segunda-feira, 30 de dezembro de 2024
Governo do RN paga salário de dezembro e 13° de servidores da Educação
sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
NOTA: SINTE/RN parabeniza os gestores municipais de São José de Mipibu
No dia de hoje (27), tivemos a grata satisfação de acompanhar as apresentações realizadas pelos gestores da rede de ensino de São José de Mipibu acerca do cumprimento do Plano de Gestão.
Primeiramente, parabenizamos a todos por esse importante momento, onde foram compartilhados os trabalhos e os diversos projetos desenvolvidos com comprometimento e esmero ao longo do ano de 2024.
Gostamos bastante dos resultados apresentados, que evidenciaram o empenho e a dedicação na promoção de uma educação de qualidade. Os bons desempenhos apresentados são reflexos de gestões pautadas no cumprimento das boas práticas e no compromisso com a melhoria contínua dos processos de aprendizagem.
A todos os gestores das 27 unidades de ensino do Município, nossos parabéns!
Continuem trilhando esse caminho, pois acreditamos que ele nos conduzirá a mais e melhores conquistas para a nossa rede de ensino.
Laelio Jorge da Costa Ferreira de Melo
Francialdo Cassio da Rocha
Coordenadores do SINTE/RN e Membros da Comissão de Avaliação
quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Luto: Professora Dona Francisca deixa legado na Educação mipibuense
terça-feira, 24 de dezembro de 2024
Nova Portaria do FUNDEB define atualização do piso do magistério em 6,27%
Valor para 2025 é de R$ 4.867,77 |
Urgente: Piso Nacional do Magistério será reajustado em 6,27 %
segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
sexta-feira, 20 de dezembro de 2024
Pagamento do 13o dos (as) trabalhadores (as) em Educação da Rede Estadual
São José de Mipibu: Núcleo do SINTE/RN estará fechado a partir da segunda-feira, 23/12
Estamos suspenderemos todos os nossos atendimentos presenciais. Entretanto, continuaremos ativos nas redes sociais informando e atualizando os (as) profissionais da Educação das redes municipal e estadual.
Aqueles que precisarem entrar em contato para obter algum esclarecimento urgente, devem enviar suas dúvidas aos nossos diretores por whatsapp que, a medida do possível, elas serão respondidas.
Feliz Natal !
Feliz Ano Novo !
Boas Férias !
Retornaremos às atividades normais em 03/02/2025.
Atenciosamente,
Laelio Costa - 9 9104-1183
Rozangela Souza - 9 9147-8224
Francialdo Cassio - 9 9433-4160
Professores da rede municipal de São José de Mipibu receberão pagamento de férias após Natal
quinta-feira, 19 de dezembro de 2024
URGENTE! Justiça determina pagamento do 13º e SINTE coleciona mais uma vitória para a categoria
Justiça determina pagamento do 13º salário aos servidores da educação ainda em dezembro |
O juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, Dr. Geraldo Antônio da Mota, concedeu uma liminar favorável ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (SINTE/RN), determinando que o Governo do Estado cumpra a legislação e efetue o pagamento do 13º salário aos servidores da educação até o final de dezembro de 2024.
A decisão atende a uma ação movida pelo sindicato, que questionava o anúncio do governo estadual sobre o pagamento escalonado da gratificação natalina.
Na sentença, o magistrado destacou que o atraso viola normas constitucionais e leis estaduais. “O anúncio do Governo Estadual de proceder ao pagamento parcelado da gratificação natalina, postergando essa vantagem para janeiro de 2025, em relação à grande parte dos servidores públicos estaduais, viola frontalmente os dispositivos legais”, afirmou.
O juiz ressaltou, ainda, o caráter alimentar da verba e os prejuízos causados aos servidores pelo atraso no pagamento. “Verifico a plausibilidade das alegações da parte autora, assim como milita, em seu favor, o fundado receio de dano, em razão da natureza da verba pretendida (alimentícia) e pelo prejuízo que o não recebimento da vantagem remuneratória no prazo legal acarreta aos substituídos”, pontuou.
A liminar determina que o governo realize o pagamento até o último dia de dezembro de 2024, nos termos da Constituição do Estado e da legislação estadual vigente.
FUNDEB garante recursos para pagamento
O sindicato comemorou a decisão e destacou que a medida é mais uma vitória para os trabalhadores e trabalhadoras da educação.
quarta-feira, 18 de dezembro de 2024
CNTE divulga nota contra a proposta de alteração no FUNDEB (PEC 45/2024)
PL que altera alíquota do ICMS é aprovado, mas votação da Recomposição fica para quarta (18)
terça-feira, 17 de dezembro de 2024
URGENTE: SINTE/RN protocola ação para garantir pagamento do 13º salário ainda em 2024
Segundo a assessoria jurídica do SINTE/RN, foram anexadas à ação decisões judiciais anteriores favoráveis a servidores em situações semelhantes, além de matérias divulgadas pela própria administração estadual reconhecendo a possibilidade de atraso no pagamento.
O coordenador-geral do SINTE/RN, professor Rômulo Arnaud, destacou a confiança na decisão do Judiciário e no cumprimento da sentença pelo Governo do Estado. Segundo ele, a educação possui recursos assegurados pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), o que torna a situação dos educadores distinta em relação a outras categorias do funcionalismo público.
“O Fundeb é uma garantia nossa, da educação. Acreditamos que o governo deverá cumprir a decisão e assegurar o pagamento do 13º ainda este ano”, afirmou Arnaud.
O SINTE/RN segue acompanhando o caso e mantendo os trabalhadores e trabalhadoras informados sobre os desdobramentos da ação.
domingo, 15 de dezembro de 2024
sábado, 14 de dezembro de 2024
MEC, CONSED, CNTE e UNDIME querem fechar minuta para nova lei do piso até março
PL da Recomposição salarial: Trabalhadores em Educação são chamados para acompanhar votação
quarta-feira, 11 de dezembro de 2024
13o: SINTE-RN reivindica mudança em calendário anunciado
SINTE-RN convoca trabalhadores(as) em Educação para II Ato em defesa da Recomposição Salarial
A mobilização no dia 12 é importante, pois nessa data será realizada uma reunião extraordinária da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa Legislativa, quando será analisada a emenda terminativa do deputado José Dias (PL) contra o aumento do ICMS.
O Projeto de Lei Complementar (PLP), que propõe a alteração da alíquota do ICMS de 18% para 20%, não foi aprovado na reunião de 11 de dezembro, realizada pelas Comissões de Finanças e Fiscalização (CFF) e de Administração (CA) da AL. A emenda do deputado José Dias, que se opõe ao aumento, foi apresentada durante esse encontro e agora será analisada pela CCJ.
Essa reunião foi acompanhada por centenas de servidores que atenderam ao chamado do SINTE e das entidades que fazem parte do Fórum dos Servidores. Os trabalhadores se fizeram presentes na Assembleia Legislativa durante toda a manhã do dia 11 e agora são convocados a participar desta nova mobilização, que é fundamental para que o PLP da mudança de alíquota siga para votação no plenário da Casa Legislativa.
REPOSIÇÃO SALARIAL E ATO EM 17/12
A recomposição salarial é uma reivindicação legítima dos servidores. Esta luta não é de hoje e se arrasta por diversas razões, com destaque para a crise fiscal enfrentada pelo Estado. Contudo, a crise não pode ser resolvida com a perda de direitos dos trabalhadores ou o congelamento salarial.
Garantir a recomposição salarial é imprescindível para assegurar que os servidores públicos, em especial os trabalhadores da Educação, tenham condições de prestar um serviço de qualidade à população potiguar.
Além da mobilização de 12 de dezembro, outro Ato Público está marcado para o dia 17/12, com o objetivo de acompanhar a votação do PLP de recomposição salarial no plenário da Assembleia Legislativa. A luta pela valorização dos servidores vai continuar até que o reajuste seja aprovado.
Projeto que obriga estados e municípios a fazerem concurso para professores ganha urgência na Câmara
Professores temporários estão sendo utilizados para compor o corpo docente fixo de maneira irregular |
Deputado Idilvan Alencar (PDT-CE) |
Pagamento do 13º. salário: SINTE irá se pronunciar sobre o anuncio do governo
A governadora Fátima Bezerra anunciou há pouco, na rede social “X”, o cronograma de pagamento do décimo terceiro do funcionalismo público estadual.
Confira a íntegra do texto:
“Mesmo diante das imensas dificuldades financeiras que o Estado tem enfrentado, especialmente com a redução do ICMS, mais uma vez o Governo do Estado, trazendo segurança e previsibilidade, apresenta o calendário de pagamento do 13º”, disse Fátima.
“Os servidores ativos, aposentados, pensionistas que ganham até R$ 4.200 (bruto) receberão o seu 13º no dia 20/12. Além desses, ainda nessa mesma data, receberão os empregados públicos, regidos pela CLT, e os servidores ativos que trabalham no DEI, DETRAN, IDEMA, IPEM, IPERN, JUCERN e ARSEP (que já receberam adiantamento em julho).
“Os demais servidores e servidoras, terão o seu 13º garantido no dia 10/01/25”, diz a governadora.
NOTA: O sindicato irá se pronunciar em breve sobre o anúncio do governo, mas já há evidências de descontentamento em virtude do pagamento ultrapassar o ano em vigência.
Com informações do SINTE/RN - Regional Mossoró