segunda-feira, 30 de janeiro de 2023
Fazendo o certo: Ao menos 9 estados pagam acima do novo piso nacional dos professores; confira os valores
sexta-feira, 20 de janeiro de 2023
terça-feira, 17 de janeiro de 2023
Luto: Morre Alexandre Magno, ex-coordenador pedagógico do CAIC de São José de Mipibu e ex-dirigente do SINTE/RN na regional de Canguaretama
Nós, do núcleo sindical, nos solidarizamos com os familiares de Alexandre que moram aqui em São José, especialmente aqueles que são nossos (as) colegas de trabalho como Júlio Cesar (irmão), Prazeres (tia) e Gracinha (prima).
Muito jovem, Alexandre Magno, faleceu no início da manhã de hoje (17) aos 41 anos, vítima de acidente automobilístico na BR-101, próximo a Goianinha.
Alexandre Magno, desde setembro de 2022 era coordenador pedagógico na Escola Estadual Nísia Floresta, no vizinho município de Nísia Floresta.
Neste momento de dor, rogamos a Deus que conforte todos seus familiares e amigos.
SINTE/RN
Núcleo São José de Mipibu
Educação de São José em luto: Morre Janete Gladis
É com imenso pesar que o Núcleo do SINTE/RN comunica o falecimento da Profa. Janete Gladis de Lima Lopes Barros.
A coordenação do SINTE/RN lamenta profundamente e se solidariza com os familiares, amigos/as e colegas de trabalho de Janete.
São José de Mipibu, 17 de janeiro de 2023
segunda-feira, 16 de janeiro de 2023
MEC confirma reajuste no salário de professor; piso vai a R$ 4,4 mil
FONTE: UOL
Rede Estadual: Piso e retroativo estarão na pauta do primeiro encontro do SINTE/RN com nova secretária de Educação
O sindicato será recebido pela professora Socorro Batista na quarta-feira, 18/01, às 14h, na sede da SEEC em Natal.
Piso, retroativo, porte das escolas, lei das escolas de tempo integral e dos funcionários são alguns dos pontos que estarão em pauta nessa quarta-feira com a secretária recem-empossada.
"Esperamos que a a professora Socorro Batista dê celeridade as nossas demandas, pois tivemos muita morosidade nos últimos quatro anos durante a gestão de Getúlio Marques", comenta o coordenador-geral do SINTE/RN, Prof. Rômulo Arnoud.
FONTE: SINTE REGIONAL MOSSORÓ
SINTE trata com o Município sobre pagamento do rateio, recesso escolar de 15 dias na metade do ano e implantação integral do reajuste de 14,95 %
Depois do processo de posse e escolha, foi discutida a implantação dos 200 dias letivos no calendário escolar de forma a contemplar o recesso de 15 dias na metade do ano. Após uma longa explanação do representante do SINTE e agora presidente do conselho, Francialdo Cássio, da sua suplente, Risalva Brazão e do coordenador geral do SINTE em São José de Mipibu, Laelio Costa, os demais membros do Conselho acabaram por concordar com a iniciativa efetuando as devidas mudanças no calendário de forma a contemplar os profissionais do magistério com os ansiados 15 dias de recesso na metade do ano.
Finalizada a reunião, a nossa coordenação sindical foi a prefeitura e lá foram recebidos pela procuradora Renata Mosca e pela secretária adjunta de Educação, Thimuza Souza, indagando-as sobre a posição da prefeitura a respeito do pagamento do retroativo/rateio e também sobre a implementação do reajuste de 14,95 % nos salários dos docentes. Apesar da cautela, ambas se mostraram otimistas com a possibilidade de implantação do reajuste em fevereiro.
Nos tópicos abaixo, destacamos acontecimentos e assuntos de relevância para a nossa categoria que foram tratados com o poder executivo no dia de hoje:
Presidência do Conselho Municipal de Educação
Foi realizada no auditório da secretaria municipal de Educação na manhã de hoje (16), a escolha do presidente e da vice-presidente do Conselho Municipal de Educação de São José de Mipibu (CME/SJM). Francialdo Cássio da Rocha, coordenador do SINTE/RN foi escolhido por ampla maioria presidente do Conselho, cabendo a vice-presidência a ex-presidente do Conselho, Cida Santos, atual diretora do CMEI Uracinda Barbosa.
Recesso de 15 dias na metade do ano
Negociação realizada na manhã de hoje com representantes da Secretaria Municipal de Educação (SME/SJM), SINTE/RN e Conselho Municipal de Educação (CME/SJM) sobre a distribuição dos dias letivos no calendário 2023 resultou na aprovação do ansiado recesso de duas semanas (24/06 à 09/07), na metade do ano.
Ida do SINTE/RN e dos membros da comissão à Prefeitura
Após a escolha da presidência do CME/SJM e a aprovação do calendário escolar 2023, os representantes do SINTE/RN, Laelio Costa e Francialdo Cássio acompanhados pelos membros da comissão de acompanhamento, professores Edmilson Souza e Risalva Brazão, seguiram para o prefeitura com o intuito de provocar uma reunião com os representantes do Município para tratar dos pontos da pauta enviada no último dia 03/01 ao executivo.
Rateio/Retroativo
Os representantes da categoria ouviram da procuradora do Município, Renata Mosca que a prefeitura reitera o comunicado que fez a categoria em dezembro e solicita que seja aguardado o término do ano financeiro 2022 no dia 30/01 para que possa se reunir com a representação da categoria nos primeiros dias de fevereiro para se pronunciar a respeito da partilha de eventuais sobras.
Implantação do piso salarial 2023
A procuradora Renata Mosca juntamente com a secretária adjunta da Educação, Thimuza Souza, comunicaram na sede da prefeitura que o prefeito Zé Figueiredo aguarda o resultado dos relatórios orçamentários relativos aos gastos com pessoal no ano de 2022 para avaliar o impacto que o reajuste de 14.95 % causará na folha no ano de 2023. Portanto, assim como no tocante ao rateio, a prefeitura somente se pronunciará a respeito da implantação do reajuste no início de fevereiro.
Possibilidade de implementação dos 14,95 % em fevereiro
Apesar da cautela, Renata Mosca e Thimuza Souza sinalizaram que havendo disponibilidade financeira para a implantação integral do reajuste de 14, 95 % , este se dará em fevereiro acrescido do retroativo de janeiro. As representantes do prefeito destacaram que o Município ainda precisará enviar projeto de lei para a apreciação da Câmara Municipal no início dos trabalhos da casa em fevereiro para que os vereadores autorizem o reajuste dos profissionais do magistério.
O SINTE/RN segue alerta, comunicando, informando e atualizando a categoria sobre os rumos das negociações com o Município nesse início de 2023.
Atenciosamente,
Laelio Jorge da Costa Ferreira de Melo
Coordenador do SINTE/RN em São José de Mipibu
sexta-feira, 13 de janeiro de 2023
Governo do RN anuncia pagamento do terço de férias aos professores
Anúncio foi feito durante a solenidade de posse da professora Socorro Batista como Secretária de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer
A medida cumpre direito histórico da categoria docente e é reconhecimento do Governo do RN aos profissionais que exercem a docência, um dos pilares fundamentais para o fortalecimento da Escola pública. No RN, a rede pública estadual de educação é composta por 615 unidades de ensino, 18 mil professores e 215 mil estudantes.
O anuncio foi feito pela governadora Fátima Bezerra no auditório da Secretaria de Estado da Educação (SEEC) em ato de posse da nova titular do órgão, professora Socorro Batista. A nova secretária substitui o professor Getúlio Marques que ocupou o cargo nos últimos quatro anos e assumiu a Secretaria Nacional de Educação Tecnológica e Profissional do Ministério da Educação e Cultura, em Brasília.
" Estamos iniciando novo ciclo à frente dos destinos do povo do RN. Em 2019 encontramos colapso financeiro e fiscal, pandemia e conjuntura nacional hostil. Não foi fácil. Mas, de pé no chão e olhando para a frente, construímos dias melhores. Nunca vamos perder de vista a defesa da democracia que é vital e combustível para o exercício dos direitos civis e humanos", declarou a governadora.
Ela destacou o atual momento do país, com ataques à democracia e disse: "precisamos estar atentos. Os que não prezam pela democracia atacam primeiro a educação. Não querem livros, querem armas. O tempo hoje é de reconstrução, de compromisso com as cidades, os estados, o País. A defesa da democracia está consignada na Constituição Federal que é resultado da luta das gerações que nos antecederam. Temos o dever e obrigação de zelar e defender a nossa Constituição".
Fátima Bezerra enfatizou que é na escola onde a população adquire consciência de cidadania, dos direitos e deveres. “E reconstruir o País com emprego e cidadania precisa de uma Educação forte. O desafio é imenso, hoje ainda mais, devido às consequências da pandemia. Conclamo a todos a lutar pela melhoria da qualidade da Educação no RN, com infraestrutura física adequada, conectividade, expansão da educação em tempo integral, superação do analfabetismo, combate à evasão escolar, educação profissional”, afirmou a governadora, enfatizando: “temos um compromisso de vida e de geração. Nossa geração não vai deixar escapar esta oportunidade quando o Governo do Estado e o Governo Federal têm perfil popular e democrático. Vamos avançar com cidadania, dignidade e direitos, trabalhando com sentimento de equipe, para honrar a oportunidade que o povo do RN nos deu".
"Gosto de trabalhar com dedicação, e de quem também faz isso. A educação do RN e do Brasil nos últimos quatro anos enfrentou um processo de dificuldades. A falta de apoio federal reflete nos Estados e municípios. A situação foi agravada pela pandemia, que deixou fortes impactos. O novo Governo Federal vê a Educação como área estratégica para o desenvolvimento. E precisamos ter em mãos projetos e propostas para trazermos recursos e dar um salto de qualidade na educação do RN", afirmou Socorro Batista.
TRABALHO EM PARCERIA
A secretária de Educação registrou a importância do trabalho em parceria com outras secretarias, órgãos e instituições como a Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Estadual de Educação. "Precisamos contar com todos, independente de ideologias partidárias, o compromisso com a educação é que vai fazer a diferença".
A secretária ainda enfatizou a importância da "celeridade, comunicação interna, agilidade jurídica, unidade de ações e propósitos. Não guardem problemas, eles devem ser comunicados, analisados e buscadas as soluções. É para isso também que estamos aqui".
No evento ocorrido no auditório da SEEC, também compareceram a secretária da SEMJIDH, Olga Aguiar de Melo; subsecretário da Educação, Álvaro Bezerra; chefe de gabinete da SEEC, Matheus Peixoto Quirino; subcoordenador de esportes, Canindé de França; representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte/RN), Eliene Bandeira; das Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIRECs), Umes e do deputado estadual Francisco Medeiros.
QUEM É A SECRETÁRIA?
Maria do Socorro da Silva Batista é graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1986). Cursou Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011) e fez estágio doutoral na Universidade do Porto, em Portugal (2010).
É professora adjunta aposentada da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência com ensino, pesquisa e extensão na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: política educacional políticas e gestão da educação ambiental, ensino e formação docente.
Natal (RN), 13 de janeiro de 2023
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – ASSECOM
Agendas do MEC com setor privado e nomeação de Secretária de Educação Básica desrespeitam direito à educação e profissionais da área
quarta-feira, 11 de janeiro de 2023
quinta-feira, 5 de janeiro de 2023
SINTE/RN aguarda audiência com a Secretária de Educação logo após a sua posse
Lula autoriza reestruturação do MEC com volta da diversidade e inclusão
quarta-feira, 4 de janeiro de 2023
Durante o governo Bolsonaro EJA foi desvalorizada e teve perda de mais 500 mil alunos
Por ofício, SINTE envia ao Município a pauta reivindicatória da categoria nesse início de 2023
Ofício 001/2023
São José de Mipibu, 03 de janeiro de 2023
Exmos. Senhores
José de Figueiredo Varela
Prefeito do Município de São José de Mipibu
Lúcia Martins Moura
Secretária Municipal de Educação de São José de Mipibu (SME/SJM)
Piso do Magistério tem reajuste de 14,95% em 2023 e será de R$4.420,36