários mais velhos. “Quando retiramos as pessoas com 60 anos de idade ou mais do cálculo, a taxa de analfabetismo cai para 5,6% no Rio Grande do Norte. No Brasil, o número reduz para 2,6%”, aponta.

Apesar da melhoria na taxa de analfabetismo do Rio Grande do Norte, o desempenho do estado ainda está abaixo da média nacional (4,9%).

A pesquisa mostra também que a desigualdade de raça persiste no indicador. Entre a população preta e parda, a taxa de analfabetismo está acima da média estadual (11,1%), enquanto a população branca ficou com taxa abaixo da média potiguar (6,1%).

 Taxa de escolarização

Em 2025, 528 mil crianças de 0 a 14 anos de idade cursavam escola ou creche em todo o Rio Grande do Norte.

No estado, a taxa de escolarização entre as crianças de 0 a 3 anos alcançou 36,6%, abaixo dos 50% previstos pela Meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE).

Já entre as crianças de 4 a 5 anos, a taxa de escolarização foi de 95,7%, abaixo da universalização preconizada na mesma Meta, que previa cobertura total até 2016.

Na faixa etária de 6 a 14 anos de idade, a escolarização atingiu 99,3%, mantendo-se praticamente estável desde 2018 (99,2%) e evidenciando a virtual universalização do acesso à escola nessa faixa.

Com informações do Blog do Barreto

FUNDEB movimenta R$ 35,4 milhões em São José de Mipibu nos quatro primeiros meses de 2026

Recursos destinados à educação cresceram 10,58% em relação ao ano passado

A Prefeitura de São José de Mipibu recebeu, entre janeiro e abril de 2026, um total de R$ 35,4 milhões em recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB). O valor representa um crescimento de 10,58%, equivalente a aproximadamente R$ 3,4 milhões a mais em comparação com o mesmo período de 2025, quando o município recebeu R$ 32 milhões.

Os dados constam em levantamento elaborado pela Subseção do Dieese do Sinte-RN com base nas informações oficiais da Prefeitura Municipal.

Crescimento das receitas do FUNDEB

O aumento na arrecadação dos recursos do FUNDEB acompanha a evolução das receitas municipais. Nos quatro primeiros meses de 2026, a Prefeitura arrecadou R$ 89,2 milhões, registrando um crescimento de 11,21% em relação aos R$ 80,2 milhões contabilizados no mesmo período do ano anterior.

Do total arrecadado pelo município, os recursos do FUNDEB corresponderam a cerca de 39,7% das receitas municipais, reforçando a importância do fundo para o financiamento da educação pública local.

Gastos com profissionais da educação aumentam quase 37%

No que diz respeito às despesas financiadas pelo FUNDEB, a Prefeitura aplicou R$ 21 milhões na remuneração dos profissionais do magistério entre janeiro e abril de 2026.

O montante representa um crescimento expressivo de 36,93% em comparação ao mesmo período de 2025, quando haviam sido destinados R$ 15,3 milhões para essa finalidade. Em valores absolutos, o aumento foi de aproximadamente R$ 5,7 milhões.

Aplicação ainda abaixo do mínimo legal

Apesar do aumento nas despesas com o magistério, o percentual aplicado sobre os recursos recebidos do FUNDEB  não alcançou o limite mínimo estabelecido pela legislação federal.

De acordo com os dados apresentados, até abril de 2026 a Prefeitura destinou 61,69% dos recursos do FUNDEB para a remuneração dos profissionais da educação básica, enquanto a legislação determina uma aplicação mínima de 70%.

Em 2025, no mesmo período, esse percentual era ainda menor, correspondendo a 48,25%. Isso significa que houve uma melhora de mais de 13 pontos percentuais na aplicação dos recursos, embora o índice ainda permaneça abaixo do patamar exigido.

Município mantém saldo positivo, mas superávit diminui

Considerando todas as receitas e despesas da administração municipal, São José de Mipibu encerrou os quatro primeiros meses de 2026 com um superávit de R$ 7 milhões, resultado positivo obtido pela diferença entre arrecadação e gastos.

No entanto, o saldo é significativamente menor do que o registrado no mesmo período de 2025, quando o município acumulava um superávit de R$ 14 milhões. A redução foi de aproximadamente 50%, refletindo o crescimento mais acelerado das despesas em relação às receitas.

Enquanto a arrecadação municipal cresceu 11,21%, as despesas liquidadas aumentaram 24,29%, passando de R$ 66,1 milhões para R$ 82,2 milhões.

Resumo dos números do FUNDEB (Janeiro a Abril de 2026)

  • Recursos recebidos do FUNDEB: R$ 35,4 milhões
  • Crescimento em relação a 2025: 10,58%
  • Gastos com remuneração dos profissionais da educação: R$ 21 milhões
  • Crescimento dos gastos com magistério: 36,93%
  • Percentual aplicado na remuneração dos profissionais da educação: 61,69%
  • Percentual mínimo exigido por lei: 70%
  • Diferença para atingir o mínimo legal: 8,31 pontos percentuais

Panorama

Os números do primeiro quadrimestre de 2026 mostram que São José de Mipibu ampliou tanto a arrecadação quanto os investimentos em educação através dos recursos do FUNDEB. O avanço mais significativo ocorreu na remuneração dos profissionais do magistério, que registrou crescimento superior a 36%.

Entretanto, o município ainda precisará ampliar a aplicação dos recursos do fundo na valorização dos profissionais da educação para alcançar o percentual mínimo de 70% exigido pela legislação federal até o encerramento do exercício financeiro.


↓Confira abaixo a íntegra do levantamento realizado pelo DIEESE



Natal (RN), 15 de junho de 2026



BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE AS RECEITAS E DESPESAS DA  
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU  

Até o 2º bimestre de 2026 as receitas realizadas pela Prefeitura Municipal de São José de Mipibu totalizaram R$ 89 milhões, um aumento de 11,21% (+R$ 9 milhões) em relação aos R$ 80 milhões realizados no mesmo período de 2025.  

As despesas liquidadas pela Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, até o 2º bimestre de 2026, totalizaram R$ 82 milhões, um aumento de 24,29% (+R$ 16 milhões) em relação aos R$ 66 milhões liquidados no mesmo período de 2025.  

Nos quatro primeiros meses de 2026 a Prefeitura Municipal de São José de Mipibu acumulou um superávit de R$ 7 milhões, uma queda de 52,16% (-R$ 7 milhões) em relação aos R$ 14 milhões de superávit do mesmo período de 2025. 

Até o 2º bimestre de 2026 as receitas do Fundeb recebidas pela Prefeitura Municipal de São José de Mipibu totalizaram R$ 35 milhões, representando um aumento de 10,58% (+R$ 3 milhões) em relação aos R$ 32 milhões recebidos no mesmo período de 2025.  

O pagamento dos profissionais do magistério, até o 2º bimestre de 2026, somou R$ 21 milhões, um aumento de 36,93% (+R$ 6 milhões) em relação aos R$ 15 milhões pagos no mesmo período de 2025. Aqui cabe ressaltar que o percentual mínimo de aplicação dos recursos do fundeb na remuneração dos profissionais da educação básica é de 70%. Até o 2º bimestre de 2026 este percentual estava em 61,69%. 

Rede Estadual: + 01 (um) alvará liberado para São José de Mipibu


  O Núcleo do SINTE/RN em São José de Mipibu comunica que a Justiça efetuou a liberação de 01 (um) novo alvará em favor da seguinte servidora da rede estadual:


MARLUCE VICENTE DE LIMA SOUZA
E. E. PROFESSOR FRANCISCO BARBOSA


O alvará está disponível para retirada no Núcleo do SINTE/RN
em São José de Mipibu, localizado na:

📍 Rua 15 de Novembro, 67, Centro


⏰ Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h


Contatos para informações:

9 9104 1183 (Laelio)
9 9147 8224 (Rozangela)

quarta-feira, 17 de junho de 2026

Comunicado oficial: recesso junino do SINTE/RN – Núcleo São José de Mipibu

 


COMUNICADO OFICIAL

O SINTE/RN – Núcleo São José de Mipibu informa aos trabalhadores e trabalhadoras em Educação que estará em recesso durante as próximas duas semanas. As atividades administrativas e os atendimentos serão retomados normalmente na segunda-feira, 06 de julho de 2026.

Este período representa uma oportunidade para celebrar as tradições juninas, fortalecer os laços comunitários e renovar as energias para os desafios e lutas do segundo semestre.

Desejamos a toda a categoria um recesso tranquilo, marcado por alegria, paz e momentos especiais junto aos familiares e amigos.

Que as festividades de São João e São Pedro sejam vividas com segurança, confraternização e espírito de esperança.

Retornaremos com disposição renovada para seguir firmes na defesa da Educação pública, da valorização profissional e dos direitos da categoria.


SINTE/RN – Núcleo São José de Mipibu