sexta-feira, 31 de agosto de 2018

V CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU) ACONTECE EM OUTUBRO


“Experiências Educadoras: Sujeitos, formações e práticas” é o tema do V Congresso Nacional de Educação, o CONEDU, que acontecerá entre 17 e 20 de outubro no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife.
Promovido em uma parceria entre a UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) e o Centro Multidisplinar de Estudos e Pesquisas (CEMEP), entre outras instituições, o evento tem a expectativa de receber cerca de 9 mil participantes. Na ocasião, serão realizados cerca de 19 grupos de trabalhos, com temas diversos, entre eles “Formação de Professores”, “Educação Infantil” e “Gênero, Sexualidade e Educação”.
De acordo com a divulgação oficial do Congresso, o CONEDU visa “discutir as vivências educacionais entre profissionais com diferentes atuações; promover o debate sobre as experiências educadoras das escolas e universidades e apresentar a atualidade das discussões no campo educacional nas atividades da programação”.
Para saber mais informações e inscrições o interessado deve acessar o site www.conedu.com.br.

V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA SUPERLOTA AS DEPENDÊNCIAS DO CENTRO SOCIAL MONSENHOR ANTÔNIO BARROS


A Secretaria Municipal de Educação (SME/SJM), através da gestão do AEE/SAEES, abriu na manhã de ontem (30) a 5a. edição do Seminário Municipal de Educação Inclusiva de São José de Mipibu, com o tema : Síndromes e Doenças Raras na Escola Comum. 

A comunidade escolar mipibuense compareceu em peso as dependência do Centro Social Monsenhor Antônio Barros, no Centro, para ouvir a opinião de renomados especialistas da área de inclusão social.

No período da manhã, o médico geneticista João Nery e a fonoaudióloga do CRI (SESAP/RN) discutiram com propriedade experiencias vivenciadas no trato/convivência com deficientes físicos.

Ainda pela manhã, ocorreu a participação do casal de professores universitários Flávio Elano e Luciana Aloise que expuseram aos participantes a experiência com a filha Luiza Helena, portadora da síndrome de Leigh.

No período da tarde, a professora e psicopedagoga, Maria José Honório Pacheco, pioneira no estudo e divulgação da linguagem de libras a nível local, expôs, num misto de clareza, objetividade e emoção, a experiencia de ser mãe de uma portadora da rara síndrome de Cri du Chat.

A carismática Pauline, sua filha, acompanha Maria José com relativa assiduidade nos eventos do AEE/SAEES sendo bastante conhecida e querida pela comunidade escolar do nosso município. Ela é assistida por uma equipe multidisciplinar da USP e anualmente participa de um encontro nacional dos portadores da síndrome em São Caetano do Sul (SP), destacando-se pela desenvoltura que apresenta.  

A programação do seminário será retomada na manhã de hoje (30) coma a palestra da Profa. Doutora Camille S. Martins, pesquisadora na área de oncologia (UFRN). Logo em seguida haverá uma mesa redonda envolvendo representantes do CER (secretário de saúde), Assistência Social (secretária), Conselho Tutelar, Câmara dos Vereadores e das secretarias municipais de Educação e Administração.

O encerramento está previsto para ocorrer às 11h com a entrega dos certificados aos participantes. 








segunda-feira, 27 de agosto de 2018

GOVERNO PUBLICA LEI QUE GARANTE MEIA-ENTRADA EM EVENTOS CULTURAIS PARA OS PROFESSORES DO RN

RIO GRANDE DO NORTE


Lei assinada pelo governador Robinson Faria e publicada no Diário Oficial do Estado da última quinta-feira (23), permite que professores ativos das redes pública e privada do Rio Grande do Norte paguem meia entrada em eventos culturais.

Para ter acesso ao direito, o professor deve apresentar documento oficial com foto e contracheque atualizado que identifique a instituição em que trabalha, ou carteira de identidade de professor que identifique empregador, funcionário e cargo que ocupa.

A lei abrange estabelecimentos culturais de qualquer natureza, assim como eventos de esporte e lazer que proporcionem cultura e entretenimento.

COM A SAÍDA DE VILANI GUEDES, NOVO PROCESSO ELEITORAL DEVE SER DEFLAGRADO NO COBÉ



A carta divulgada nas redes sociais narra os momentos vivenciados pelo diretor Vilani Guedes durante a despedida festiva ocorrida no final da semana passada. Emocionado, ele agradece sucessivas vezes o carinho dispensado por alunos, pais, professores e funcionários, cita os feitos concretizados na sua premiada gestão e reafirma o desejo de dar continuidade ao trabalho realizado na escola logo após a conclusão do seu mestrado.

Nós, que fazemos o SINTE,  aproveitamos a ocasião para desejar ao colega professor, exito nas suas atividades acadêmicas.


Ivania Shirley 
Francialdo Cássio
Laélio Costa
Coordenadores do SINTE em São José de Mipibu (RN)





Foram várias formas de carinho: caneca, camisas, caixas personalizadas, perfumes, bolos, salgados, docinhos. Para além do material recebi, cartas, desenhos, fotos e abraços cheios de carinho, que me presenteavam com amor e agradecimento.
Sou muito grato pelo carinho dos alunos, que como a pequena Érica de 5 anos, que escreveram cartinhas dizendo "professor eu te amo". Ou um abraço apertado dizendo que irá sentir minha falta.

Agradeço aos pais/responsáveis que deixaram seus trabalhos para me presentear com um abraço, um aperto de mão ou um olhar de agradecimento.
Aos professores e funcionários que sempre colaboraram da melhor forma possível para sermos a melhor gestão do município por 2 anos consecutivos, e a conquista da pequena Yasmin que ganhou o prêmio de melhor aluna da educação infantil em nosso município, meu muito obrigado, afinal deixamos nossa marca.
Recebi toda essa alegria como uma manifestação de respeito pelo trabalho desenvolvido na E. M. Jorge Ferreira da Silva, Cobé - São José de Mipibu RN. Mas precisamos ser honestos. Por isso meus amigos, familiares/responsáveis e a equipe da secretaria Municipal de Educação, reafirmo que: nada se constrói sozinho! A participação de todos, da comunidade escolar, a proteção e orientação divina, foram fundamentais para concretizar o sonho de transformar a Escola Municipal Jorge Ferreira da Silva na Escola dos Meninos e Meninas que Sonham.
Sendo assim, em breve interromperei minha presença na escola para me qualificar. Desejo retornar a nossa comunidade escolar com a capacidade de, juntos, geraremos mais transformação na educação de nosso município.



(Vilani Guedes)