terça-feira, 31 de agosto de 2021

Caixa tem gerado enormes dores de cabeça para os servidores do Município de São José de Mipibu



Diante das inúmeras reclamações recebidas por esta direção sindical, o SINTE/RN - Núcleo São José de Mipibu, vem à público repudiar a condução do processo de migração das contas dos servidores municipais do Banco do Brasil para a Caixa Econômica Federal. 

Desde a última sexta-feira temos recebido as mais variadas reclamações, Muitos trabalhadores da Educação - vale aqui salientar -  não puderam movimentar suas contas no último final de semana, deixando de pagar boletos, faturas e demais compromissos financeiros. 

Muitos, se dirigiram a agência nesse mês de agosto com  um único objetivo: abrir apenas uma conta salário. Entretanto, viram-se obrigados a contratar um pacote variado de serviços, receberam cartão de credito/débito mediante a assinatura de uma série de papeis. Apesar dos atendentes dizerem que as assinaturas eram meramente burocráticas e que tais serviços poderiam ser cancelados após o recebimento do primeiro salário, muitos agora temem arcar por tudo que assinaram.

Aqueles que desejam manter seus vencimentos no Banco do Brasil tem sofrido com informações inconsistentes por parte dos atendentes da Caixa. Alguns dos colegas que realizaram a portabilidade pelo aplicativo do BB afirmaram ter recebido negativas por parte da Caixa, fato esse que fere brutalmente a Lei da portabilidade bancária (resolução 3402) de 06 de setembro de 2006. 

O texto da resolução deixa claro que os trabalhadores são livres para receberem seus salários na instituição financeira da sua preferência. O banco que passa a administrar as contas do Município, no caso específico de São José, a Caixa, não pode impedir a saída dos servidores que preferirem permanecer no BB ou noutro banco da sua preferência. 

Caso exista por parte da Caixa resistência em aceitar o pedido de portabilidade, os servidores devem realizar uma reclamação na ouvidoria da própria Caixa (☎ 0800 725 7474), no Ministério Público (pmj.saojosedemipibu@mprn.mp.br ou uma queixa no site do Banco Central: https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/registrar_reclamacao

Outro ponto extremamente incomodo diz respeito a necessidade que os servidores estão tendo de se deslocar em horário de trabalho para a agência na tentativa de resolver os inúmeros problemas que tem surgido. Para comparecer, muitos tem se arriscado a levar falta nas escolas que trabalham. 

Nós, que fazemos o SINTE/RN em São José de Mipibu, e que também estamos enfrentando essa problemática, esperamos que os serviços prestados pela Caixa sejam normalizados com o máximo de urgência possível e que a lei da portabilidade seja rigorosamente cumprida. Caso não exista, por parte da Caixa, celeridade na resolução das reclamações citadas no texto acima, teremos que tomar medidas mais duras contra a referida instituição financeira. 








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