sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Nota aos educadores infantis do Município

 


O SINTE/RN, Núcleo de São José de Mipibu, foi surpreendido ao final desta quinta- feira, dia 28 de janeiro, com a informação de que a Secretaria Municipal de Educação vai utilizar professores da educação infantil para concluir os dias letivos de 2020 dos turmas de ensino fundamental, do 1º ao 5º ano.

De acordo com professores que nos trouxeram a informação, foi comunicado em numerosos grupos de whatsapp que o sindicato havia aprovado/acatado essa medida. No entanto, gostaríamos de esclarecer que essa situação nunca foi tratada com a direção deste Núcleo, pois a única reunião que tivemos esse ano com representantes do Executivo municipal foi a do dia 21 de janeiro onde a pauta tratada foi exclusivamente o pagamento do retroativo do reajuste do piso do ano de 2020, a homologação do concurso para as disciplinas específicas, a conclusão do ano letivo 2020 e o retorno às aulas semipresenciais, no que diz respeito especificamente à nossa preocupação do retorno às aulas presenciais sem uma vacinação em massa.

Em momento algum, durante a reunião (com a presença de 4 diretores do Núcleo e da nossa Assessoria Jurídica) foi tratado deste assunto ou sequer cogitado tal possibilidade por parte dos representantes do Município.

Reforçamos que o SINTE/RN, Núcleo de São José de Mipibu, é terminantemente contra a utilização de professores da educação infantil para “tapar buracos” do ensino fundamental, mesmo que seja apenas para encerrar o ano letivo de 2020. Os professores e os alunos não podem ser penalizados, porque não se trata simplesmente de colocar um professor para ministrar as aulas.

Esses profissionais que hoje atuam na educação infantil não foram preparados para assumir essas turmas do ensino fundamental, os professores e os alunos não se conhecem, não possuem vínculos, o que dificulta o desenvolvimento da aprendizagem, pelas informações que nos chegam muitos profissionais serão removidos para outras escolas com a finalidade de fazer esse “tapa buraco”, o que também é um fator que dificulta pela total ausência de vínculo entre esses profissionais e as crianças das comunidades escolares a que estes profissionais serão designados, especialmente num momento em que a finalidade é concluir um ano letivo, com turmas já em andamento e que vinham sendo acompanhadas por outros profissionais.

O SINTE/RN, Núcleo de São José de Mipibu, está encaminhando ofício a Secretaria de Educação solicitando uma reunião remota a fim de tratarmos dessa demanda.

Aproveitamos a oportunidade para mais uma vez reforçar nosso compromisso com a categoria e com uma educação pública, gratuita e de qualidade.


Laelio Jorge da Costa Ferreira de Melo 

Coordenador do SINTE/RN em São José de Mipibu 

Nenhum comentário:

Postar um comentário