quarta-feira, 20 de outubro de 2021

SINTE defende a manutenção das aulas semi-presenciais e chama atenção para o trato com alunos que possuem idade inferior a 12 anos

  


   O SINTE/RN - Núcleo São José de Mipibu comunica a comunidade escolar mipibuense que se posiciona favorável à manutenção das aulas semi-presenciais na rede municipal de ensino. 

 Acreditamos que, no momento atual, seja prudente manter o limite de 50 % do número de alunos por turma como forma de salvaguardar a saúde de alunos, professores, funcionários e seus respectivos familiares. 

 Chamamos aqui a atenção dos representantes do Comitê Covid da Educação para encarecidamente pedir que reflitam diante do dilema vivenciado pelos alunos menores de 12 anos. Lembremos que eles não estão vacinados e, por ora, não há, por parte do Ministério da Saúde, nenhuma previsão para a imunização dos mesmos. 

 Frisamos que a não vacinação do público com idade inferior a 12 anos pode (re)abrir as portas para o aparecimento de novas variantes do coronavirus colocando em risco as comunidades escolares onde os pequenos estão inseridos. Exatamente por isso, reforçamos a permanência do percentual de alunos estipulado no retorno ocorrido no inicio de agosto (50 %). 

 Enquanto entidade sindical nos preocupamos com o bem estar dos professores e funcionários, sobretudo daqueles que lidam diretamente com as crianças. Sabemos que na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental as demonstrações de carinho e afeto por parte das crianças materializam-se através de toques e abraços corriqueiros. Como forma de assegurar maior proteção aos alunos e profissionais envolvidos, recomendamos, sobretudo no trato com o público de idade inferior a 12 anos , a manutenção do percentual de 50 % (de alunos) por turma como forma de assegurar - com menor número de alunos - o controle (da turma) e o distanciamento necessários. 

 Lembramos que apesar da queda expressiva na detecção de casos e no número de óbitos ainda vivenciamos o período pandemico. Consideramos que as questões acima mencionadas devem ser tratadas com cautela, sensatez e sensibilidade. 

 Grato a todos pela atenção,

 Laelio Costa 

 Coordenador do SINTE/RN em São José de Mipibu

Nenhum comentário:

Postar um comentário