A manhã da última sexta-feira em Laranjeiras do Abdias foi de festa. O Centro de Educação Rural Maria José de Melo comemorou com pompa seus 40 anos de história. A festa começou cedo com a banda marcial da escola desfilando pelas ruas da comunidade. Logo em seguida, ocorreu a solenidade de comemoração dos 40 anos da escola, que contou com a presença de autoridades, funcionários, ex-funcionários, alunos e ex-alunos.
Participaram da solenidade, o prefeito Zé Figueiredo, a secretária de Educação, Lúcia Martins, o coordenador do SINTE/RN, Laelio Costa (ex-funcionário), as coordenadoras técnicas da secretaria de Educação, Cely Monte (filha de Mário Monte, primeiro diretor da escola) e Leandra Fernandes (ex-funcionária) e a diretora do CMEI Pedro Vitorino, Alba Lima (ex-funcionária).
Na plateia, muitas pessoas que dedicaram ou que ainda dedicam suas vidas a educação de Laranjeiras e que fizeram ou fazem história no CERU, como Francisca Menezes, Paulo Ferreira, Josilda Silva, Rosimar Ferreira, Antônio Ferreira, Edileuza Bento, Marcio Andrade, Ana Ferreira, Zé Veras, Adriana Rodrigues, Suely Felipe, Mario, Da Luz Medeiros, Luiz Antônio, Eliza Chacon, Margarete Maria, Ivanilda Guedes, Graça Aroldo, Rute Marcelino e Salete Bay.
O CERU
O Centro de Educação Rural Maria José de Melo foi fundado no dia 19 de abril de 1984 no distrito de Laranjeiras do Abdias, localizado a cerca de 20 km do centro de São José de Mipibu.
Foi o primeiro dos quatro CERUs implantados no Rio Grande do Norte. Além da unidade de São José de Mipibu foram construídos outros três nos municípios de Ceará-Mirim, Canguaretama e Rio do Fogo.
A implantação dos CERUs fazia parte de uma política estadual de fortalecimento das comunidades rurais que buscava oferecer na década de 1980 educação de qualidade e ao mesmo tempo fortalecer as práticas agrícolas desenvolvidas nesses espaços através da difusão de técnicas modernas e cursos profissionalizantes nas áreas de corte e costura.
Em âmbito local, a intenção era gerar uma unidade de ensino voltada para as necessidades do homem do campo que beneficiasse a região de Laranjeiras e as comunidades próximas localizadas nos municípios de Arez, Brejinho e Monte Alegre.
A implantação do CERU ocorreu mediante convênio entre o governo do RN e a Prefeitura de São José de Mipibu. Para viabilizar a implementação da escola, o prefeito Leonel Luiz dos Santos desapropriou uma área na rua São José, nas proximidades da escola estadual e da igreja católica, para efetuar a construção da unidade de ensino. Entretanto, o projeto inicial que previa a implantação de um modelo de ensino integral com aulas teóricas e práticas custeadas pelo Estado foi abandonado. Com a mudança de gestão, a prefeitura de São José assumiu a escola em caráter definitivo implantando no local uma unidade de ensino regular.
Desde a sua fundação em 1984 até os dias de hoje, a escola CERU é uma referência para a educação de Laranjeiras do Abdias e de todo seu entorno. O zelo e o comprometimento dos professores e funcionários com a escola, o sentimento de pertencimento da comunidade e a vontade dos gestores de sempre oferecer o melhor a população de Laranjeiras são aspectos que fazem do CERU uma referência na educação de São José de Mipibu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário