segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Coordenador do SINTE/Mipibu participa em Curitiba (PR) do V Encontro do Movimento Pedagógico Latino-americano


O coordenador-geral do Núcleo dos Trabalhadores em Educação de São José de Mipibu, Prof. Laelio Costa, participa nesta semana - dias 3, 4 e 5 de dezembro - da quinta edição do Encontro do Movimento Pedagógico Latino-americano. O evento é organizado pela Internacional da Educação para a América Latina (IEAL) e conta com o apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação do Brasil (CNTE).

O SINTE/RN enviará à Curitiba uma delegação de sindicalistas que se somarão aos representes das demais organizações sindicais do Brasil e de países da  América Latina para prosseguir com o trabalho anteriormente realizado nas reuniões realizadas em Bogotá, Recife, San José e Belo Horizonte.

O legado de Paulo Freire


O V Encontro do Movimento Pedagógico Latino-americano é inspirado no legado do pedagogo brasileiro Paulo Freire. “Luto por uma educação que nos ensine a pensar e não por uma educação que nos ensine a obedecer”, é o lema escolhido para o evento, motivando a luta das organizações sindicais no setor educacional da América Latina. O encontro faz parte das atividades de preparação para a comemoração do centenário do nascimento de Paulo Freire no ano de 2021.

O Movimento Pedagógico Latino-americano é uma estratégia política organizacional para propor políticas públicas educacionais alternativas a partir da perspectiva dos sindicatos. É promovido pelo Comitê Regional da Internacional da Educação para a América Latina (IEAL) e executado pelo escritório regional do IEAL com o apoio de suas organizações afiliadas.

A defesa de uma educação pública, laica e de qualidade, como direito social garantido pelo Estado, é uma das principais lutas do MPL, juntamente com o reconhecimento dos direitos dos trabalhadores da educação.


O encontro é realizado em Curitiba como uma demonstração de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve preso na cidade do Paraná por motivações políticas e hoje se encontra em liberdade após recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Nenhum comentário:

Postar um comentário