quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Educação em Pauta: Representação do SINTE/RN marcará presença no 35º Congresso Nacional da CNTE em Brasília


Entre os dias 15 e 18 de janeiro de 2026, a capital federal será o epicentro das discussões sobre o futuro do ensino público no Brasil. O 35º Congresso Nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) reunirá lideranças de todo o país para debater a valorização profissional, o financiamento da educação e as estratégias de resistência contra o desmonte dos direitos sociais.

O Rio Grande do Norte terá uma voz ativa nas plenárias através de uma robusta representação. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (SINTE/RN) enviará uma delegação composta por 60 trabalhadores e trabalhadoras das redes municipais e estadual de Educação.

Entre os nomes confirmados para a delegação potiguar está o do companheiro Edimar Vicente, diretor do núcleo municipal do SINTE/RN. Ele representará o Núcleo Sindical de São José de Mipibu, levando para o congresso as demandas e as vivências da categoria junto aos demais representantes da Regional de Parnamirim, que reúne importantes municípios da região metropolitana de Natal.

Trajetória de Luta e Experiência

Edimar Vicente possui uma trajetória consolidada na base da educação e no movimento sindical. Atualmente, ele desempenha suas funções como secretário escolar na Escola Municipal Angelina Vasconcelos de Farias, localizada no Bairro Novo, em São José de Mipibu. Sua atuação técnica no cotidiano escolar se soma à sua experiência política, acumulando passagens tanto pela direção do núcleo municipal quanto pela direção da Regional do SINTE em Parnamirim.

Para o diretor, a participação no congresso em Brasília é uma oportunidade de alinhar as lutas locais com as diretrizes nacionais. "É um momento crucial para reafirmarmos a importância dos profissionais de educação e de fazermos justiça a todo um segmento, através da aprovação do PL 2531/21", ressalta o dirigente.

O Congresso

O evento, que será realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, ocorre em um momento estratégico para os trabalhadores da Educação. Com o tema voltado à defesa da escola pública e à carreira dos profissionais da educação, o 35º Congresso da CNTE servirá para atualizar o plano de lutas da categoria para o biênio 2026-2027.

As resoluções aprovadas durante os quatro dias de evento nortearão as mobilizações nacionais em defesa do Piso Salarial Profissional Nacional e da melhoria das condições de trabalho nas redes municipais e estaduais de todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário