A coordenação do SINTE/RN em São José de Mipibu recebeu ontem à noite muitas reclamações da parte dos agentes educacionais I e II.
Eles afirmam que estão sendo preteridos pela Secretaria Municipal de Educação que está convocando-os a trabalhar nesse período conturbado com o argumento que as escolas precisam ficar abertas para atender os pais que necessitam do documento de transferência ou efetuar a matricula dos filhos.
Os agentes educacionais consideram a atitude discriminatória pois, protege a vida dos professores e alunos, mas expõe a deles.
Os profissionais reclamam ainda do perigo que o deslocamento das suas residências para o trabalho representa e vice-versa. Eles também se sentem vulneráveis diante da aparente quietude das escolas nesse momento e temem serem surpreendidos por vândalos.
Alguns, destacaram que moram noutros municípios ou em distritos distantes e reclamam da dificuldade de locomoção pois boa parte dos transportes públicos encontram-se recolhido, funcionando, portanto, de forma parcial..
O SINTE/RN está atento a tudo que está acontecendo nos últimos dias no RN e, exatamente por isso, buscou contato com a secretária Lucia Martins, mas não obteve êxito porque a gestora encontrava-se, na noite de ontem, numa reunião com a diretoria estadual da UNDIME.
O SINTE/RN reafirma seu compromisso na defesa dos trabalhadores da educação pública, sejam eles docentes ou não docentes, e compreende que as escolas devem permanecer fechadas até que a normalidade seja restabelecida como forma de preservar a integridade física das comunidades escolares. Que alunos, professores, gestores e profissionais não-docentes retomem suas atividades no formato presencial somente quando a certeza da segurança for concreta.
Atenciosamente,
Laelio Jorge da Costa Ferreira de Melo
Francialdo Cássio da Rocha
Francisca Rozangela de Souza
Coordenadores do SINTE/RN em São José de Mipibu
Nenhum comentário:
Postar um comentário