terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

PLANO ANUAL DE ENSINO 2019 (ENSINO FUNDAMENTAL)



PLANO ANUAL DE ENSINO – 2019
ENSINO FUNDAMENTAL


TEMA:
 EDUCAR PARA A CIDADANIA: UM COMPROMISSO COM A SOCIEDADE



INTRODUÇÃO

            Hoje, educar significa defender vidas.
            Será que ser educador/a é ainda uma opção de vida entusiasmante? Dá para falar em reencantamento da educação sem passar por ingênuo?
            A suspeita de mero corporativismo já se alastrou. Não dá mais para silenciar o fato de que, também nas instituições educativas, há muita gente encalhada no mero negativismo. Onde esse clima se instaura, os reclamos profissionais deixam de ser convincentes, porque a estagnação na mediocridade pedagógica transforma esses reclamos em pretextos frívolos. Somente educadores/as entusiasmados com o seu papel na sociedade conseguem criar uma opinião pública favorável a seus reclamos.
            Está na hora de fazermos, sem ingenuidades políticas, um esforço para reencantar deveras a educação, porque nisso está em jogo a autovalorização pessoal do professorado, a auto-estima de cada pessoa envolvida, além do fato de que, sem encarar de frente o cerne pedagógico da qualidade do ensino, podemos estar sendo coniventes no crime de um apartheid neuronal que, ao não propiciar ecologias cognitivas, de fato está destruindo vidas.
(Hugo Assmann – Reencantar a Educação – pag. 22 e 23)


JUSTIFIVATIVA

            CONCEITO DE CIDADANIA
cidadania é o conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade, no que se refere ao seu poder e grau de intervenção no usufruto de seus espaços e na sua posição em poder nele intervir e transformá-lo.
A expressão da cidadania frequentemente está associada ao campo do Direito, em que existe uma série de legislações voltadas para os direitos e deveres que o cidadão possui. Entre os deveres, destaca-se o voto eleitoral (que também é um direito), o zelo pelo espaço e o cumprimento das leis. Entre os direitos, destaca-se o de ir e vir, bem como o de ter acesso à saúde, moradia, alimentação e educação.
O conceito de cidadania também está relacionado à nacionalidade do indivíduo, isto é, à legalidade de sua permanência em um determinado território administrado por um Estado Nacional. Fala-se, por exemplo, de cidadania brasileira, cidadania portuguesa e cidadania americana.
O termo cidadania tem origem etimológica no latim civitas, que significa "cidade". Estabelece um estatuto de pertencimento de um indivíduo a uma comunidade politicamente articulada – um país – e que lhe atribui um conjunto de direitos e obrigações, sob vigência de uma Constituição. Ao contrário dos direitos humanos, que tendem à universalidade dos direitos do ser humano na sua dignidade, a cidadania moderna, embora influenciada por aquelas concepções mais antigas, possui um caráter próprio e possui duas categorias: formal e substantiva.
A cidadania formal é, conforme o direito internacional, indicativo de nacionalidade, de pertencimento a um Estado-Nação, por exemplo, uma pessoa portadora da cidadania brasileira. Em segundo lugar, na ciência política e sociologia, o termo adquire sentido mais amplo. A cidadania substantiva é definida como a posse de direitos civis, políticos e sociais.
Nos países ocidentais, a cidadania moderna constituiu-se por etapas. T. H. Marshall afirma que a cidadania só é plena se dotada de todos os três tipos de direito:
1. Civil: direitos inerentes à liberdade individual, liberdade de expressão e de pensamento; direito de propriedade e de conclusão de contratos; direito à justiça; que foi instituída no século 18;
2. Política: direito de participação no exercício do poder político, como eleito ou eleitor, no conjunto das instituições de autoridade pública, constituída no século 19;
3. Social: conjunto de direitos relativos ao bem-estar econômico e social, desde a segurança até ao direito de partilhar do nível de vida, segundo os padrões prevalecentes na sociedade, que são conquistas do século 20.

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CONSTITUIÇÃO DA
 REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
TÍTULO I
DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

 Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
 I - a soberania;
 II - a cidadania;
 III - a dignidade da pessoa humana;
 IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
 V - o pluralismo político.

 Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

 Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

 Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

 I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II - garantir o desenvolvimento nacional;
     III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
     IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

TÍTULO II
DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS

CAPÍTULO I
DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.

CAPÍTULO II
DOS DIREITOS SOCIAIS
Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

CAPÍTULO IV
DOS DIREITOS POLÍTICOS
Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei.

Poder Público

 Constituído pelo Poder Legislativo, Judiciário e Executivo, trabalha em esferas distintas, desempenhando competências típicas, mas sempre tendo em vista o bem comum.

O Poder Legislativo (responsável pela criação e edição de leis), Judiciário (aquele que realiza o julgamento das lides com base nas regras do ordenamento) e Executivo (responsável por governar e garantir o interesse público) atuam em esferas distintas, desempenhando atividades inerentes e assim definidas pelo ordenamento como atividades típicas.
Segundo o artigo 2º, da Constituição Federal de 1988 São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
Cabe ao Poder Público a prestação dos chamados serviços públicos, visando garantir e proteger o interesse público.
Assim, a atuação do Poder Público está estritamente relacionada com a noção definida pelo Princípio da Supremacia do Interesse Público, inerente à Administração Pública.

https://dicionariodireito.com.br/poder-publico

 

 

OBJETIVOS

1.    - Inserir os alunos em um universo letrado, melhorando a qualidade da Educação da Rede Pública Municipal.

2.    - Fazer uma educação que fomente e desperte o espírito crítico do educando, a sua capacidade de argumentar, o seu espírito científico na busca de respostas aos seus questionamentos;
3.    
-       - Promover integralmente o educando no nível do seu amadurecimento, respeitando o ritmo próprio de cada um e os distintos graus de desenvolvimento;
4.    
-      - Formar educandos para a diversidade sociocultural, práticas solidárias e comprometidos com a preservação do meio ambiente;

5.    - Capacitar os educandos na utilização da tecnologia para melhoria da qualidade de vida do ser humano, do meio ambiente e da sociedade.

6.    - Promover a inserção dos educandos no processo político e no desenvolvimento social. 

7.    - Despertar nos educandos sentimentos e atitudes em busca da paz para uma sociedade justa e igualitária.

 

Em 2017, foi homologada a nova BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM – BNCC, que norteará os rumos da educação brasileira, baseada em Competências Gerais, da EDUCAÇÃO INFANTIL ao ENSINO MÉDIO.

COMPETÊNCIAS

“Na BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho. Ao definir essas competências, a BNCC reconhece que a “educação deve afirmar valores e estimular ações que contribuam para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e, também, voltada para a preservação da natureza” (BRASIL, 2013), mostrando-se também alinhada à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU)”. (BNCC, p. 8)
“Ao adotar esse enfoque, a BNCC indica que as decisões pedagógicas devem estar orientadas para o desenvolvimento de competências. Por meio da indicação clara do que os alunos devem “saber” (considerando a constituição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores) e, sobretudo, do que devem “saber fazer” (considerando a mobilização desses conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho), a explicitação das competências oferece referências para o fortalecimento de ações que assegurem as aprendizagens essenciais definidas na BNCC”. (BNCC, P.11)

As 10 Competências Gerais da BNCC:

1-    Conhecimento: Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2-    Pensamento científico, crítico e criativo: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

3-    Repertório cultural: Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4-    Comunicação: Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, além de produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5-    Cultura digital: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

6-    Trabalho e projeto de vida: Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7-    Argumentação: Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8-    Autoconhecimento e autocuidado: Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo- se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9-    Empatia e cooperação: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, suas identidades, suas culturas e suas potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

1-  Responsabilidade e cidadania: Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.


DESENVOLVIMENTO

O trabalho a ser desenvolvido nos CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL e Escolas do Município de São José de Mipibu/RN durante o ano letivo de 2019 deverá ser organizado através de atividades permanentes, projetos e outras atividades que contemplem as necessidades educacionais, levando em consideração a literatura para o desenvolvimento das diversas áreas. O educador deverá atentar-se às descobertas de aprendizagem dos educandos para propiciar em todo processo a formação integral dos mesmos. O aluno necessita de um clima seguro, que o possibilite cada vez mais autonomia e desenvolvimento educacional. Nesse contexto, irá sentir-se motivado frente a novos desafios, para desenvolver-se integralmente.

Sugerimos a seguinte proposta para ser planejada e desenvolvida durante o ano letivo:

TEMA ANUAL: EDUCAR PARA A CIDADANIA: UM COMPROMISSO COM A SOCIEDADE

1º bimestre: Subtema: Sociedade inclusiva: Direito de todos
Inclusão social (Crianças, idosos, juventude, pessoas c/ deficiência, igualdade de gênero, entre outros..); Diretos Humanos

2º bimestre: Subtema: Vida em sociedade
Assistência social (programas governamentais, benefícios e serviços à população urbana e rural), manifestações artísticas culturais (teatro, música, dança vestimenta, entre outros..) assistência á pessoa idosa, assistência à saúde (serviços públicos de saúde, impostos para a saúde, produção de medicamentos, vigilância sanitária, saneamento básico, inspeção alimentar e nutricional, controle de substâncias tóxicas, controle da água,  entre outros...)

3º bimestre: Subtema: Educação para a cidadania
Educação (qualidade, inclusão, trabalho infantil, bullying, valores, direitos e deveres); Cultura (culturas populares, indígenas, afro-brasileiras e outras), obras, objetos, documentos e edificações artísticas; Esportes; Novas Tecnologias, meios de comunicação social, propaganda; Educação para o trânsito; Prevenção às drogas;

4º bimestre: Subtema: Educação para o meio ambiente
Equilíbrio ecológico, preservação de espécies e ecossistemas, impacto ambiental, uso e controle de substâncias tóxicas, fauna e flora, formas de geração de energia


Todos os anos do ENSINO FUNDAMENTAL, trabalharão o tema de acordo com sua especificidade, explorando aspectos e características próprias de cada subtema proposto, perpassando os conteúdos pertinentes a cada ano, enfatizando a leitura e a literatura da área e áreas afins.


CULMINÂNCIA:

Sugere-se que, ao final de cada bimestre, verifique-se uma necessidade da comunidade/cidade, na área estudada e emita-se uma solicitação/reivindicação formal e por escrito a autoridade responsável ou órgão público competente.

AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua, processual e somativa identificando através da observação o nível de interesse do aluno, seu envolvimento de acordo com as atividades propostas e se passa a fazer uso dos valores aprendidos e das informações coletadas procurando levantar hipóteses e buscando respostas e/ou soluções criativas para as situações apresentadas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário