Aproximadamente 40 professores da rede municipal estiveram reunidos remotamente em assembleia extraordinária realizada na noite de ontem (09) para tratar de uma série de assuntos de enorme relevância para a categoria.
Os coordenadores Laelio Costa e Francialdo Cássio expuseram aos participantes os seguintes pontos de pauta:
1. Reajuste de 6.24 % agora em novembro
2. 13o salário
3. Pagamento das Férias
4. Retroativo
5. Rateio
6. Escolhas dos representantes da categoria no Conselho Municipal de Educação
1. Reajuste de 6.24 %
Os 6.24 % que serão implementados nos salários dos professores da rede municipal de ensino nesse mês de novembro, possibilitarão a integralização do reajuste de 33.24 % nos vencimentos dos trabalhadores do magistério mipibuense.
Lembrando a todos que o reajuste de 33.24 % sinalizado pelo MEC no início de janeiro foi implementado pelo Município ao longo do ano em três ocasiões/vezes:
✔️ 20 % em fevereiro
✔️ 7% em julho
✔️ 6, 24 % agora em novembro
2. 13o salário
Muito tem se comentado a respeito de datas nas quais ocorreria o pagamento dos 50 % que ainda restam ser pagos pelo Executivo.
(Vale salientar que 50 % do 13o salário já foi pago pelo Município em junho)
Nós, do SINTE/RN, ainda não dispomos da data exata desse pagamento mas, diante de conversas recentes com os representantes da prefeitura, acreditamos que a quitação do mesmo ocorra dentro do prazo previsto por lei, ou seja até o dia 20/12. Se houver, por parte da Prefeitura, interesse de antecipar para o final de novembro o pagamento do 13o, apoiamos a iniciativa.
3. Pagamento das Férias
Quanto ao pagamento do 1/3 de férias, estamos em negociação com o Município e pleitearemos em futura reunião, a implementação do 1/6 de férias nos contracheques dos professores da nossa rede de ensino.
4. Retroativo
Compreende os valores que deixaram de ser pagos pelo Município desde janeiro de 2022, quando deveria ter sido implementado na sua plenitude o reajuste de 33.24 % nos salários dos educadores mipibuenses.
O SINTE/RN divulgou ontem tabela com os valores a serem recebidos pelos professores de acordo com seus respectivos níveis e letras.
5. Rateio
Sobra de recursos que deve ser observada quando o ano fiscal de 2022 fechar na primeira quinzena de janeiro. A constatação dessa sobra deve ser rateada entre os membros da nossa categoria.
Ficou acertado que o SINTE/RN estará convocando nos próximos dias os trabalhadores da educação mipibuense que participaram no início do ano da comissão de negociação com o Município para uma nova rodada de negociações que tratará do retroativo, rateio, pagamento das férias junto ao Município.
Estamos desde já empenhados para que essa reunião ocorra com o máximo de celeridade possível para que possamos discutir novamente com a categoria o resultado da mesma.
6. Escolhas dos representantes da categoria no Conselho Municipal de Educação
Por fim, foi colocado em votação, a escolha dos membros que representarão a categoria no Conselho Municipal de Educação de São José de Mipibu. Por maioria de votos foram escolhidos os Profs. Francialdo Cássio (titular) e Risalva Brazão (suplente).
Nenhum comentário:
Postar um comentário