terça-feira, 19 de julho de 2016

PROFESSOR DENUNCIA DESCASO DA PREFEITURA COM ALUNOS DA ESCOLA DO ARENÃ QUE DEPENDEM DO TRANSPORTE ESCOLAR




O professor Daniel César da Escola Municipal Prefeito Janilson Ferreira publicou hoje à noite nas redes sociais desabafo no qual evidencia o descaso do poder público municipal com os alunos do Arenã e de localidades vizinhas (Retiro e Vilagio dos Coqueiros) que dependem do transporte escolar.

O ônibus, que havia pego os alunos no horário habitual - por volta do meio-dia - não retornou no final da tarde para leva-los de volta as suas localidades.
  
Comentaram no Janilson que, naquele horário, o  ônibus da escola estava (pasmem !) cedido para outra escola, no caso, a Terceira Rocha, de Laranjeiras dos Cosmes.
Prof. Daniel ( de camisa  vermelha) ao lado do professor e ex-diretor do Janilson, Euclides Neto.


Sensibilizados com o drama dos alunos - em sua maioria, menores de idade - alguns professores viram-se obrigados a improvisar uma "lotação" nos seus veículos como forma de auxiliar crianças e adolescentes no retorno as suas residências.



A diretora do SINTE/Mipibu Aldeisa Freire diz que situações como a vivenciada no dia de hoje ocorrem com relativa frequência na escola do Arenã.
Profa. Aldeísa Freire leciona português e inglês no Janilson Ferreira

"Lembro de uma aluna que morava no Vilagio (comunidade rural distante da escola), que somente conseguiu retornar para casa com o auxílio da professora de geografia. Recordo que, como a garota morava em um local de difícil acesso, a professora deixou-a no local mais próximo da sua residência e, mesmo assim, essa garota ainda teve de caminhar sozinha 20 minutos por uma estrada de barro cercada de mato", relembra.

Segue abaixo a integra da fala do professor Daniel César: 


DESCASO

Boa noite a todos !

Hoje, mais uma vez, tivemos uma prova do descaso e da irresponsabilidade do poder público para com nossos alunos. Um dos ônibus "misteriosamente" não veio pegá-los ao término das aulas, deixando-os ao relento.

Até quando nossa comunidade escolar terá de suportar esse tipo de descaso? 

Menores de idade, que deveriam ser tratados com cuidado e respeito, são negligenciados de modo torpe.

Até quando os professores e funcionários que dispõem de carro, precisarão ser solidários, conduzindo os alunos até seus lares, cumprindo uma função que é do município?

E se um aluno desses, abandonado a própria sorte, sofrer qualquer tipo de violência? Quem será o culpado? A Prefeitura? A direção da escola?

Amigos, esse caso é muito grave. De tão corriqueiro até parece de menor gravidade. Mas não o é. Nós, que temos mais experiência de vida e conhecimento, não podemos nos omitir perante tal situação inadmissível.

Esse mesmo poder que hoje deixa nossos jovem sem transporte, irá muito em breve bater na porta de suas casas, cheio de sorrisos e "amizade", pedir o voto de seus pais.

É necessário conscientização e ação. Instrumentalizar a juventude para reinvidicar seus direitos, bem como conscientizar suas famílias.

Espero um retorno por parte da Direção do Janilson. Não para dar uma explicação. Pois não há explicação nem justificativa para uma falta de responsabilidade dessa.

Porém para nos informar da atitude dura e eficaz cobrada junto ao município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário