quinta-feira, 30 de março de 2023

CACS FUNDEB: SINTE/RN envia à SME relação dos representantes da categoria no quadriênio 2023-2026

 


Ofício 04/2023

 

São José de Mipibu, 30 de março de 2023

 

Exma. Senhora

Lúcia Martins Moura

Secretária Municipal de Educação (SME/SJM)

 

Em reposta ao ofício 0012/2023-GS/SME, nós, que fazemos o SINTE/RN em São José de Mipibu, comunicamos que na noite de ontem realizamos assembleia na modalidade remota para escolher os representantes da categoria no CACS FUNDEB no quadriênio 2023-2026 .

Para representar os professores da rede municipal de ensino, foram escolhidos:

Laelio Jorge da Costa Ferreira de Melo (titular)

Edmilson Gomes de Souza (suplente)

Para representar os agentes educacionais da rede municipal de ensino, foram escolhidos:

Francisca Rozangela de Souza (titular)

Adriano Marcos Silva Lima (suplente)

·          Ficou decidido ainda que havendo impedimento de um dos escolhidos acima, a 2ª. suplente Lucileide Francisca de Aguiar substituirá o (a) impedido (a).

 


Laelio Jorge da Costa Ferreira de Melo

Coordenador do SINTE/RN em São José de Mipibu

 

Rede Municipal: Núcleo do SINTE/RN divulga nota de esclarecimento




     O Núcleo do SINTE/RN  comunica aos trabalhadores e as trabalhadoras em Educação da Rede Municipal de Ensino de São José de Mipibu que estará realizando em abril assembleia presencial para discutir a questão do retroativo/rateio de 2022 e a implantação do 1/3 de férias de 45 dias.

Iríamos realizar essa assembleia em março, inclusive já havíamos divulgado nas redes sociais o dia, horário e local de realização, entretanto, a  onda de vandalismo que se abateu sobre o RN nos obrigou a cancelar a atividade.

Estejam todos e todas cientes que ao longo da próxima semana estaremos divulgando nas redes sociais que dispomos novo edital de convocação informando dia, horário e local da assembleia.


Atenciosamente, 


Laelio Jorge da Costa Ferreira de Melo

Coordenador do SINTE/RN em São José de Mipibu

Faixaço nesta quinta (30) vai pautar demandas da Rede Estadual

 

Nesta quinta-feira, 30 de março, o SINTE/RN vai promover um faixaço para pautar as demandas da Rede Estadual. A atividade acontece a partir das 15h, na Avenida Capitão-Mor Gouveira, com concentração nas proximidades da Rodoviária Nova, em Natal. 

quarta-feira, 29 de março de 2023

Confira a ata da assembleia que escolheu os representantes da categoria no CACS FUNDEB


Aos vinte e nove de março de dois mil e vinte e três, às 19h00min, em primeira chamada e em segunda as 19h20min, reuniram-se em assembleia os trabalhadores em educação do Município de São José de Mipibu (RN) de forma remota para discutir a seguinte pauta:

1. Informes gerais;

2. Escolha de 2 (dois) representantes dos professores da educação básica para comporem o Conselho de Acompanhamento e Controle Social para o quadriênio 2023-2026.

Após inscrição dos candidatos foram escolhidos os seguintes nomes para compor o Conselho do FUNDEB:
Como representantes dos agentes educacionais: FRANCISCA ROSANGELA DE SOUZA e ADRIANO MARCOS SILVA LIMA.
Ficou decidido ainda que havendo impedimento de um dos escolhidos acima, a servidora LUCILEIDE FRANCISCA DE AGUIAR substituirá o (a) impedido (a).
Em seguida foram escolhidos como representantes dos professores LAELIO JORGE DA COSTA FERREIRA DE MELO, titular, tendo como suplente EDMILSON GOMES DE SOUZA.

Aprovadas as proposições foi encerrada a assembleia. Eu FRANCIALDO CÁSSIO DA ROCHA digitei a presente ata.

Urgente: Pagamento dos Servidores da Educação



        De acordo com  a informação obtida pelo SINTE/RN junto à Sônia Pastel, do Setor de RH da Prefeitura, o pagamento dos servidores da Educação de São José de Mipibu estará disponível nas contas  após as 15 h de amanhã, 30 de março de 2023.



Rede Estadual recusa nova proposta do Governo e mantém greve


Créditos: Lenilton Lima

Os trabalhadores e as trabalhadoras em Educação da Rede Estadual deliberaram pela continuidade da greve. A decisão da categoria pela manutenção do movimento paredista foi tomada em Assembleia coordenada pelo SINTE/RN e realizada na manhã de 29 de março.

Durante a atividade, a categoria avaliou a audiência realizada entre o Governo, a diretoria do Sindicato e a comissão de negociação na tarde de 28/03, com a maioria dos presentes na Assembleia discordando da proposta apresentada pela governadora para a aplicação do reajuste de 14,95% do Piso 2023.

A proposta recusada pela categoria consiste em:
• Aplicação do reajuste de 14,95% no mês de abril para os/as professores/as que estão abaixo da tabela salarial do Piso, com efeito retroativo a janeiro;
• Aplicação do reajuste em três parcelas, sendo: 7,21% em maio; 3,61% em novembro e 3,49% em dezembro, para os demais professores/as da ativa, aposentados/as e pensionistas com paridade; e
• Quitação do retroativo em 8 meses, de maio a dezembro de 2024.

Embora a proposta do Governo em relação à quitação do Piso Salarial não tenha sido bem recebida pela categoria, que espera uma quitação integral e ao longo do ano de 2023 (incluindo o retroativo), os/as trabalhadores/as concordaram com o trecho da proposta que trata de outras reivindicações e prevê o envio à Assembleia Legislativa até o dia 30 de maio do Projeto de Lei do Porte das Escolas, do Projeto de Lei das Escolas em Tempo Integral e do PL do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos Funcionários em Educação, além da publicação da Comissão do Concurso Público.

Durante a Assembleia foi enfatizada a necessidade de se fortalecer o movimento grevista e a importância da paridade entre profissionais da ativa e aposentados/as. A categoria também aprovou a construção e divulgação de uma nota de repúdio em resposta a fala da secretária de Educação, Socorro Batista, em matéria publicada no jornal Tribuna do Norte. Adicionalmente, foi aprovada uma agenda de lutas. Confira:

30 de março (quinta-feira)
• Levantamento do quadro de greve.

• Apresentação de estudo sobre dados econômicos do Estado levantados pelo DIEESE que influenciam à aplicação do Piso. Local: sede estadual do SINTE/RN, às 9h.

• Faixaço na Avenida Capitão-Mor Gouveia (concentração no semáforo próximo à Rodoviária), às 15h.

31 de março (sexta-feira)
• Levantamento do quadro de greve.

04 de abril (terça-feira)
• Assembleia de greve da Rede Estadual na Escola Estadual Winston Churchill, às 14h.




Em audiência com o SINTE/RN, Governadora apresenta proposta para o Piso e promete acelerar PLs

 

Créditos: Lenilton Lima

Reunida em audiência com o SINTE/RN na tarde desta terça-feira (28), a governadora Fátima Bezerra apresentou proposta para quitar o Piso Salarial 2023. Tem o seguinte formato:

• Implementação do reajuste de 14,95% no mês de abril para os/as professores/as que estão abaixo da tabela salarial do Piso, com efeito retroativo a janeiro.

• Para os demais (professores/as da ativa, aposentados e pensionistas com paridade), implementar o reajuste em três parcelas, sendo: 7,21% em maio; 3,61% em novembro e 3,49% em dezembro.

• Quanto ao retroativo, a proposta do Governo permanece inalterada. Dessa forma, a quitação do passivo ocorreria em 8 meses, de maio a dezembro de 2024.

PCCR, PORTE DAS ESCOLAS, INTEGRAL E CONCURSO

Também na audiência, outros temas de interesse da categoria foram debatidos. Sobre o Projeto de Lei (PL) relativo ao Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos Funcionários, os Projetos de Lei do Porte das Escolas e das Escolas em Tempo Integral e acerca da realização de Concurso Público, foi divulgado o seguinte:

  1. Os Projetos de Lei do Porte das Escolas e das Escolas em Tempo Integral serão enviados à Assembleia Legislativa (AL) até 28 de abril.
  2. O PL do PCCR dos funcionários será enviado à Assembleia Legislativa até 14 de maio.
  3. Até o dia 20 de abril será publicada no Diário Oficial a Comissão responsável pelo Concurso Público.

ASSEMBLEIA

Na manhã desta quarta (29), a partir das 8h30, os/as trabalhadores/as em Educação farão avaliação da audiência durante Assembleia da categoria, quando vão definir sobre a proposta apresentada pelo Governo e sobre os rumos do movimento paredista. O encontro acontece na Escola Estadual Winston Churchill, Centro de Natal.

terça-feira, 28 de março de 2023

Rede Estadual: Assembleia avalia amanhã (29) audiência com a governadora na tarde de hoje


 Com o objetivo de avaliar a audiência com a governadora realizada na tarde de 28/03, o SINTE/RN convoca os trabalhadores e as trabalhadoras em Educação da Rede Estadual para Assembleia Geral Extraordinária da categoria. Será amanhã, 29 de março (quarta-feira), às 8h30, na Escola Estadual Winston Churchill.

A agenda de lutas da Rede Estadual da semana de 27 a 31 de março previa a realização de Assembleia na sexta-feira. Contudo, devido à marcação da audiência com a Chefe do Executivo Estadual, o Sindicato optou por antecipar a atividade para debater com a categoria o conteúdo tratado na audiência.

segunda-feira, 27 de março de 2023

Urgente: Edital de convocação da assembleia que escolherá na quarta-feira (29) os representantes da categoria no CACS FUNDEB



EDITAL DE CONVOCAÇÃO

               

          A coordenação do SINTE/RN convoca os(as) trabalhadores(as) em Educação do Município de São José de Mipibu a participarem de ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA REMOTA que acontecerá à partir das 19h00 da quarta-feira, 29 de março de 2023 pelo Google Meet através do link https://meet.google.com/bnb-twpp-etx


1. Informes gerais;

2. Escolha de 2 (dois) representantes dos professores da educação básica para comporem o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB (CACS FUNDEB) para o quadriênio 2023-2026.

3. Escolha de 2 (dois) agentes educacionais para comporem o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB (CACS FUNDEB) para o quadriênio 2023-2026.



Laelio Jorge da Costa Ferreira de Melo 

Coordenador do SINTE/RN em São José de Mipibu  

Imposto de Renda 2023: Com o restabelecimento da segurança, contador inicia os atendimentos na quarta-feira, 30/03


 Comunicamos aos trabalhadores em Educação filiados ao SINTE/RN em São José de Mipibu que o contador Osenir Barbosa realiza na quarta-feira, 30/03 - no horário compreendido entre as 9h da manhã e às 13h da tarde - os primeiros atendimentos presenciais do ano.

Como é do conhecimento de todos, nós, do SINTE/RN, tivemos que cancelar os atendimentos previstos para as duas últimas quartas-feiras devido a onda de insegurança ocasionada pelas facções criminosas que atuam no RN. Cessados os ataques, estamos preparados para iniciar  a nossa programação de atendimentos para 2023.

Para esclarecimentos adicionais, pedimos que entrem em contato com a nossa coordenadora administrativa-financeira, Rozangela Souza através do número:


Desde já, estejam cientes que caberá a Rozangela efetuar a programação dos atendimentos realizados pelo contador José Osenir.

- Solicitamos aos/as senhores/as interessados/as que, antes de agendar o atendimento reúnam consigo toda a documentação necessária.

O contador José Osenir solicita aos servidores que realizam anualmente suas declarações no núcleo do SINTE/RN em São José de Mipibu que tragam consigo a declaração do ano passado, pois  - devido a problemas com o computador - ele acabou perdendo os arquivos.

(↓Segue abaixo relação de documentos necessários à declaração de IRPF 2023)


Renda

Informes de rendimentos de salários, aposentadoria, pensão etc.
Informes de rendimentos de instituições financeiras, inclusive corretora de valores
Informes de rendimentos recebidos provenientes de aluguéis de bens móveis e imóveis recebidos de jurídicas
Informações e documentos de outras rendas, como pensão alimentícia, doações e heranças recebida no ano, dentre outras
Resumo mensal do livro caixa com memória de cálculo do carnê-leão; DARFs de carnê-leão

Bens e direitos

Documentos que comprovem a compra e venda de bens e direitos
Cópia da matrícula do imóvel e/ou escritura de compra e venda


Dívidas e ônus

Informações e documentos de dívida e ônus contraídos e/ou pagos no período
Renda variável
Controle de compra e venda de ações, inclusive com a apuração mensal de imposto
DARFs de renda variável
Informes de rendimento auferido em renda variável

Pagamentos e doações efetuados

Recibos de pagamentos ou informe de rendimento de plano ou seguro saúde (com CNPJ da empresa emissora e indicação do paciente)
Despesas médicas e odontológicas em geral (com CNPJ da empresa emissora ou CPF do profissional, com indicação do paciente)
Comprovantes de despesas com educação (com CNPJ da empresa emissora com indicação do aluno)
Comprovante de pagamento de Previdência Social e previdência privada (com CNPJ da empresa emissora)

Recibos de doações efetuadas

Comprovantes oficiais de pagamento a candidato político
Comprovante de pagamento de pensão alimentícia em decorrência de decisão judicial por alimentando.

Sobre o atendimento:

O atendimento é inteiramente gratuito para os filiados do SINTE/RN em São José de Mipibu. Entretanto, solicitamos aos associados que tragam consigo  contracheque atualizado para comprovar a filiação.



Atendimento jurídico: Dr. Izac atende a categoria na quinta-feira (30)

 


O SINTE/RN comunica aos trabalhadores em Educação de São José de Mipibu que o advogado Izac Martini estará atendendo na quinta-feira, 30/03, de 8h às 12h.

→ Para informações e agendamentos, pedimos que entrem em contato com os seguintes números:

9 9104 1183 (Laelio)
9 9147 8224 (Rozangela)

→ O SINTE/RN em São José de Mipibu está localizado na rua 15 de novembro, 84, Centro (vizinho ao Instituto Pio XII).

Mais um ataque à escola em São Paulo vitima a professora Elizabete Tenreiro e, em igual grau, o conjunto de toda a educação brasileira

 


Foto: Agência Brasil/Fernando Frazão

É estarrecedor os ataques recorrentes que o país presencia em espaços escolares. A manhã de hoje registrou mais um ataque em uma escola da rede estadual de ensino de São Paulo. Um adolescente de 13 anos entrou na Escola Estadual Thomázia Montoro, na zona oeste da capital do Estado, e esfaqueou 4 professoras e um estudante. Dentre as docentes, a professora de Ciências Elizabete Tenreiro, que tinha 71 anos de idade, sofreu uma parada cardíaca depois do ataque e, infelizmente, veio a óbito.

A violência desses casos de ataque surpreende e estarrece a todos/as quando ocorrem. E não devem ser vistos como um mero caso de segurança pública. Trata-se de uma questão absolutamente complexa porque, primeiro, envolve um crime cuja autoria vem de um adolescente, o que por si só já deveria nos horrorizar a todos/as. Segundo porque o local desse tipo recorrente de ataque se dar em escolas deve nos indicar uma preocupação extra: ataques violentos em escolas, espaços por excelência de diversidade e tolerância, nos indicam a falência moral desses princípios basilares da convivência humana em sociedade. Por isso que a violência escolar nunca deve ser vista e tratada como uma questão meramente de polícia.

Quando a escola perde a capacidade de abrigar esses princípios que a constituíram historicamente e, até hoje, a constituem como um locus privilegiado da formação e aprendizagem humanas, a falência social, política e moral é de toda a sociedade. E a derrocada da escola como sendo o lugar privilegiado de fomento desses valores reflete algo muito maior que pouco é problematizado pela sociedade e tampouco pelos nossos meios de comunicação: um projeto educacional que fomenta a militarização de escolas e as práticas de deduragem dos/as estudantes contra professores/as em sala de aula, como forjado pelo movimento “Escola sem Partido”, bem como aqueles que incentivam a educação domiciliar, atacando o espaço da escola como necessário e imprescindível para a formação de nossas crianças, jovens e adultos, não pode mesmo eleger a escola como importante.

Toda nossa solidariedade à comunidade educacional da Escola Thomázia Montoro, bem como aos familiares e amigos da professora Elizabete Tenreiro! Hoje somos toda a dor do mundo para que, amanhã, esse luto se transforme em luta por uma educação que volte a valorizar a vida de seus/uas profissionais e que retome a escola como espaço de respeito e tolerância, nunca de violência!

Brasília, 27 de março de 2023
Direção Executiva da CNTE

Ato em defesa do Piso resulta em agendamento de audiência com governadora


Como resultado do Ato da Rede Estadual em defesa da aplicação imediata do Piso Salarial 2023 realizado na manhã de 27 de março em frente à Secretaria Estadual de Educação, foi agendada uma audiência com a governadora Fátima Bezerra.

A audiência está marcada para acontecer na tarde de 28 de março (terça-feira), com início às 14h30. O agendamento da audiência com a chefe do Executivo Estadual se deu após dirigentes do SINTE/RN e comissão de trabalhadores serem recebidos pela secretária de Educação, Socorro Batista.

Para o coordenador geral do SINTE, professor Bruno Vital, a atividade de 27/03 foi vitoriosa com um resultado concreto, tendo em vista o agendamento da audiência. Além disso, a atividade teve uma boa participação da categoria, com a presença de trabalhadores/as de diferentes regionais.

Em greve desde o dia 05 de março, os/as trabalhadores/as em Educação cobram a aplicação do reajuste de 14,95% para professores/as da ativa, aposentados/as e pensionistas com paridade; reajuste que deveria ter sido implementado no mês de janeiro.

Somando-se à reivindicação pela quitação do Piso, o professor Rômulo Arnaud, também coordenador geral do Sindicato, reforça que a categoria reivindica o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos Funcionários, o Projeto de Lei das Escolas em Tempo Integral, o PL do Porte das Escolas e a realização de Concurso Público.


AGENDA DE LUTAS


Em decorrência da audiência com a governadora agendada para a tarde de 28/03, a panfletagem que estava prevista para acontecer em frente ao Midway Mall está cancelada.

O SINTE/RN estará atualizando a categoria sobre qualquer mudança na agenda de lutas, inclusive sobre alguma possível antecipação da Assembleia.


domingo, 26 de março de 2023

14,95 % Já: Ato na SEEC pelo reajuste do piso começa às 9h dessa segunda (27)


Bom final de domingo, colegas trabalhadores (as) em Educação do RN! 

      Passando para lembrar que amanhã tem tarefa de GREVE na Secretaria Estadual de Educação - SEEC, no Centro Administrativo às 9h. 

Na pauta: a implantação  do reajuste de 14.95% .

Rede Municipal: Aulas presenciais serão retomadas na terça-feira, 28/03.



COMUNICADO


   A Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME/SJM), seguindo orientações dos orgãos de segurança pública, comunica que as aulas nas escolas da rede municipal de ensino, continuarão suspensas até amanhã - 27/03.

A partir da terça-feira - 28/03 - se Deus quiser, retornaremos com as aulas presenciais.

Qualquer alteração, manteremos vocês informados.

Agradecemos a compreensão de todos.



Lúcia Martins Moura 
Secretária Municipal de Educação

Novo Ensino Médio piora ensino e amplia evasão escolar, afirma aluno de escola pública

 

Foto: APP/Sindicato

Não faltam criticas para o Novo Ensino Médio (NEM), que começou a ser implementado em 2022 no país. E elas vêm de todos os lados. A piora do ensino e a ampliação da evasão escolar e da desigualdade são alguns dos pontos que estudantes e professores dizem sentir na pele em relação aos efeitos negativos da reforma do sistema, que foi feita através da Medida Provisória (MP) nº 746 assinada pelo ex-presidente Michel Temer (MDB) em 2016, aprofundada por Jair Bolsonaro (PL) sem nenhum debate ou diálogo com a sociedade ou com a comunidade escolar.

Convertido na Lei 13.415/2017, o NEM foi duramente criticado ainda no ano de 2016, quando houve um intenso movimento de ocupações estudantis nas escolas de Ensino Médio e nas universidades públicas em 19 estados da federação, e até hoje há protestos e mobilizações, dentro e fora das escolas, que pedem a revogação desta reforma. O novo modelo alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu alterações na estrutura com prejuízos para estudantes e trabalhadores e trabalhadoras da educação.

Entre as mudanças, estão aumento da carga horária, nova grade curricular e ensino voltado para a formação profissional. O Novo Ensino Médio prometia ser uma oportunidade aos alunos, permitindo escolher quais disciplinas iriam cursar ao longo dos três últimos anos de sua vida escolar, mas na prática não foi bem isso que aconteceu.

Estudante da segunda série do ensino médio da Escola Estadual Dona Cyrene de Oliveira Laet, na Zona Norte de São Paulo (SP), Arthur Facchinetti conta que o Novo Ensino Médio tem falhado nas suas principais propostas, e segundo ele, tem tirado os alunos da escola, ao invés de colocar, porque muitos não podem ficar uma carga horária tão grande dentro da escola porque têm de trabalhar e ajudar em casa.

Pela lei, para que o novo modelo seja possível, as escolas ampliaram a carga horária para 1,4 mil horas anuais, o que equivale a sete horas diárias. Essa ampliação da carga horária é uma forma de fazer com que as escolas ofereçam ensino integral aos seus estudantes

“Essa carga horária não é bem explorada na escola e muito desse tempo é perdido, ou com atividades que não estão no desenvolvimento dos alunos ou no ócio. Na minha escola, eu vejo que muitos dos alunos preferem estudar em casa, inclusive eu faço isso, porque esse tempo de aula muito elevado faz com que os alunos saiam cansados e não aprendam nada. Eu e meus amigos sentimos que não temos evoluído na escola e há muito tempo não tenho o prazer de dizer que aprendi alguma coisa nova”, diz Arthur.

Impacto também afeta professores/as

O secundarista avalia que o NEM tem atrapalhado os professores, seja pela quantidade de carga horária ou pelo excesso de burocracia do sistema e de trabalho extra classe. Segundo Arthur, muitos deles saíram da escola porque não conseguem conciliar a vida com uma carreira tão pesada. Isso sem contar que alguns professores precisam trabalhar de manhã e de noite, o que dificulta a vida do professor, porque ele ainda precisa corrigir prova, fazer trabalho e cuidar de uma burocracia que os impede de evoluir.

“As plataformas que são disponibilizadas para eles não funcionam como deveriam e fazem com que percam muito tempo preenchendo documentos para o governo. Isso atrapalha tanto a vida do professor quanto a nossa, às vezes perdemos uma aula inteira apenas para o professor conseguir colocar a chamada no site. Os professores estão cada vez mais desvalorizados”, destaca ele.

Itinerário formativo também não funciona

O aluno do ensino médio é enfático ao dizer que o itinerário formativo tem atrapalhado ao invés de ajudar. Arthur disse que ideia do NEM que foi vendida ao ser lançada é boa, porque permitiria ao aluno escolher a carreira que deve seguir. Segundo ele, na realidade, não tem sido muito eficiente. Não tem itinerário formativo que se adapte muito bem ao que o aluno quer.

“Eu tenho uma amiga que quer ser jornalista e ela não conseguiu encontrar nos itinerários os conteúdos que ela gostaria de aprender para a carreira. Sem contar que, em geral, não ajudam o aluno a desenvolver em nada. Eu gostaria de ser professor, mas não consegui encontrar isso. Tenho amigos que estudam em outras escolas e também reclamam das mesmas coisas. O Novo Ensino Médio tem dificultado os alunos de alcançarem o que realmente querem. O ensino médio no passado não era perfeito, precisava de melhoras, mas acredito que esta reforma, chamada de Novo Ensino Médio, não foi a mais adequada”, conclui Arthur.

NEM amplia desigualdade

A professora de ciências e itinerários de escola particular, Anne Ferreira, relata que nas escolas privadas, principalmente as de alto padrão, o NEM impactou de forma diferente alunos/as e professores/as. Segundo ela, o Novo Ensino Médio deixou claro um grande abismo entre as escolas particulares e públicas.

“No sistema público, impactou de modo negativo, pois não houve um plano de execução que pudesse tornar o ensino efetivo. Para as escolas de classe média, sabendo aproveitar o desenvolvimento das aulas, seguramente pode nortear o caminho que o estudante pretende seguir porque são assuntos interessantes que podem ser desenvolvidos de inúmeras formas. Nas escolas de alto padrão o impacto é absurdamente positivo, porque eles podem aprofundar-se nas disciplinas e focar ainda mais nos vestibulares de alta concorrência”, ressalta.

Revogação Já

Para a CNTE e diversas entidades que defendem a educação pública e de qualidade para todas e todos, a revogação da Lei n. 13.415/2017 é a única forma de estancar a tragédia social em curso no país e de recuperar um debate público e democrático construído a partir das comunidades escolares e movimentos de educação, com vistas à construção de um modelo de ensino médio público que beneficie quem mais precisa.

Saiba mais




A CNTE está coletando assinaturas de parlamentares ao manifesto da entidade pela revogação do Novo Ensino Médio (NEM) e que será protocolado no dia 24 de abril no Ministério da Educação (MEC). A ação faz parte do plano de Lutas, aprovado por unanimidade no último dia da 4ª Plenária Intercongressual da CNTE. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já deu sinal de que vai ter mudanças no NEM com apoio de estudantes e profissionais da educação.

Rede Estadual mantém greve, aprova atividades e cobra retorno do Governo sobre contraproposta

Reunidos em Assembleia na manhã de 23 de março, os trabalhadores e as trabalhadoras em Educação da Rede Estadual, coordenados/as pelo SINTE/RN, avaliaram o movimento paredista iniciado em 5 de março e deliberaram pela manutenção da greve. Os profissionais também aprovaram um conjunto de atividades que deve ocorrer até o final do mês. Confira:

24/03 (sexta-feira)
Início da campanha digital, através das redes sociais, em defesa da aplicação do Piso 2023.

27/03 (segunda-feira)
Ato em defesa do Piso do Magistério, pela realização de audiência com o Governo e pela continuidade das negociações. Local: em frente à Secretaria Estadual de Educação (SEEC), às 9h.

28/03 (terça-feira)
Reunião do Comando de greve na sede estadual do SINTE/RN, às 8h.
Panfletagem em frente ao Midway Mall, 14h30.

29/03 (quarta-feira)
Apresentação de estudo sobre dados econômicos do Estado levantados pelo DIIESE e que influenciam a aplicação do Piso. Local: sede estadual do SINTE/RN, às 9h.

30/03 (quinta-feira)
Faixaço na Avenida Capitão-Mor Gouveia (concentração no semáforo próximo à Rodoviária), às 9h.

31/03 (sexta-feira)
Assembleia da Rede Estadual na E. E. Winston Churchill, às 14h.


A ausência de resposta do Governo em relação à contraproposta da categoria, a necessidade do fortalecimento da greve e a divulgação das tabelas salariais com a aplicação do retroativo do Piso 2022 também foram debatidas na Assembleia. Veja um resumo:

CONTRAPROPOSTA APRESENTADA PELA CATEGORIA AINDA AGUARDA RESPOSTA DO GOVERNO

Embora o SINTE/RN tenha comunicado ao Governo sobre a decisão da categoria em defesa do pagamento integral do Piso, no índice de 14,95%, com a implementação ocorrendo em abril e o retroativo de janeiro a março quitado nos meses de agosto, setembro e outubro, não houve até o momento (23/03) retorno da SEEC sobre a contraproposta e nem sobre a marcação de nova audiência.

O silêncio do Governo, que pode ter relação com a crise na segurança pública que tomou conta do Estado nos últimos dias, não pode e nem deve continuar. O Governo precisa responder à categoria. Por sua vez, a categoria deve restabelecer o movimento de greve e seguir mobilizada para garantir a negociação. Desse modo, reforçamos a participação dos trabalhadores nas atividades, especialmente no Ato em frente à Secretaria Estadual de Educação agendado para 27/03.

FORTALECIMENTO DO MOVIMENTO GREVISTA

Tendo em vista que a adesão dos trabalhadores à greve ainda não é completa e cientes de que a luta exige comprometimento e dedicação para que os objetivos sejam alcançados, durante a Assembleia de 23/03 os dirigentes do SINTE reforçaram a necessidade de a categoria aderir à greve. Nesse sentido, os profissionais presentes foram orientados a conversar com os colegas que ainda não compreenderam que o momento requer mobilização e adesão.

DIVULGADAS TABELAS COM VALORES DO RETROATIVO DO PISO 2022

O SINTE/RN disponibiliza as tabelas com os valores referentes ao Retroativo do Piso Salarial 2022 dos professores e professoras da Rede Estadual de Ensino.

Confira a tabela de 30 horas AQUI.

Confira a tabela de 40 horas AQUI.

Ao consultar o material, os professores vão identificar na parte superior uma tabela com os dados relativos ao mês de dezembro do ano de 2022. Na sequência, é possível verificar a tabela com os valores da parcela do retroativo de março a novembro de 2022. Esses valores serão pagos/creditados em 14 parcelas, entre março de 2023 e abril de 2024.

terça-feira, 21 de março de 2023

Urgente: SINTE/RN suspende atendimentos contábeis e jurídicos previstos para amanhã (22)

 


A coordenação do Núcleo do SINTE/RN em São José de Mipibu comunica aos seus associados que está cancelando os atendimentos contábeis e advocatícios programados para amanhã, 15/03, devido a permanência do clima de insegurança no RN.

Os atendimentos contábeis programados para essa quarta-feira, 22/03, serão remanejados para as próximas semanas e o atendimento jurídico será transferido para a próxima semana, em data ainda a confirmar.


* Informações adicionais são obtidas com a coordenadora administrativa-financeira do SINTE/RN em São José de Mipibu, Rozangela Souza, através do telefone 9 9147 8224


Após reunião com autoridades policiais, Prefeitura suspende aulas presenciais até sexta-feira (24)

 

As aulas presenciais na rede municipal de ensino de São José de Mipibu seguem suspensas até a próxima sexta-feira, 24/03. A decisão foi tomada na manhã de hoje (21) durante reunião com representantes da prefeitura, das  policias militar e civil e da guarda municipal. Como já havíamos mencionado anteriormente, as aulas ao longo dessa semana serão ministradas na modalidade remota. 

Para maiores esclarecimentos, o blog do SINTE/RN reproduz abaixo a íntegra da circular enviada pela secretária Lucia Martins aos gestores e coordenadores da rede municipal no início dessa tarde:


Boa tarde, colegas!


Após reunião realizada na manhã de hoje -21/03 - com o Executivo Municipal, Secretários e representantes da Segurança Pública; a Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, seguindo orientações do CPRE, Comando da Polícia Militar, Guarda Municipal e Polícia Civil, comunicamos que em virtude da instabilidade na segurança pública do Rio Grande do Norte, manteremos as aulas suspensas nas escolas da rede municipal de ensino, pelo menos até sexta-feira.

Conforme combinado, permaneceremos com o ensino no formato remoto.

Preparem junto aos professores, atividades para suprir as demandas desses dias , de acordo com as orientações da equipe de Coordenação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação

Acrescentamos ainda, que o transporte universitário segue também suspenso.

No mais, até o final da semana, a pasta trará novas atualizações. É importante todos ficarem atentos aos nossos perfis oficiais para mais informações.

Agradecemos a compreensão de todos.



Lúcia Martins Moura
Secretária Municipal de Educação 
SME/SJM