quarta-feira, 6 de agosto de 2025

SINTE/RN discute com o Executivo pauta dos professores da rede municipal de São José de Mipibu



Reuniram-se na manhã de hoje (06), na sede da Secretaria Municipal de Educação, os coordenadores do Núcleo do SINTE/RN em São José de Mipibu, Laelio Costa, Francialdo Cássio e Rozangela Souza e os secretários de Educação (Jota Veras) e Administração (Francineide Rebouças) juntamente com a procuradora do Município, Renata Mosca, para tratar da pauta reivindicatória retirada na última assembleia pela categoria.

Também participaram da reunião, os representantes da comissão dos professores, Marcelo Medeiros e Claudio Carvalho, o assessor jurídico do Núcleo Sindical, Dr. Izac Martini, e as técnicas da secretaria de Educação, Leandra Fernandes e Thimuza Souza.

Pagamento do 1/6 de férias 

Foi informado que, quanto ao pagamento do 1/6 de férias ou 1/3 sobre 15 dias de férias, o Município está realizando o pagamento de forma administrativa e, no caso dos aposentados, o pagamento será efetuado dentro do processo judicial, mediante acordo, considerando que não existe folha de pagamento para realização direta, sendo que, para aqueles que não ingressaram com ação judicial, o pagamento será processado administrativamente. 

Regularização das horas suplementares 

Em relação à regularização das horas suplementares, foi informado que o pagamento será lançado no contracheque com respaldo no Regime Jurídico Único, na forma de ajuda de custo para formação. 

Atualização do Plano de Carreira do Magistério

Quanto à atualização do Plano de Carreira do Magistério, ficou ajustado que será implementado o pagamento das progressões funcionais por mudança de letras, com efeitos financeiros contados com base na data do direito do auferido, ou seja, na data em que completou o interstício, cujos efeitos financeiros serão os mesmos, mediante requerimento e avaliação da comissão competente, a qual poderá apreciar os pedidos trimestralmente. Ficou ainda consignado que, caso a comissão demore mais de um mês para avaliar o pedido de mudança de letra, o pagamento será realizado de forma retroativa ao cumprimento do interstício de três anos entre uma letra e outra, evitando a perda de cerca de um ano no recebimento. Esta conquista será estendida também aos agentes educacionais níveis 1 e 2.

Restabelecimento do artigo da Lei nº 08/2010

Por fim, quanto ao restabelecimento do artigo da Lei nº 08/2010, foi declarado  que a decisão dependerá do julgamento pela Turma Nacional de Uniformização de Jurisprudência sobre o retorno do quinquênio, sendo que, caso o direito seja restabelecido, não haverá disponibilidade financeira para implementar ou restabelecer o referido artigo. 

Diante das  declarações, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (SINTE/RN) informa aos profissionais da Rede Municipal que prosseguirá com a ação judicial referente aos quinquênios, visando assegurar o direito dos servidores. O sindicato convoca os servidores que ainda não aderiram à ação a apresentarem a documentação necessária o quanto antes, a fim de que o processo seja encaminhado ao assessor jurídico para as devidas providências.

Opinião do SINTE/RN

Para o coordenador do SINTE/RN, Laelio Costa, a sinalização positiva do Município sobre as mudanças nas letras de progressão na data do direito aquisitivo representa uma grande conquista para a categoria. "Atualmente, os servidores preenchem o requerimento na secretaria e só começam a receber os 3% adicionais — referentes à mudança de letra — em janeiro do ano seguinte. Se a proposta for aprovada, passarão a receber no momento correto. Caso a implantação ocorra meses depois, terá efeito retroativo, sem prejuízos aos servidores", explicou.

O SINTE/RN acompanha os prazos e fiscalizará todos os trâmites para que a nova redação do projeto de lei seja finalizada ainda no segundo semestre, entrando em vigor no início do próximo ano. "Isso eliminará diferenças históricas e garantirá ganhos reais aos servidores", destacou Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário