Rômulo Arnaud, coordenador do SINTE/RN, lembra aos professores, funcionários, alunos, pais e a sociedade em geral que o reordenamento de escolas da rede estadual precisa ser discutido com todos os membros/representantes da comunidade escolar.
Como é do conhecimento de todos, desde a semana passada, o governo do Rio Grande do Norte, anuncia, através da SEEC, que dará inicio ao redimensionamento das escolas da sua rede, sem, entretanto, ouvir pais, alunos, professores, funcionários, sindicato e a sociedade potiguar.
A intenção é dividir as instituições por níveis de ensino, criando escolas que lidarão exclusivamente com o ensino médio e outras, que funcionarão apenas com o ensino fundamental.
A polêmica em torno desse assunto é grande. Notícias dão conta do fechamento de turnos, transferência de alunos para escolas localizadas em outros bairros e o estabelecimento de salas de aulas com número mínimo de 40 alunos.
A
proposta de remanejamento da forma como está posta fere, inclusive, o Estatuto da Criança e do Adolescente.
O EJA preconiza que os "alunos tem o direito de estudar em unidades de ensino próximas às suas residências, cabendo ao Estado o dever de ofertar o ensino nas redondezas de onde moram”, ressalta Arnaud.
O EJA preconiza que os "alunos tem o direito de estudar em unidades de ensino próximas às suas residências, cabendo ao Estado o dever de ofertar o ensino nas redondezas de onde moram”, ressalta Arnaud.
Consciente dos prejuízos que as mudanças podem trazer para o alunado, segmentos organizados da classe estudantil anunciaram - ainda na semana passada - que não aceitariam a proposta da forma como está colocada.
A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas(UBES), se posicionou
contrária ao reordenamento e desde a quinta-feira da semana passada ocupa o prédio da
Secretaria
de Educação, em protesto contra a decisão unilateral da SEEC.
Para o bem de todos - educadores e educandos - espera-se que o bom senso prevaleça para que o impacto desse reordenamento possa ser democraticamente discutido com o governador Robinson Faria e a secretária de Educação, profa. Cláudia Santa Rosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário