quarta-feira, 16 de novembro de 2016

REORDENAMENTO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DEVE SER DISCUTIDO COM AS COMUNIDADES ESCOLARES

 

Rômulo Arnaud, coordenador do SINTE/RN, lembra aos professores, funcionários, alunos, pais e a sociedade em geral que o reordenamento de escolas da rede estadual precisa ser discutido com todos os membros/representantes da comunidade escolar.

Como é do conhecimento de todos, desde a semana passada, o governo do Rio Grande do Norte, anuncia, através da SEEC,  que dará inicio ao redimensionamento das escolas da sua rede, sem, entretanto, ouvir pais, alunos, professores, funcionários, sindicato e a sociedade potiguar.
A intenção é dividir as instituições por níveis de ensino, criando escolas que lidarão exclusivamente com o ensino médio e outras, que funcionarão apenas com o ensino fundamental. 
A polêmica em torno desse assunto é grande. Notícias dão conta do  fechamento de turnos, transferência de alunos para escolas localizadas em outros bairros e o estabelecimento de salas de aulas com número mínimo de 40 alunos.

A proposta de remanejamento da forma como está posta fere, inclusive, o Estatuto da Criança e do Adolescente

O EJA preconiza que os "alunos tem o direito de estudar em unidades de ensino próximas às suas residências, cabendo ao Estado  dever de ofertar o ensino nas redondezas de onde moram”, ressalta Arnaud.

Consciente dos prejuízos que as mudanças podem trazer para o alunado, segmentos organizados da classe estudantil  anunciaram -  ainda na semana passada -  que não aceitariam a proposta da forma como está colocada.  
A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas(UBES), se posicionou contrária ao reordenamento e desde a quinta-feira da semana passada ocupa o prédio da Secretaria de Educação, em protesto contra a decisão unilateral da SEEC
Para o bem de todos - educadores e educandos - espera-se que o bom senso prevaleça para que o impacto desse reordenamento possa ser democraticamente discutido com o governador Robinson Faria e a  secretária de Educação, profa. Cláudia Santa Rosa.


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