sexta-feira, 12 de junho de 2020

Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil: com a Covid-19 o risco aumenta



Neste dia 12 de junho, Dia Mundial e Nacional Contra o Trabalho Infantil, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou o tema: “Covid-19: Proteja as crianças do trabalho infantil, mais do que nunca”. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) avaliam que milhões de crianças correm o risco de serem obrigadas ao trabalho infantil devido à crise da Covid-19 e que a pandemia pode levar ao primeiro aumento deste indicador após 20 anos de progresso.

No Brasil, a Rede Nacional de Combate ao Trabalho Infantil realiza uma programação extensa nas redes sociais e internet durante todo o mês de junho trabalhando este tema. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) faz parte do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) e se soma a essa luta. Com a vulnerabilidade socioeconômica causada pela pandemia, crianças e adolescentes ficam ainda mais expostos não só ao trabalho infantil, como a outras violações de direitos.


A assessora do FNPETI, Tânia Dornellas, cientista política e especialista em políticas públicas (UNB), publicou um artigo destacando a situação das crianças fora da escola devido ao isolamento social devido à Covid-19. Ela relata que a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad/2017) mostrou que ainda há no Brasil 1,9 milhão de crianças e adolescentes fora da escola. A exclusão escolar afeta principalmente meninos e meninas das camadas mais vulneráveis da população, já privados de outros direitos constitucionais. Apresentados como potenciais “hospedeiros” e propagadores do coronavírus, de um dia para o outro, meninos e meninas do mundo todo foram tirados de seu ambiente privilegiado de interação social e aprendizado, as escolas. Na avaliação de Tânia Dornellas, "há que se ter em conta que uma das causas da exclusão escolar é o trabalho infantil e que em um cenário de escolas fechadas por tempo prolongado a possibilidade de que muitas crianças e adolescentes não voltem para as salas de aula é grande" - clique aqui para ler o artigo na íntegra.

Outra ação desenvolvida na campanha nacional contra o trabalho infantil realizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com a Justiça do Trabalho, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o FNPETI, foi o lançamento do clipe "Sementes", com os músicos Emicida e Drik Barbosa. Assista no link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário