segunda-feira, 7 de agosto de 2017

EDUCADORES DE SÃO JOSÉ CONHECEM NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA O PROJETO "MARIA DA PENHA VAI ÀS ESCOLAS".

Educadores/as de São José de Mipibu participaram no dia de hoje, de palestra sobre o combate e prevenção à violência contra a mulher. Na foto, os professores posam ao lado da Major Denise Santiago (PM/BA) e da deputada Cristiane Dantas.


Professores da rede municipal de ensino de São José de Mipibu participaram hoje, na Assembleia Legislativa, de uma palestra sobre o projeto “Maria da Penha vai às Escolas”, desenvolvido pelo governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres.



Os educadores mipibuenses conheceram o projeto e souberam - através da fala dos palestrantes - como está sendo desenvolvida a iniciativa nas escolas do Estado que aderiram ao projeto.

Os professores do Município que participaram do evento, deverão, muito em breve, atuar, nas suas escolas, como agentes multiplicadores do projeto "Maria da Penha vai às escolas", uma vez que, é desejo da secretária de Educação, profa. Lúcia Martins, abraçar essa iniciativa e desenvolve-la nas escolas de São José.



O projeto “Maria da Penha vai às Escolas” tem como objetivo orientar alunos das escolas públicas sobre igualdade de gênero explicando-os como funciona a Lei Maria da Penha, estimulando o combate à violência doméstica e sexista que oprime e violenta as mulheres. 


Pesquisa realizada pelo Datafolha, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostra que no ano passado ( 2016), 503 mulheres foram vítimas de agressão física a cada hora no país. O dado representa 4,4 milhões de brasileiras (9% do total das maiores de 16 anos). Se contabilizadas as agressões verbais, o índice de mulheres que se dizem vítimas de algum tipo de agressão, no ano passado, sobe para 29%.


Presente ao evento, a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Flávia Lisboa, enalteceu a atuação do projeto educativo nas escolas. “O projeto é desenvolvido há um ano, e contempla 40% dos municípios, sendo porta de entrada para a transformação do comportamento, buscando influenciar e minimizar a violência contra a mulher. A educação tem poder transformador e, por meio dela, queremos conceituar de forma diferente o papel da mulher na sociedade”, declarou a secretária.


A deputada Cristiane Dantas (PCdoB) que atua na Assembleia em favor dos Direitos das Mulheres reforçou a importância da criação de leis que favoreçam o enfrentamento da violência doméstica destacando proposições aprovadas ou em tramitação no legislativo que buscam assegurar à proteção da mulher vítima de violência.


A solenidade contou ainda com a presença da coordenadora da Patrulha Maria da Penha no Estado da Bahia, Major Denise Santiago abordando as medidas protetivas utilizadas pela Polícia Militar baiana no combate a violência contra a mulher e o feminicídio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário