sexta-feira, 29 de dezembro de 2017
PISO DO MAGISTÉRIO TERÁ AUMENTO DE 6,81 % EM 2018
O ministro da Educação, Mendonça Filho, assinou na tarde de ontem (28) a portaria que estabelece um aumento de 6,81% para o piso salarial dos professores para 2018. O reajuste anunciado segue a Lei do Piso, que estabelece a atualização anual do piso nacional do magistério, sempre a partir de janeiro.
Segundo o MEC, por estar acima do índice de inflação previsto para este ano, o piso nacional do magistério terá um ganho real de 3,9% e um salário de R$ 2.455,35, para jornada de 40 horas semanais. Nos últimos dois anos, os professores tiveram um ganho real de 5,22%, o que corresponde a R$ 124,96, de acordo com a pasta.
Para o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, o percentual está dentro do esperado, pois foi calculado de acordo com o mecanismo já utilizado nos últimos anos.
No entanto, ele alerta para o fato de que faltam dois anos para o cumprimento da meta 17 do Plano Nacional de Educação, que estabelece que até 2020 o salário médio dos professores deve ser equiparado com o salário médio de outras profissões. “Vai precisar de um esforço maior do MEC, junto com estados e municípios para que essa meta seja alcançada até 2020”, disse Araújo.
O piso salarial dos docentes é reajustado anualmente, seguindo as regras da Lei 11.738/2008, a chamada Lei do Piso, que define o mínimo a ser pago a profissionais em início de carreira, com formação de nível médio e carga horária de 40 horas semanais.
O critério adotado para o reajuste desde 2009 tem como referência o índice de crescimento do valor mínimo por aluno ao ano do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação Básica.
FONTE: EBC
quarta-feira, 27 de dezembro de 2017
NÍSIA FLORESTA: SINTE COMEMORA 24 ANOS DE LUTAS E CONQUISTAS
O SINTE de Nísia Floresta completou em 2017, 24 anos de luta, defendendo, organizando e conscientizando a categoria para o embate com os entes públicos.
Nossa luta começa em 1993, quando professores e funcionários ousaram rebelar-se contra um sistema opressor onde imperava a desvalorização impiedosa do trabalho docente e o amargor de salários constantemente atrasados. Na época, os trabalhadores locais exerciam seu ofício sem a segurança de um concurso público e sem plano de carreira. A união em prol da categoria, resultou na criação do núcleo sindical. Para tornar real a nossa unidade sindical buscamos a direção do SINTE/RN, que, na época, era coordenado pela professora e atual senadora, Fátima Bezerra.
Na época, contamos com a colaboração de algumas lideranças locais e também com o auxílio da congregação Marista que cedeu o salão onde ocorreu a reunião inaugural do Núcleo dos Trabalhadores em Educação de Nísia Floresta.
Foi a partir desse momento, que os educadores nisiaflorestenses iniciaram uma história de lutas e resistências em prol de educadores e educandos. Surgia, logo após, a primeira greve na Rede Municipal, na qual deixamos claro à gestão que não aceitaríamos mais a omissão e desrespeito de antes. As retaliações não demoraram a acontecer: profissionais foram penalizados com a perda dos seus postos de trabalho e alguns, somente retornaram aos seus ambientes de trabalho, mediante ação judicial.
O tempo passou e as sementes plantadas naquele momento, fortificaram, cresceram e geraram frutos. A partir de 2006, uma nova direção composta por profissionais concursados deu início a uma nova era no movimento sindical da nossa cidade. Os pontos de pauta podiam até ser os mesmos do período da fundação, mas havia uma diferença: os trabalhadores tinham uma referência, através de uma sede estruturada e um aporte logístico, que tornava possível encaminhar as demandas sindicais e receber os sócios em reuniões e assembleias.
Em 2009, recordo que, realizamos uma greve de 19 dias onde o executivo municipal foi derrotado sendo obrigado, inclusive, a reconhecer o direito da categoria receber piso salarial retroativo à 2008. Nesse ano conseguimos ainda a implantação das pecuniárias e níveis atrasados, como determinava o Plano de Carreira, aprovado ainda em 1998.
A luta continuou com a defesa dos direitos adquiridos, como a implementação da gestão democrática nas unidades de ensino, novo concurso público e correção anual do piso.
Foram várias atividades de rua e movimentos no decorrer desse tempo. Em maio de 2015, por exemplo, após 31 dias de greve, o Tribunal de Justiça do RN, determinou a realização do concurso público, depois de inacreditáveis 20 anos.
No ano de 2016, foi realizado o tão sonhado concurso público, nada mais do que a concretização de um desejo de liberdade e garantia jurídica para muitos profissionais contratados que, por muitos anos, tiveram seus direitos negados.
No panorama atual, ressaltamos a necessidade de - enquanto categoria - estarmos cada vez mais unidos em prol dos nossos direitos, principalmente, período vigente, onde os governantes desprezam os compromissos sociais e golpeiam a classe trabalhadora com a retirada dos seus mais elementares direitos laborais.
No panorama atual, ressaltamos a necessidade de - enquanto categoria - estarmos cada vez mais unidos em prol dos nossos direitos, principalmente, período vigente, onde os governantes desprezam os compromissos sociais e golpeiam a classe trabalhadora com a retirada dos seus mais elementares direitos laborais.
Registramos nossos sinceros agradecimentos aos sócios e amigos que nestes 24 anos estiveram ao nosso lado, construindo a luta em defesa de uma educação pública de qualidade.
Na celebração desses 24 anos de jornada idônea, com muito orgulho e satisfação, recebemos em nossa cidade a 15a. edição do Congresso estadual do SINTERN.
Deixamos aqui, nosso muito obrigado à equipe de organização do SINTE/RN pela escolha de nosso Município como sede desse evento.
Para encerrar, saudamos os trabalhadores em Educação de Nísia Floresta pelos 24 anos de história e luta.
Josivaldo Nascimento
Coordenador do SINTE em Nísia Floresta
PREFEITURA INICIA HOJE PAGAMENTO DA FOLHA - PROFESSORES RECEBEM AMANHÃ (28) E FUNCIONÁRIOS NA SEXTA
O prefeito de São José de Mipibu, Arlindo Dantas,
autorizou ontem(26), o pagamento do mês de dezembro
dos servidores municipais.
De acordo com a equipe de finanças do
município vai ser obedecido o seguinte calendário:
- Hoje (27) recebem os servidores lotados nas secretarias municipais, servidores do PAB, MAC e das Endemias.
- Amanhã (28) o município paga os servidores do FUS, professores e técnicos da Educação.
- Na sexta-feira (29), recebem os servidores do setor administrativo e de apoio da Educação.
O
prefeito ressaltou ainda que todos os pagamentos relativos a
fornecedores e prestação de serviços com o município estão sendo 100%
pagos.
“Estamos encerrando 2017 a exemplo do anos anteriores, ou
seja, com o pagamento do funcionalismo em dia, pagamento dos prestadores
de serviços e fornecedores em dia, além de manter em ritmo acelerado as
obras de infraestrutura que estão sendo realizadas em todo o município.
A crise bateu na nossa porta mas não conseguiu fazer morada, graças a
seriedade do nosso trabalho e o compromisso que temos com o cumprimento
da legalidade”, destacou.
FONTE: Blog do Daltro Emerenciano
terça-feira, 26 de dezembro de 2017
FÁTIMA CARDOSO CONVIDA APOSENTADOS E ATIVOS DA EDUCAÇÃO PARA ATO NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA (28).
Atenção, ativos e aposentados !
Próxima quinta-feira, dia 28/12, a partir das oito horas, haverá uma concentração da categoria em frente ao prédio da vice-governadoria, na avenida Salgado Filho.
Pela elaboração de um calendário de pagamento
Contra a proposta de transformar salário em subsídio,
Contra o extermínio dos quinquênios
Pela permanência das gratificações
Contra o aumento de 3% na taxa de contribuição do Ipern.
Haverá caminhada pela avenida Salgado Filho e
ato na governadoria.
Servidor, esteja presente, pois, a nossa carreira está em jogo.
Vejo vocês lá,
Fátima Cardoso
SINTE/RN
segunda-feira, 25 de dezembro de 2017
TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO MOSTRAM FORÇA EM CONFRATERNIZAÇÃO DO SINTE/RN
A confraternização 2017 do SINTE/RN foi um sucesso. 5 mil pessoas, entre trabalhadores em educação e seus acompanhantes, lotaram o Centro de Convenções de Natal, no último sábado (23/12), para celebrar o Natal, a chegada do ano novo e mostrar força diante da conjuntura difícil na qual passa o Estado do RN e o Brasil.
A festa foi animada pela banda “The Fevers”, principal atração musical, e em seguida pelo conjunto “Os 3 do Forró”. O tradicional buffet foi servido.
A confraternização, pela primeira vez, foi transmitida ao vivo, através do Facebook, para todo o Rio Grande do Norte e o mundo da internet. A transmissão atingiu mais de 14 mil pessoas nas mais diversas partes.
Os trabalhadores em educação saíram da festa energizados para continuar a resistência e a luta. E que venha 2018!
Professores de São José de Mipibu: