A Escola Estadual Dr. José Fernandes de Melo, em Pau dos Ferros, ganhou destaque em uma matéria publicada no portal Tribuna do Norte em 4 de janeiro. Estudantes da escola, orientados pela professora Jacicleuma Lima, foram premiados na XIV Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, promovida pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), por desenvolverem projetos que atendem às necessidades da região.
O SINTE-RN parabeniza todos os envolvidos nos projetos: a Escola Estadual Dr. José Fernandes de Melo, a professora Jacicleuma Lima, e os estudantes. Para o Sindicato, iniciativas assim demonstram o potencial das escolas públicas na formação de cidadãos conscientes e inovadores. Além disso, incentivam a criatividade e a aplicação prática do que é aprendido em sala de aula, promovendo uma educação mais significativa e conectada com a realidade dos estudantes.
“Vocês são um exemplo de como a escola pública pode e deve ser um ambiente de inovação e desenvolvimento de soluções para os desafios de nossa sociedade”, afirma a coordenadora geral do Sindicato, a professora Fátima Cardoso.
A sindicalista ressalta a importância dessas iniciativas no contexto da luta pela escola pública: “A luta pela escola pública é também a luta pelas diversas formas dos estudantes manifestarem suas aprendizagens. Fazer ciência é espetacular e vai além da repetição do aprendido. Nesse sentido, defendemos que o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que hoje é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica, deve levar em consideração as práticas metodológicas, que perpassam por mediações de conhecimento construído, e o conhecimento historicamente produzido”.
Para quem quiser conferir a matéria completa publicada no site Tribuna do Norte, basta acessar o link: Alunos de escola pública do RN criam soluções adaptadas para a Caatinga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário