sábado, 27 de maio de 2023

Fátima Cardoso alerta alunos de Nísia Floresta (RN) para as armadilhas do Novo Ensino Médio (NEM)

Fátima Cardoso conversa com alunos da EE Nísia Floresta sobre o NEM

Na tarde dessa sexta-feira (26), professores e alunos da Escola Estadual Nísia Floresta participaram de um debate sobre a revogação do Novo Ensino Médio (NEM) que contou com a participação da coordenadora geral do SINTE/RN, Profa. Fátima Cardoso, do coordenador do SINTE em Nísia Floresta, Josivaldo Nascimento, dos diretores do núcleo sindical de São José do Mipibu, Laelio Costa e Rozangela Souza e da diretora do Setor Jurídico do SINTE Estadual, Eliene Bandeira.

Coube a Profa. Fátima Cardoso dar início as falas, expondo didaticamente aos alunos nisiaflorestenses os perigos que as mudanças operacionalizadas no ensino médio representam para a formação crítica do estudantes brasileiros, sobretudo os da escola pública.

Na sua fala, Fátima enfatizou as mudanças que foram realizadas no NEM durante o governo Temer e implementadas durante a gestão Bolsonaro. Ela deixou claro que as mudanças acabaram por enfraquecer o ensino médio, retirando quase que por completo aspectos como a criticidade e a reflexão do currículo escolar. "O que deveria ter sido ampliado foi sufocado, diminuído. Matérias que estimulam o aluno a desenvolver o senso crítico como a geografia, a história, a sociologia e a filosofia foram duramente afetadas pela reforma do NEM", declarou.

O tempo de duração do debate foi pouco para o diálogo estabelecido com os alunos. No final, a Profa. Fátima e os demais participantes deixaram como mensagem a necessidade de mudança, para que tenhamos um ensino médio realmente novo, que dialogue, instrua e respeite as reais necessidades dos filhos da classe trabalhadora.


O SINTE/RN agradece aos gestores Paulo Mariano e Dalyson Luiz, aos alunos, professores e demais funcionários da EE Nisia Floresta pela acolhida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário