quarta-feira, 17 de agosto de 2016

CONFIRA O SUCESSO DO III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA PROMOVIDO PELA EQUIPE DO AEE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO



 
                          Intérpretes da Rede Municipal de Ensino confraternizam-se com a coordenadora do AEE/SJM, Tatiane Lima e a secretária de Educação, Lúcia Martins.

A Prefeitura de São José de Mipibu, através da equipe de Atendimento Educacional Especializado da  Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu na semana passada o III Seminário de Educação Inclusiva.
Nessa terceira edição, o tema escolhido foi  "Acessibilidade e Aprendizagem: um elo dialógico por uma educação inclusiva".

Cerca de 200 pessoas superlotaram as dependências do Espaço de Eventos da  Loja Maçônica para participar do III Seminário de Educação Inclusiva realizada pela equipe do AEE da Secretaria Municipal de Educação. 


O evento aconteceu nos dias 10 e 11 de agosto no Espaço de Eventos da Loja Maçônica, reunindo um público eclético formado por representantes das áreas da saúde, educação e assistência social, entidades e ongs que lidam com a construção da qualidade de vida e do bem estar dos portadores de necessidades especiais, especialistas, pais e alunos. 

"Acessibilidade e Aprendizagem: um elo dialógico por uma educação inclusiva".

Como é do conhecimento de todos, o assunto "Educação Inclusiva"  tem adquirido cada vez mais espaço nas discussões sociais. Saber lidar com as políticas públicas e fazer com elas  sejam cumpridas como forma de salvaguardar os direitos da pessoa com deficiência a uma vida digna e socialmente participativa.


Hoje, é vital que o estudante que apresente algum tipo de deficiência tenha o seu direito ao acesso, a permanência e a uma aprendizagem significativa no âmbito escolar. A educação que desejamos, que ansiamos, busca uma atuação autônoma do indivíduo portador de deficiência na sociedade, embora saibamos que a concretização desse pleito constitua um desafio considerável para o nosso público da Educação Especial.


No município de São José de Mipibu, o Atendimento Educacional Especializado, surgiu em 2011 através da implementação das salas de recursos multifuncionais que, com o passar do tempo, multiplicaram-se, e  hoje oferecem atendimento especializado realizado por profissionais de apoio e interpretes de LIBRAS distribuídos pelas escolas da rede municipal que possuem alunos que apresentam algum tipo de deficiência.

A secretária de Educação, profa. Lúcia Martins, elogiou o trabalho desenvolvido pela professora Tatiane Lima à frente do AEE. "Nós que fazemos a educação mipibuense, sentimo-nos orgulhosos em possuir uma equipe que realiza um trabalho impecável que recebe calorosos aplausos no âmbito local e serve de referência para outros municípios do Estado", declarou.


A programação contou com profissionais de instituições parceiras como o professor Joiran Medeiros da SUESP/RN, a professora Conceição Varela da ADOTE/Natal, a professora Cláudia Krans da UFPB, a professora Renata Monte da UFRN, a fonoaudióloga Cynthia Gomes do NASF e a professora Ivana do NAAHS/RN. 

Abrilhantaram ainda mais o evento, palestras com especialistas,  apresentações de trabalhos, banners e depoimentos de pessoas com deficiência, pais, membros da equipe do AEE/SJM, além das apresentações culturais.

Confira o que aconteceu através dos cliques da nossa ....


Profa. Dra. Conceição Varela abriu a série de palestras com o tema "Acessibilidade e Aprendizagem: um elo dialógico por uma educação inclusiva.
Presença do coordenador de Educação Especial da SEEC/RN, Joiran Medeiros
Palestra sobre complementaçãoe suplementação curricular com a profa. Ivana Lucena - N/RNAAHS
 Acessibilidade Comunicacional com Cynthia Gomes - NASF/Sec. Saúde/SJM.

Apresentação cultural com a Orquestra jovem de São José de Mipibu.


Relato de Experiência Inclusiva com a profa. Cléa Alves  

Nenhum comentário:

Postar um comentário