terça-feira, 18 de abril de 2023

Em assembleia, representante do DIEESE apresenta os números do FUNDEB no Município de São José de Mipibu (RN)

 Elder Costa, do DIEESE explanou sobre os recursos do FUNDEB  no Município de São José de Mipibu

Na manhã de hoje, professores e professoras da rede municipal participaram da assembleia na sede da Maçonaria para tratar prioritariamente da análise dos relatórios das contas do FUNDEB no Município de São José de Mipibu no ano de 2022.

A leitura do edital e a fala inicial com os informes de interesse da categoria coube ao coordenador do núcleo, Prof. Laelio Costa, que falou sobre a ação do 1/3 de férias de 45 dias e o fim da greve na rede estadual de ensino após 35 dias de paralisação.

Em seguida, foi efetuada a apresentação do economista Elder Costa, do DIEESE, que tratou de forma didática e precisa a respeito de aspectos relacionados ao principal orgão financiador da educação pública, o FUNDEB. Na sua fala, foi enfatizada a importância do fundo na valorização profissional da categoria e na melhoria do sistema educacional como um todo. Sobre o FUNDEB a nível local, Elder apresentou os balancetes das entrada desse recurso nas contas do Município desde 2018 com a observância de gastos com folha, consolidação de receitas e despesas que o município de São José teve com educação desde 2018.

Na apresentação do representante do DIEESE referente aos números de 2022 foi verificado que o Município gastou cerca de 75,80% dos recursos com folha de pessoal, enquanto que em 2021 o gasto foi de apenas 65,31% dos valores totais do FUNDEB.

Encerrada a apresentação foram abertas as inscrições e ouvidas as falas dos inscritos. Logo após foi deliberado que a assembleia seria suspensa, devido o avanço da hora, com retomada prevista para o próximo dia 26/04/2023 quando haverá a Greve Nacional da Educação pela aplicação do reajuste do piso salarial na carreira para os/as profissionais da educação e pela revogação do Novo Ensino Médio (NEM).



Nenhum comentário:

Postar um comentário